LG K12 Plus: hands-on e primeiras impressões

Os smartphones intermediários da LG sempre estiveram presentes nas listas de celulares mais vendidos do Brasil, porém nos últimos anos, perderam um pouco de espaço em meio a tantos Galaxy J e Moto G.

Para virar esse jogo, a LG aposta todas as suas fichas no K12 Plus, um celular 100% focado no público jovem, que traz como grandes destaques suas câmeras com inteligência artificial, resistência à quedas, e sistema de som DtsX 3D.

A estratégia é simples: conquistando os jovens, as chances são grandes do produto ser indicado naturalmente para o resto da família, já que a “molecada” possui grande influência na escolha de novos dispositivos tecnológicos. Desta forma, o LG K12 Plus assume um lugar central no portfolio da LG.

LG K12 Plus: hands-on e primeiras impressões - Mobizoo

LG K12 Plus: design e construção

A LG nunca foi muito ousada no design de seus smartphones, mas em tempos de notches generosos e 5 milhões de câmeras na traseira, isso pode até ser considerado um ponto positivo.

A traseira em policarbonato é sóbria, simples e objetiva: câmera e biometria acima, logotipo abaixo, e mais nada. Um arranjo que  lembra bastante o LG G7 ThinQ. Aliás, falando no top de 2018, a fabricante trouxe dele para o K12+ o botão dedicado para acionar o Google Assistente.

LG K12 Plus: traseira - Review / Mobizoo

A pegada do aparelho é boa apesar de seu tamanho avantajado, e ele é bem fino e leve, mas nem por isso frágil.

O modelo conta com a certificação militar de resistência MIL-STD 810G-516.6, algo bem raro nos smartphones, e por isso oferece muita segurança para a galera mais desastrada, que vive sofrendo com telas trincadas.

Para receber esse atestado de “duro na queda”, o modelo foi submetido à um teste de 26 quedas seguidas de 1 metro de altura, e sobreviveu à todas. Mas só para ficar claro: isso não significa que ele é inquebrável.

LG K12 Plus: lateral - Review / Mobizoo

LG K12 Plus: tela

Apesar de contar com resolução HD+, e não Full HD+, a tela do LG K12 Plus não fica devendo nada para a concorrência em termos de definição, brilho, contraste e ângulos de visão.

O tamanho do painel é generoso, são 5,7 polegadas, e as bordas em torno do display são bem menores que nos modelos anteriores.

Trata-se de uma tela de boa qualidade para a categoria, inclusive com fidelidade de cor melhor que a do Moto G7 Play (sim, eu comparei os 2 lado a lado).

LG K12 Plus: tela - Review / Mobizoo

LG K12 Plus: câmeras

Outro item trazido do LG G7 ThinQ foi a AI Camera, ou câmera com inteligência artificial, que detecta automaticamente o tipo de cena e aplica as configurações apropriadas para obter a melhor captura possível.

O legal aqui é que ela não só está presente na câmera traseira de 16 MP, mas também na câmera frontal de 8 MP, que aliás conta com flash ajustável de 4 níveis de intensidade.

Durante o meu hands-on com o K12 Plus eu fiz questão de testar suas câmeras para ver se elas realmente cumprem o que prometem, e olha, eu gostei do que vi.

Começando pela câmera traseira, essa foto foi feita no ambiente do evento, que era bem escurinho:

LG K12 Plus: foto da câmera traseira - Review / Mobizoo

As selfies também foram clicadas no mesmo local, porém nesse caso eu tirei a mesma foto nos três modos diferentes que o K12+ possui: normal, retrato e AI Camera.

Primeiro a normal:

LG K12 Plus: selfie câmera frontal - Review / Mobizoo

Agora no modo retrato (ou fundo desfocado):

LG K12 Plus: selfie câmera frontal (modo retrato) - Review / Mobizoo

E finalmente AI Camera:

LG K12 Plus: selfie câmera frontal (AI Camera) - Review / Mobizoo

Basicamente o que a AI Camera fez foi suavizar um pouquinho as imperfeições do meu rosto e aumentar a saturação da pele, e a grande mancada do modo retrato foi a “perda” dos meus óculos. Mas, na boa, poquíssimas câmeras frontais fazem esse serviço direito.

LG K12 Plus: ficha técnica

A MediaTek já é parceira de longa data da LG, e por isso o chipset Helio P22 dá vida ao K12+.

Construído em arquitetura de 12 nanômetros, algo raro de se ver nesta faixa de preço, o processador do novo intermediário da LG oferece muito desempenho para o usuário, com pouco consumo de bateria.

Além disso, o chip conta com inteligência artificial nativa, que é usada não só para deixar o software do aparelho mais esperto, mas também para tornar as fotos das câmeras mais bonitas.

Confira todas as configurações do dispositivo:

  • Tela IPS de 5,7 polegadas HD+
  • Chipset MediaTek Helio P22 com processador octa core 2.0 GHz
  • Câmera de 16 MP com inteligência artificial e autofoco PDAF
  • Câmera frontal de 8 MP com flash
  • Resistência à quedas com certificação militar MIL-STD 810G-516.6
  • Alto falante estéreo DtsX 3D
  • Leitor de impressão digital traseiro
  • 3 GB de RAM
  • 32 GB de armazenamento
  • Bateria de 3000 mAh

LG K12 Plus: preço e disponibilidade

O LG K12 Plus já está à venda nas maiores lojas do país, com preço de lançamento de R$ 1.199.

O valor está dentro do esperado para as configurações do dispositivo e, como sempre acontece, deve cair consideravelmente até o final do ano.

Portanto, se você está planejando trocar de celular na próxima Black Friday, o LG K12+ pode ser uma boa pedida pra você, jovem!

E aí, o que você achou do novo intermediário da LG? Acredita que ele é uma boa opção na faixa dos mil reais? Conta aí nos comentários!

Mais sobre: lg