Análise Alfawise Z28 Pro: uma TV box baratinha para quem tem paciência

Se você deseja transformar sua TV LCD/LED/Plasma tradicional em uma central de entretenimento online, não há nada melhor (e mais barato) que uma Android TV Box. A Alfawise Z28 Pro é uma opção barata e com boas especificações, e por isso decidi testá-la por algum tempo, para contar nesta análise, se ela realmente vale a pena.

O versão que eu testei para esta análise possui 2 GB de RAM e 16 GB de armazenamento, custando aproximadamente R$ 130 na GearBest, mas há uma versão mais barata, com apenas 1 GB de RAM e 8 GB de armazenamento.

Nos próximos parágrafos irei detalhar a minha experiência com este aparelho, mas se você estiver sem tempo, aí vai uma lista de prós e contras que resume bem o que eu descobri durante os testes:

Prós e contras

Prós:

  • O preço;
  • O hardware tem desempenho acima do esperado para a faixa de preço;
  • Bluetooth + três portas USB permitem que outros controles sejam utilizados (teclado, gamepad) juntamente com pen drives e HDs;
  • Design compacto e discreto.

Contras:

  • Controle com alcance muito curto (tem que ficar muito perto do aparelho para funcionar) e botões duros;
  • Interface feia e difícil de entender;
  • Muitos apps da Play Store aparecem como incompatíveis, obrigando o usuário a instalar “por fora”;
  • Alguns jogos não rodam.

Unboxing

Design

A Alfawise Z28 Pro é uma TV box compacta com design discreto que pode ser “escondida” facilmente em qualquer cantinho da sua sala, e conta com uma textura granulada em sua superfície (estilo asfalto) que ajuda a disfarçar aquela poeira clássica que se acumula facilmente em cima de nossos eletrônicos.

Apesar de caber na palma da mão, o dispositivo traz um conjunto bem completo de conectores, sendo 2 portas USB 2.0 e uma USB 3.0 (azul) do lado direito, e um leitor de cartões micro SD do lado esquerdo.

Na traseira temos uma porta HDMI, uma AV e uma SPDIF, além de uma Ethernet para conexão à Internet por cabo.

Na parte inferior fica a ventilação do dispositivo, e os pequenos pés emborrachados que o impedem de “sambar” por aí.

O controle remoto que acompanha o dispositivo é pequeno e simpático, porém esconde 2 problemas seríssimos que me irritaram um bocado toda vez que eu o utilizei: o alcance do seu infravermelho é mínimo, e seus botões são simplesmente terríveis.

Não chega a ser um controle inutilizável, mas você vai precisar de muita paciência para conviver com ele.

Com botões muito duros e alcance limitadíssimo, você terá que esticar o braço e apertar com força o que quer, toda vez que for acionar um comando, tornado a experiência toda bem desagradável.

Meu conselho é: use um outro controle com ou sem fio. Eu usei um mini teclado Bluetooth que tenho aqui, e olha, a experiência com a TV Box foi outra!

Desempenho

Além do controle terrível, outro problema que encontrei nesta TV Box foi sua interface, com design de gosto bastante duvidoso, ícones sem sentido e sem texto, e navegação bastante confusa.

Felizmente, é possível resolver isso facilmente instalando no dispositivo um novo launcher mais bonito e eficiente, e principalmente, mais adequado para uso na TV.

Eu recomendo o TV Launcher por ser gratuito, simples e customizável, mas você pode experimentar outros, também disponíveis na Play Store.

Olha como a interface que veio com o aparelho era feia:

E olha como ficou:

Além disso, é importante ter em mente que, por conta do processador “diferentão” da Alfawise Z28 Pro, muitos aplicativos vão aparecer como incompatíveis na Play Store. Mas calma, pois isso não é o fim do mundo.

Tudo o que você precisa fazer para resolver esse inconveniente é baixar e instalar apps fora da loja da Google, afinal essa é uma das maravilhas do Android!

Para isso, é importante que você ative a opção Fontes Desconhecidas na Configurações de Segurança do sistema, e busque fontes confiáveis para download de apk (arquivos instaladores de aplicativos Android).

Eu costumo usar o Android Drawer e o APK Pure, mas para facilitar a sua vida eu já deixei abaixo uma lista de links diretos para você baixar os principais apps compatíveis com essa TV Box.

Com tudo instalado e configurado corretamente, devo dizer que essa caixinha me surpreendeu.

Tudo funcionou de forma muito veloz e sem travamentos, e não tive qualquer problema para assistir conteúdos da Netflix, YouTube e demais serviços de streaming que testei, como Claro TV e Globosat Play, inclusive com qualidade 4K em alguns casos.

Jogos como Rayman Adventure e Crazy Taxy rodaram lindamente, comprovando que o hardware da Alfawise Z28 Pro é de fato muito competente. Ah, e eu ainda usei um gamepad USB para controlar tudo, no conforto do meu sofá.

A caixinha é potente o suficiente para rodar até jogos mais pesados que estes, porém infelizmente muitos títulos da Play Store simplesmente não são compatíveis com seu processador RK3328, como é o caso do excelente Asphalt Xtreme.

Especificações da Alfawise Z28 Pro

  • Android 7.1 Nougat (adaptado para TV);
  • Processador RK3328 Cortex-A53 quad core 1.5 GHz;
  • GPU Mali-450;
  • 2 GB de RAM;
  • 16 GB de armazenamento interno + entrada para micro SD;
  • Resolução HD, Full HD e 4K;
  • WiFi Dual Band 2.4G + 5.8G;
  • Bluetooth 4;
  • Decodificação H.265.

Conclusão

A Alfawise Z28 Pro é uma Android TV Box barata e completa, capaz de reproduzir qualquer conteúdo com qualidade e ótimo desempenho, mas ela não é indicada para todo tipo de pessoa.

Quem não tem paciência para ficar configurando equipamentos certamente vai se irritar com as limitações do Android 7.1 adaptado para a TV, isso sem falar da “dor de cabeça” extra para substituir o controle remoto cretino que acompanha o modelo.

Agora, se você é um geek e não vê problema em gastar algumas horas deixando a TV box “do seu jeito”, vai fundo! Pois essa caixinha tem infinitas possibilidades.

Sendo assim, o meu veredito é:

bacana

Ainda não conhece a escala memética de avaliação do Mobizoo? Então veja como fazemos nossas análises de celular.


E aí, gostou da análise? Vai comprar o aparelho? Então que tal comprá-lo com um super desconto e ainda nos ajudar a manter o site? Basta clicar no botão abaixo:

COMPRAR

Deixo o meu agradecimento à GearBest, que gentilmente forneceu o aparelho utilizado nesta análise.
Mais sobre: android importação

Apoie o conteúdo que você ama!

Desative o seu bloqueador de anúncios e nos ajude a manter o site :)