Motorola Edge 30 Pro é bom? Vale a pena? [Review]

Equipado com o processador mais poderoso da Qualcomm em 2022, o Motorola Edge 30 Pro é a recente tentativa da marca para emplacar um smartphone topo de linha no mercado.

O modelo traz diferenciais importantes para se destacar frente à concorrência – como o super carregador de 68W e a tela OLED de 144 Hz –, porém seu preço não é dos mais convidativos: R$ 6.499 no lançamento.

Será que vale a pena? O preço se justifica? Bom, eu passei algumas semanas testando o dispositivo, e respondo essas e outras perguntas ao longo desta análise.

Tá com muita pressa? Então confira abaixo a minha lista de prós e contras, ou vá direto para:

Prós e contras

Prós

  • Tela impecável;
  • Desempenho absurdo para apps e jogos pesados;
  • Som estéreo excelente;
  • Boa duração de bateria;
  • Vem com fones de ouvido, capinha e um carregador muito rápido na caixa (alô Apple e Samsung!).

Contras

  • Câmeras abaixo da concorrência;
  • Não vem com o cabo do Ready For;
  • Os botões laterais estão muito no alto.
Motorola Edge 30 Pro é bom? Vale a pena? [Review] - Mobizoo

Design e tela

O Motorola Edge 30 possui design levemente diferente daquele que vimos nos Edge 20, mas a receita de acabamento é mais ou menos a mesma: chassi de plástico e vidro na traseira.

O Edge 30 Pro é um pouquinho mais grosso e pesado que o Edge 20 Pro – algo esperado, já que o novo modelo possui bateria maior –, e isso, combinado com a traseira de bordas curvas, acabou deixando o aparelho mais parecido com o Moto G200.

O aparelho é grande, e por isso não é recomendado para mãos pequenas, ainda mais que a Motorola fez o favor de colocar os botões Power e Volume bem lá no alto do lado direito, obrigando o usuário a fazer alongamento de dedo para desbloquear o aparelho e aumentar o som.

Motorola Edge 30 Pro - Tela

A parte frontal manteve as bordas em torno da tela finas e simétricas, do jeitinho que eu gostei no Edge 20 Pro, mas o display está ainda melhor no novo modelo, mesmo que pouco tenha mudado nas especificações (OLED Full HD+ 144 Hz).

A Motorola melhorou o algoritmo que calibra a tela automaticamente para obter o melhor brilho e contraste sob a luz do sol, e agora dá pra dizer que experiência de visualização deste painel está no mesmo nível que encontramos nos tops da Apple e da Samsung.

Cores vibrantes, brilho intenso, contraste profundo, preto absoluto, branco bem calibrado e amplo ângulo de visão em qualquer situação; exatamente como a gente espera num smartphone caro.

Unboxing

Confira os detalhes no nosso unboxing:

Câmeras

Testar câmeras de celulares dá bastante trabalho, porém isso fica bem mais prazeroso quando o período de testes coincide com uma incrível viagem. O destino desta vez é a espetacular Foz do Iguaçu.

Eu e o Motorola Edge 30 Pro demos a sorte de pegar dias lindos, com muito sol e céu azul, o que favoreceu os resultados, porém algumas coisinhas o celular ficou devendo. Já já eu conto.

Para começar, vamos ver as fotos da câmera principal do aparelho, com luz abundante e HDR ativado, onde tudo ficou jóia:

Teste de câmera - Motorola Edge 30 Pro

Repare como as sombras das árvores são bem representadas tanto na fachada do Hotel Belmond Cataratas (acima), quanto no Templo Budista (abaixo).

Teste de câmera - Motorola Edge 30 Pro

O céu com diversos tons de cinza, branco e azul da foto abaixo também ficou excelente, e o mesmo pode se dizer das quedas d’água das Cataratas, coroadas com uma impecável representação do vapor na parte inferior.

O aparelho também fez um trabalho louvável de controle da luz na minha camiseta branca sob o implacável sol das 14h, e até o brilho no meu rosto ficou bacana, sem nada estourar ou alguma sombra ficar “dura” demais.

Teste de câmera - Motorola Edge 30 Pro

A câmera principal do Edge 30 Pro conta com a estabilização óptica de imagem (OIS) que estava ausente na geração anterior, e isso é uma ajuda enorme quando precisamos capturar algo em movimento (como a flor abaixo, que se mexia com a brisa), ou mesmo quando o usuário não tem muita firmeza nas mãos.

Teste de câmera - Motorola Edge 30 Pro

Os objetos saíram focados mesmo quando eu estava andando (estátua abaixo)…

Teste de câmera - Motorola Edge 30 Pro

E até esse simpático (e inquieto) lagarto saiu bem definido no Modo Retrato.

Teste de câmera - Motorola Edge 30 Pro

Em ambientes internos a coisa muda um pouco de cenário, já que a câmera principal do Edge 30 Pro mostra suas fraquezas, apresentando pós-processamento mais limitado que o da concorrência, e um pouco mais de ruído que o esperado para esta faixa de preço.

Teste de câmera - Motorola Edge 30 Pro

As fotos não chegam a ser ruins, mas é fato que elas ficam aquém do que vemos no iPhone 13 e no Galaxy S22.

Teste de câmera - Motorola Edge 30 Pro

A foto abaixo é especialmente desafiadora para o modelo, e eu recomendo que você abra o original (link a seguir) para conferir as limitações do sensor.

Teste de câmera - Motorola Edge 30 Pro

Em ambientes com pouca luz, como no Cassino abaixo, fica evidente a melhora em relação ao modelo anterior, porém ainda não dá pra dizer que ele está no mesmo nível de low light que temos nos tops da Apple e da Samsung.

Teste de câmera - Motorola Edge 30 Pro

A câmera ultrawide entrega fotos de boa qualidade…

Teste de câmera - Motorola Edge 30 Pro

…porém, na comparação com a câmera principal (abaixo), dá para perceber uma leve queda na representação de cores…

Teste de câmera - Motorola Edge 30 Pro

.. e uma distorção considerável nas bordas da imagem (olha a árvore no canto superior direito).

Teste de câmera - Motorola Edge 30 Pro

A macro incorporada na lente ultrawide faz belas capturas (Foz é cheia de belas borboletas).

Teste de câmera - Motorola Edge 30 Pro

E a câmera frontal também é bastante satisfatória, apesar de não chegar nem perto da qualidade que encontramos no iPhone 13 Pro, por exemplo.

Teste de câmera - Motorola Edge 30 Pro

No geral, o que temos é um bom conjunto de câmeras para usuários comuns, que fica devendo uma lente teleobjetiva (zoom óptico) e melhor pós-processamento para fotógrafos mais exigentes.

Fica o questionamento: por que raios o Edge 20 Pro tem teleobjetiva, mas não tem OIS na principal, e o Edge 30 Pro não tem teleobjetiva, mas tem OIS na principal???

Para ver as fotos deste review em tamanho original, acesse o Google Drive do Mobizoo.

Teste de desempenho [vídeo]

Minha avaliação deste quesito pode ser resumida em apenas uma frase: o Motorola Edge 30 Pro tem o hardware mais potente que você pode encontrar hoje num smartphone Android disponível no Brasil.

O modelo entrega o máximo de fluidez e velocidade no uso de aplicativos comuns do dia a dia, e ainda tira nota 10 no desempenho com games pesados.

Duvida? Então confira nosso teste:

Bateria

Mesmo equipado com o processador para Android mais potente da atualidade, o Edge 30 Pro surpreendeu na autonomia.

O modelo passa um dia inteiro longe da tomada com tranquilidade – mesmo nos dias em que tirei muitas fotos e joguei –, e com uso moderado, pode chegar a até um dia e meio de uso.

E não podemos esquecer: o top da Motorola traz um carregador muito potente na caixa (68W), que foi capaz de levar o dispositivo de 16 a 90% em apenas 30 minutos no meu teste.

Enquanto isso, a Apple não manda nenhum carregador, e a Samsung faz você ter um trabalhinho extra para conseguir o seu.

Áudio

Um dos pontos fracos do Edge 20 Pro era não ter alto falantes estéreo como os da concorrência, mas isso foi corrigido em grande estilo no Edge 30 Pro.

O modelo não só possui o recurso, como mandou muito bem nele.

O som é alto, encorpado, profundo e cheio de detalhes, e ainda conta com graves bastante generosos, daqueles que fazem a traseira do aparelho tremer.

O modelo ainda traz fones de ouvido com fio de boa qualidade na caixa, e eles vêm com o plugue USB Tipo C, já que este é o único conector disponível no aparelho.

Veredito

O Motorola Edge 30 Pro é o celular Android mais rápido do Brasil, à frente inclusive do Galaxy S22 Ultra, portanto é o modelo indicado para quem busca o melhor desempenho em games pesados, uma tela de primeira e som estéreo de qualidade.

A bateria de longa duração e o carregamento absurdamente rápido são grandes vantagens frente à concorrência, porém o top da Motorola fica devendo no quesito câmeras.

O modelo não traz uma lente teleobjetiva (zoom), presente nos principais oponentes, e suas outras câmeras apresentam resultados inferiores aos vistos nos iPhones e Galaxies S mais recentes.

Usuários que buscam um top para fotos, vídeos e criação de conteúdos estarão melhores servidos com um iPhone 13 Pro ou um Galaxy S22, porém os gamers ficarão super satisfeitos com a experiência que o Edge 30 Pro oferece (sem se decepcionarem com o restante do aparelho).

O preço do modelo deve cair até o final do ano, tornando-o mais competitivo para outros públicos, mas, com o valor atual, meu veredito é:

bacana

Ainda não conhece a escala memética de avaliação do Mobizoo? Então veja como fazemos nossas análises de celular.

Deixo o meu agradecimento à assessoria da Motorola, que gentilmente emprestou o celular utilizado nesta análise.

Ficha técnica

Características

Sistema Android 12
Lançamento 24 fevereiro, 2022
Dimensões 163.1 x 76 x 8.8 mm
Peso 196 gramas
Cores Azul e Branco
Biometria Leitor de impressão digital lateral
Construção Chassi de alumínio, Traseira de vidro, Vidro Gorilla Glass na tela
À prova d'água

Tela

Tecnologia do painel OLED, 144Hz, HDR10+
Tamanho 6,7 polegadas
Resolução Full HD+ (1080 x 2400 pixels)
Proporção 20:9

Hardware

Chipset Snapdragon 8 Gen 1
Processador Octa core (máx. 3 GHz)
GPU Adreno 730
RAM 12 GB
Armazenamento 256 GB
Entrada p/ microSD Não

Câmeras

Principal 50 MP f/1.8 PDAF e OIS
Ultrawide 50 MP f/2.2
Profundidade 2 MP f/2.4
Frontal 60 MP f/2.2
Gravação de vídeo 8K 30 fps

Conectividade

Dados móveis 5G
Dual chip
eSim
Wi-Fi Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac/6e, dual-band, Wi-Fi Direct, hotspot
Bluetooth 5.2, A2DP, LE
NFC
GPS A-GPS, GLONASS, BDS, GALILEO
Infravermelho
USB Tipo C 3.1 e DisplayPort 1.4
Sensores Acelerômetro, Proximidade, Giroscópio, Bússola, Barômetro

Bateria

Capacidade 4.800 mAh
Carregador 67W, Carregamento sem fio, Carregamento reverso

Áudio

Alto falante Estéreo
Entrada P2 (3.5mm)
Rádio FM
Amplificador digital Dolby Atmos

Mais sobre: Motorola