Motorola Edge 20 Pro é bom? Vale a pena? [Review]

O Motorola Edge 20 Pro é o smartphone mais top da Motorola em 2021, e por isso traz uma tela OLED de primeira, design fino com acabamento premium, hardware super potente e conjunto de câmeras completo.

Mas, será que ele realmente bate de frente com a concorrência em todos os quesitos? É isso que vou revelar nesse review, depois de passar algumas semanas com o modelo.

Tá com muita pressa? Então confira abaixo a minha lista de prós e contras, ou vá direto para:

Prós e contras

Prós

  • Tela impecável;
  • Desempenho excepcional para apps e jogos pesados;
  • Belo design e acabamento, fino e leve;
  • Ready For é bem legal de usar;
  • Boa duração de bateria.

Contras

  • Câmeras decepcionantes;
  • Pelo preço deveria ter som estéreo;
  • Todos os botões laterais ficam muito no alto.
Motorola Edge 20 Pro é bom? Vale a pena? [Review] - Mobizoo

Design e tela

Se você busca um smartphone fino, leve, e elegante, o Motorola Edge 20 Pro é uma ótima escolha.

O modelo é construído em chassi de alumínio revestido com pintura brilhante – o que esconde os tradicionais cortes das antenas, comuns quando esse material é usado –, e traz vidro Gorilla Glass na frente e na traseira, sendo que esse último possui acabamento fosco.

Trata-se de uma construção sólida com design sofisticado que oferece uma pegada mais premium que a do Moto G100, mas uma coisa me incomodou: os botões do lado direito estão altos demais (Power/impressão digital e Volume), numa posição que te obriga a esticar o polegar para alcançá-los.

Aliás, o botão do Google Assistente do lado esquerdo também sofre do mesmo problema.

Motorola Edge 20 Pro - Espessura e botões laterais

A espessura do modelo é mínima, lembrando os tempos áureos do Moto Z2 Play, mas o módulo da câmera traseira possui em relevo considerável, fazendo com que o dispositivo fique bambo numa mesa.

Uma coisa que me deixou feliz foi o design simétrico da parte frontal do aparelho, que envolveu a tela com as bordas superior, inferior e laterais praticamente do mesmo tamanho, deixando o painel ainda mais bonito.

Falando em display, temos aqui um verdadeiro campeão de 2021.

Motorola Edge 20 Pro - Tela

A tela OLED do Edge 20 Pro está entre as melhores que testei esse ano, oferecendo cores espetaculares – com destaque para o branco muito bem calibrado –, ótima definição, contraste de alto nível e brilho intenso, perfeito para uso ao ar livre.

E como se não bastasse toda essa qualidade de imagem, ainda temos 144 Hz de taxa de atualização para rolagens de tela que deslizam como manteiga na frigideira quente, resposta ao toque imediata, e animações super fluídas.

Ah, e para finalizar esse item, uma informação importante para quem vai usar o aparelho para jogos: a tela do modelo é bem mais larga que a do Moto G100, oferecendo muito mais conforto visual no modo paisagem.

Unboxing

Confira os detalhes no nosso unboxing:

Câmeras

Senta aí, que esse vai ser o momento mais tenso deste review.

Não se engane pelos 108 MP da lente principal, ou pela gravação de vídeo em 8K. As câmeras do Motorola Edge 20 Pro são fracas, e já já você vai entender porque.

Primeiramente, de quê adianta ter uma centena de megapixels, se na câmera principal a abertura é de apenas f/1.9 (inferior à f/1.7 do Moto G100) e não há estabilização óptica?

Pode parecer besteira, mas estes itens fazem uma diferença danada nos resultados práticos, e isso eu comprovei comparando as fotos com as de outros modelos.

O meu Galaxy Note 10 Lite, por exemplo, que tem 12 MP na câmera traseira principal, porém com f/1.7 de abertura e estabilização óptica, tirou fotos muito melhores que as do Edge 20 Pro nas mesmas situações.

E para piorar, eu fiquei com a nítida impressão de que o HDR e o pós-processamento não funcionam como deveriam no Edge 20 Pro, por conta do alcance dinâmico bastante limitado que as imagens apresentaram.

Sério, até o POCO X3 Pro, que nunca focou em câmeras, é superior ao Edge nesse aspecto. O Thiago Araújo, nosso redator que comprou um Edge 20 Pro E um POCO X3 Pro não me deixa mentir.

Teste de câmera - Motorola Edge 20 Pro

Mas vamos aos exemplos práticos, começando com a câmera principal (acima) e a câmera ultrawide (abaixo) capturando a natureza num dia de muito sol.

Teste de câmera - Motorola Edge 20 Pro

Até aí tudo bem, né? Não são fotos incríveis, mas também não são ruins. Mas espera só pra ver como ficam as coisas num dia nublado!

Mudando de assunto, bora ver como a lente periscópica do modelo se sai com o zoom de 5x? Olha aí:

Teste de câmera - Motorola Edge 20 Pro

Essa é a única lente do conjunto que possui estabilização óptica (OIS), e mesmo assim eu sofri pra conseguir foco nessas pétalas. Vamos para mais um teste!

Tomando como referência a foto abaixo, feita num fim de tarde com a câmera principal, vamos agora usar a lente zoom para nos aproximar da varanda daquela casa mostarda no topo:

Teste de câmera - Motorola Edge 20 Pro

Como você pode ver, falta definição, já que essa lente possui apenas 8 MP (contra 64 MP do Galaxy S21, por exemplo).

Teste de câmera - Motorola Edge 20 Pro

Agora chegou o momento da gente conferir como ficam as câmeras principal e ultrawide do Edge 20 Pro quando o dia não está ensolarado, deixando bem claro que eu usei o HDR em TODAS as fotos.

Teste de câmera - Motorola Edge 20 Pro

Na câmera principal (acima) o resultado passa tranquilamente como feito por um intermediário mediano, mas a coisa fica feia mesmo é na ultrawide (abaixo), que perde completamente a definição quando não há luz abundante.

Teste de câmera - Motorola Edge 20 Pro

Vamos a outros exemplos, sempre na ordem principal > ultrawide:

Teste de câmera - Motorola Edge 20 Pro Teste de câmera - Motorola Edge 20 Pro Teste de câmera - Motorola Edge 20 Pro Teste de câmera - Motorola Edge 20 Pro

Note como no exemplo acima a ultrawide borra completamente a mini cidade que há no cenário, e ainda deixa todas as cores da imagem desbotadas, sem vida.

Teste de câmera - Motorola Edge 20 Pro

O dia começa a escurecer e a câmera principal faz um registro apenas ok (acima), enquanto a ultrawide mais uma vez gera uma foto toda borrada (abaixo). E olha que eu sempre limpo a lente antes do clique.

Teste de câmera - Motorola Edge 20 Pro

Bom, pelo menos a câmera macro incorporada na ultrawide faz fotos bem bacanas em condições de boa luz. Vai entender!?

Olha isso:

Teste de câmera - Motorola Edge 20 Pro Teste de câmera - Motorola Edge 20 Pro

A Câmera frontal também não impressiona, e as selfies não são muito superiores à de um bom intermediário. Até porque a abertura dessa lente é de apenas f/2.3, então, não dá pra fazer milagre.

Teste de câmera - Motorola Edge 20 Pro

Os resultados são ok nos modos normal e retrato quando há boa luz, mas em ambientes internos ou menos iluminados a coisa fica bem complicada, sendo bem generoso.

Teste de câmera - Motorola Edge 20 Pro

Conclusão, a Motorola precisa trabalhar pesado no software para melhorar as fotos que o Edge 20 Pro é capaz de produzir, já que não dá pra melhorar a abertura da lentes ou colocar OIS onde não há.

Para ver as fotos deste review em tamanho original, acesse o Google Drive do Mobizoo.

Teste de desempenho [vídeo]

Não há muito o que dizer do desempenho do Motorola Edge 20 Pro. O poderoso processador Snapdragon 870 e os 12 GB de RAM do modelo falam por si só.

Trata-se de um smartphone extremamente rápido para todas as tarefas do dia a dia, que roda qualquer jogo pesado da Play Store com gráficos em qualidade máxima, como é o caso de Genshin Impact, que fica uma delícia cremosa à 60 fps.

É verdade que o bichinho até esquenta quando é muito exigido, mas a temperatura fica dentro do aceitável.

Confira nosso teste:

Bateria

Durante as minhas semanas de uso, o Motorola Edge 20 Pro apresentou autonomia superior à do Moto G100, com consumo de energia mais baixo, provavelmente por conta da tela OLED (que gasta menos).

Com uso moderado é possível obter quase dois dias inteiros longe da tomada com o aparelho – mesmo com os 144 Hz ativados o tempo todo –, mas como muita gente vai comprar esse modelo para jogar, aquela recarregada no fim do dia pode ser necessária.

O carregador que acompanha o modelo também é melhor que o do Moto G100, já que possui 30W de potência e leva o telefone de 10 a 100% bem mais rápido (pouco mais de 1h).

Áudio

O Motorola Edge 20 Pro conta com um alto falante mono que oferece som de qualidade, com volume generoso, graves encorpados, boa clareza e profundidade, porém, mesmo sendo ligeiramente melhor que o do Moto G100, fica aquele “gostinho de quero mais” pela ausência do áudio estéreo, mais adequado para o preço pedido.

Os fones de ouvido são os mesmos presentes no Moto G100 – o que é uma boa notícia já que eles mandam bem tanto em qualidade quanto no conforto –, mas o conector do acessório é USB Tipo C, já que o smartphone não conta com entrada padrão 3.5 mm.

Veredito

Na minha opinião um celular caro precisa ser muito bom em desempenho, tela, acabamento, bateria e câmeras, e o Motorola Edge 20 Pro pecou exatamente neste último item, com um conjunto de sensores e lentes que é estelar no papel, mas que na realidade entrega resultados muito abaixo do esperado.

A impressão que fica é que as câmeras do top simplesmente não contam com HDR ou pós-processamento, e se contam, eles definitivamente não funcionam como deveriam.

Na era da fotografia computacional, esse erro pode ser fatal (ih, rimou).

Pra muita gente as câmeras são cruciais na escolha de um novo smartphone, então vai ficar difícil recomendar o modelo enquanto a Motorola não resolver essa questão.

Além disso o modelo fica devendo itens importantes num top de linha, como alto falantes estéreo e resistência à água, coisas que o Galaxy S20 FE oferece pela metade do preço.

Por isso tudo, meu veredito é:

bacana

Ainda não conhece a escala memética de avaliação do Mobizoo? Então veja como fazemos nossas análises de celular.

Deixo o meu agradecimento à assessoria da Motorola, que gentilmente emprestou o celular utilizado nesta análise.

Ficha técnica

Características

Sistema Android 11
Lançamento 29 julho, 2021
Dimensões 163.3 x 76.1 x 7.9 mm
Peso 190 gramas
Cores Azul e Branco
Biometria Leitor de impressão digital lateral, Reconhecimento facial
Construção Chassi de alumínio, Traseira de vidro, Vidro Gorilla Glass na tela
À prova d'água

Tela

Tecnologia do painel pOLED, 144Hz, HDR10+
Tamanho 6,7 polegadas
Resolução Full HD+
Proporção 20:9

Hardware

Chipset Snapdragon 870
Processador Octa core (máx. 3,2 GHz)
GPU Adreno 650
RAM 12 GB
Armazenamento 256 GB
Entrada p/ microSD Não

Câmeras

Principal 108 MP f/1.9
Ultrawide 16 MP f/2.2
Teleobjetiva 8 MP f/3.4, OIS, Zoom óptico 5x + digital 50x
Macro integrada na ultrawide
Frontal 32 MP f/2.0
Gravação de vídeo 8K 30 fps

Conectividade

Dados móveis 5G
Dual chip
eSim
Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac/ax | 2,4 GHz e 5 GHz | Wi-Fi 6
Bluetooth 5.1
NFC
GPS GPS, AGPS, LTEPP, SUPL, GLONASS, Galileo
Infravermelho
USB Tipo C 2.0
Sensores Acelerômetro, Proximidade, Giroscópio

Bateria

Capacidade 4500 mAh
Carregador 30W

Áudio

Alto falante Mono
Entrada P2 (3.5mm)
Rádio FM
Amplificador digital Não possui

Mais sobre: Motorola