Análise Foscam C1 Lite: câmeras ip também podem ser bonitas

Hoje em dia é ótimo poder contar com a tranquilidade de uma câmera de segurança em casa ou no escritório, mas são poucos os modelos que se preocupam em oferecer belo design, como é o caso da Foscam C1 Lite.

Ao apresentar um produto como este, parece que a fabricante entendeu que ninguém precisa mais colocar um trambolho horroroso pendurado em seu teto ou parede para poder monitorar ambientes internos com qualidade e praticidade.

Mas como nem tudo é beleza, decidi passar algum tempo testando este dispositivo para descobrir se realmente ele cumpre o que promete, e você pode conferir todas as minhas impressões logo após a imagem.

Foscam C1 Lite

A Foscam C1 Lite é uma câmera IP Wireless que promete ser uma opção compacta, acessível e bonita para quem quer acompanhar o que acontece em casa ou na empresa através de seu smartphone, trazendo recursos interessantes, como a comunicação direta por áudio e o armazenamento de imagens na nuvem.

Além disso, ela conta com sensor de imagem de boa sensibilidade e ângulo de visão, capaz de capturar vídeos em qualidade HD, armazenando-os em micro SD ou na nuvem (necessita de assinatura).

Confira abaixo todos os detalhes deste dispositivo, e em seguida assista nosso unboxing, que mostra a embalagem e os acessórios do kit:

Especificações

  • Sensor CMOS de 1/4″;
  • Lentes 2.8 mm;
  • Resolução HD (1280 x 720 px);
  • Ângulo de captura: 115º;
  • Microfone e alto falante embutidos;
  • Entrada para micro SD até 32 GB;
  • Sensor de presença e movimento;
  • Wi-Fi 802.11 b/g/n;
  • Dual stream.

Unboxing

Simples e prática de configurar

Um dos recursos mais legais desta câmera de segurança é o EZLink, que permite que ela seja configurada muito rapidamente a partir do aplicativo instalado no smartphone (disponível para Android e iOS).

Basta ligar a câmera na tomada, abrir o aplicativo no celular e fazer a leitura do QR Code da câmera no app para começar a usar. Em apenas 2 minutos, você já pode monitorar o ambiente escolhido através da tela do seu smartphone, com direito a áudio bidirecional e zoom.

foscam-EZLink

Na primeira vez que instalei o aplicativo em meu celular Android a coisa toda não funcionou como esperado, já que depois de muitas tentativas o app simplesmente não se conectava à minha rede WiFi, mesmo tudo estando OK com os padrões da rede e minha senha (a câmera só funciona com redes 2.4 GHz).

Minha principal suspeita; algum problema com o app, se confirmou logo depois de atualizá-lo e repetir o procedimento, que desta vez funcionou de primeira.

Isso já havia acontecido comigo com o app da GoPro, e por isso nem pensei em outra possibilidade (esses desenvolvedores de aplicativos precisam parar de mexer no que está funcionando!).

Depois de tudo configurado, o aplicativo permite controle total de todas as funções da câmera, entre elas:

  • Zoom de imagem ao vivo (gesto “pinça” na tela do celular);
  • Captura de instantâneo (foto);
  • Ativar/Desativar sensor de movimento;
  • Ativar/Desativar sensor de som;
  • Comunicação remota por áudio bidirecional;
  • Gestão de arquivamento micro SD;
  • Atualização de firmware;
  • Configurações de vídeo;
  • Configurações de segurança;
  • Conta, backup e notificações da nuvem.
app-foscam

Qualidade de imagem acima da média

Com preço na faixa dos R$ 450, a Foscam C1 Lite é uma das poucas opções de câmeras IP Wireless que oferece conjunto lente + sensor capaz de capturar com qualidade ambientes internos, mesmo pouca iluminação.

As imagens obtidas pela câmera possuem boa definição (HD), permitindo inclusive sua ampliação (zoom), e o mais importante: são extremamente compactadas, permitindo semanas de registro, sem nem fazer cócegas no armazenamento do seu micro SD.

imagem-capturada-foscam-c1-lite
Fiz este teste na sala da minha casa num horário com pouca incidência de luz, e os resultados foram bem satisfatórios.

Som baixinho, baixinho

Este quesito foi minha grande decepção com a Foscam C1 Lite.

Apesar de toda a divulgação da fabricante acerca da funcionalidade de comunicação por áudio bidirecional  – quem está com o smartphone pode falar com quem está próximo a câmera e vice-versa –, infelizmente na prática o que eu pude atestar foi um volume extremamente baixo no alto falante da câmera, que impossibilita que essa comunicação funcione, por exemplo, num ambiente um pouco mais barulhento.

O mesmo vale para o microfone da câmera, que só capta voz com alguma qualidade se a pessoa estiver falando realmente pertinho dela.

Apenas num ambiente silencioso como um quarto de bebê é possível utilizar a comunicação bidirecional da Foscam C1 Lite.
Apenas num ambiente silencioso como um quarto de bebê é possível utilizar a comunicação bidirecional da Foscam C1 Lite.

Conclusão

Se você pretende adquirir uma câmera IP Wireless com o objetivo de monitorar remotamente um ambiente interno focando apenas na gravação de vídeo e captura de imagens, a Foscam C1 Lite é uma opção acessível, muito fácil de usar, e com funções extras que vão facilitar bastante a sua vida.

Além disso, seu design clean e compacto permite fácil harmonização com diversos ambientes residenciais e corporativos.

Agora, se você precisa de uma solução mais robusta, com qualidade de áudio superior e controle do posicionamento da câmera, é melhor pesquisar modelos mais completos (e caros).


E aí, curtiu essa dica?

Então que tal comprar comprar a Foscam C1 Lite com os nossos parceiros da loja SegurançaJato?

COMPRAR

O frete é grátis para o Rio de Janeiro, e super baratinho para outras cidades. Consulte no site.

Mais sobre: segurança