Motorola Edge 20 Lite: ou baixa preço, ou expectativas [Review]

O Motorola Edge 20 Lite é modelo mais acessível da linha premium da marca em 2021, e por isso traz alguns recursos a menos quando comparado aos mais caros Edge 20 e Edge 20 Pro.

A tela OLED foi mantida, porém a taxa de atualização é de 90Hz (contra os 144Hz dos irmãos), a câmera traseira manteve os 108 MP no sensor principal, mas perdeu a lente com Zoom (periscópio/teleobjetiva), e o processador tem desempenho inferior, apesar de muito moderno e pronto pro 5G.

Os cortes deixaram o modelo menos caro que os demais, só que ele acabou caindo numa das faixas mais concorridas do mercado: aquela que tem o Galaxy S20 FE, o POCO X3 Pro, o Redmi Note 10 Pro, e até o “brother” Moto G100 na disputa.

Será que ele está pronto pra essa briga? É isso que vou revelar ao longo deste review.

Tá com muita pressa? Então confira abaixo a minha lista de prós e contras, ou vá direto para:

Prós e contras

Prós

  • Tela excepcional;
  • Ótima conectividade e 5G;
  • Design fino, leve e confortável;
  • Bateria de longa duração e carregamento de 30W;
  • Ótima câmera frontal.

Contras

  • Câmera principal deixa a desejar (pós processamento estranho transforma tudo em pintura);
  • Desempenho poderia ser um pouco melhor (principalmente com games).
Motorola Edge 20 Lite é bom? Vale a pena? [Review] - Mobizoo

Design e tela

O Motorola Edge 20 Lite é um dos celulares mais bonitos e confortáveis que eu testei em 2021. Ele consegue ser até mais elegante que o Redmi Note 10, que eu elogiei bastante nesse quesito.

Seu corpo é leve, fino, sólido e bem construído, e o aspecto geral é bastante premium, apesar da traseira em plástico.

As bordas arredondadas da traseira oferecem uma ótima pegada e, apesar das 6,7 polegadas de tela, o aparelho não é grandalhão, podendo até ser usado com apenas uma mão (se sua mão não for muito pequena).

A tela OLED acompanha o alto nível do design apresentando calibração de branco impecável, cores vibrantes e brilho intenso, permitindo boa visualização até mesmo debaixo do sol.

Motorola Edge 20 Lite - Tela

A única coisa que eu melhoraria no modelo seria o ENORME relevo das câmeras traseiras, que faz com que o dispositivo não fique firmemente apoiado numa superfície, balançando como uma gangorra a cada toque.

A capa que vem com o produto até cobre totalmente esse ressalto das câmeras, protegendo bem as lentes, mas não resolve o “gingado” do aparelho.

Unboxing

Confira os detalhes no nosso unboxing:

Câmeras

Tá sentadinho(a) aí? Então préstenção: a pomposa câmera principal de 108 MP do Motorola Edge 20 Lite, com sensor ISOCELL HM2 da Samsung, foi uma decepção completa nos meus testes práticos, e eu suspeito que a culpa seja do pós-processamento de imagem terrível que eu constatei nos resultados.

Você pode até achar ok a qualidade das fotos a seguir, mas é inegável que elas não estão acima de um Moto G30, por exemplo, e, na minha opinião, são até inferiores às de um Moto G 5G Plus.

Vamos começar pegando leve, com um belo dia ensolarado no Rio de Janeiro:

Teste de câmera - Motorola Edge 20 Lite Teste de câmera - Motorola Edge 20 Lite Teste de câmera - Motorola Edge 20 Lite Teste de câmera - Motorola Edge 20 Lite Teste de câmera - Motorola Edge 20 Lite

Como você pode ver no comparativo abaixo, não há grande discrepância de qualidade entre a lente principal e a ultrawide, mas, na boa, antes tivesse.

Acontece que aqui temos uma proximidade negativa, já que não é ultrawide que é muito boa, e sim a principal que está muito abaixo do esperado. É o famoso “nivelando pra baixo”.

Teste de câmera - Motorola Edge 20 Lite Teste de câmera - Motorola Edge 20 Lite

Agora vamos ao indício do pós-processamento terrível, aquele que eu considero ser o culpado pelo desastre na câmera principal (mas eu posso estar errado).

Teste de câmera - Motorola Edge 20 Lite

De longe essa foto da praça de alimentação do shopping feita no modo automático parece aceitável, mas, se você amplia, é possível ver como todos os detalhes da imagem se perderam, e deram lugar à uma pintura impressionista:

Teste de câmera - Motorola Edge 20 Lite

A macro integrada na lente ultrawide não é das melhores, mas também não é das piores, ficando dentro do que se espera para a categoria do aparelho, e com resultados bem próximos aos que vimos no Moto G100.

Teste de câmera - Motorola Edge 20 Lite

E por incrível que pareça a câmera frontal de 32 MP do Edge 20 Lite é a que mais se destaca, aliviando um pouquinho a barra do modelo com selfies detalhadas e empolgantes, em diversas situações.

Teste de câmera - Motorola Edge 20 Lite Teste de câmera - Motorola Edge 20 Lite

Resumindo: se você pensou em comprar o Motorola Edge 20 Lite por conta de sua câmera principal, espere as próximas atualizações da Motorola para ver se isso vai dar jeito no componente. Se não der, melhor olhar outras opções.

Para ver as fotos deste review em tamanho original, acesse o Google Drive do Mobizoo.

Teste de desempenho [vídeo]

O desempenho do Motorola Edge 20 Lite é outro item que ficou abaixo do esperado na minha opinião.

Não me entenda mal: o hardware do dispositivo – baseado no chipset MediaTek Dimensity 800U – é sim muito bom e oferece conectividade de primeira, porém fica devendo na performance com games.

Para você ter ideia, o Moto G 5G Plus com Snapdragon 765 roda Genshin Impact um pouco melhor que o Edge 20 Lite, e o resultado do aparelho no Antutu Benchmark não me deixa mentir:

Pontuação no Antutu Benchmark

Motorola Edge 20 Lite - Pontuação Antutu

Mas… se você não liga para jogos e quer apenas um celular muito rápido para as tarefas do dia a dia, o Edge 20 Lite certamente irá te satisfazer.

Ele é totalmente livre de engasgos e travamentos, aceita comandos de voz do Google Assistente com a tela desligada (!!!), e ainda conta com todas as facilidades de software da Motorola (Moto Tela, Gestos, etc.).

E o melhor é que o modelo oferece uma qualidade de sinal de celular imbatível, das melhores que eu vi esse ano. Ele pega 4G+ em lugares que nenhum outro celular pega, e ainda está pronto pro 5G (quando isso chegar em 2030, rs).

Confira o nosso teste de desempenho em vídeo:

Bateria

O Motorola Edge 20 Lite apresentou boa autonomia durante meus dias de uso, conseguindo ficar mais de 1 dia inteiro longe da tomada quando foi mais exigido, e até 2 dias inteiros com uso mais leve. Tudo isso com a tela sempre em 90Hz.

O carregador de 30W que acompanha o aparelho é ágil no carregamento, gastando um pouco mais de 1h para ir de 10 a 100%, então pelo menos nesse setor o modelo está aprovadíssimo.

Áudio

O som reproduzido pelo alto falante principal do Motorola Edge 20 Lite é bom, com graves encorpados, boa profundidade, e agudos que não distorcem, porém não podemos dizer o mesmo dos fones de ouvido, que agora são mais simples que os da geração anterior (Edge e Edge Plus).

O novo acessório é do tipo ear bud (encaixe), e não mais in-ear (com plugue de silicone), e por isso não oferece o mesmo isolamento e qualidade de som do modelo anterior. Uma mancada na minha opinião.

Veredito

O Motorola Edge 20 Lite é um bom smartphone – principalmente se você prioriza design e tela, mas definitivamente você não deve comprá-lo pelo preço de lançamento (R$ 2.999).

O hardware do modelo apresenta desempenho mais adequado para a faixa entre 1.800 e 2.200, e, pelo menos por enquanto, a câmera principal, que deveria ser o grande chamariz do aparelho, parece ser inferior à do Moto G60, que também é mais barato.

É provável que o modelo caia de preço rapidamente, e a Motorola lance uma atualização para melhorar a câmera, então eu diria que esse é um modelo para ficar acompanhando por um tempo.

Por enquanto, meu veredito é:

bacana

Ainda não conhece a escala memética de avaliação do Mobizoo? Então veja como fazemos nossas análises de celular.

Deixo o meu agradecimento à assessoria da Motorola, que gentilmente emprestou o celular utilizado nesta análise.

Ficha técnica

Características

Sistema Android 11
Lançamento 29 julho, 2021
Dimensões 165.9 x 76 x 8.3 mm
Peso 185 gramas
Cores Grafite e Verde
Biometria Leitor de impressão digital lateral
Construção Chassi de alumínio, Traseira de plástico, Vidro Gorilla Glass na tela
À prova d'água

Tela

Tecnologia do painel gOLED, 90Hz, HDR10+
Tamanho 6,7 polegadas
Resolução Full HD+
Proporção 20:9

Hardware

Chipset Dimensity 800U
Processador Octa core (máx. 2,4 GHz)
GPU ARM G57 MC3
RAM 6 GB
Armazenamento 128 GB
Entrada p/ microSD Sim

Câmeras

Principal 108 MP f/1.9 e AF
Ultrawide 8 MP f/2.2
Macro integrada na ultrawide
Profundidade 2 MP f/2.4
Frontal 32 MP f/2.2
Gravação de vídeo 4K 30 fps

Conectividade

Dados móveis 5G
Dual chip
eSim
Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac | 2,4 GHz e 5 GHz
Bluetooth 5.0
NFC
GPS GPS, AGPS, LTEPP, SUPL, GLONASS, Galileo
Infravermelho
USB Tipo C
Sensores Acelerômetro, Proximidade, Giroscópio

Bateria

Capacidade 5000 mAh
Carregador 30W

Áudio

Alto falante Mono
Entrada P2 (3.5mm)
Rádio FM

Mais sobre: Motorola