Os logotipos são fundamentais para a identidade visual de um negócio, seja ele de pequeno, médio, ou grande porte, mas, antes de entrar na etapa de criação, é importante definir qual estilo de logotipo o seu negócio terá.
Nós já falamos aqui do Turbologo – serviço online que ajuda bastante nesse tipo de criação –, mas neste artigo daremos um passo atrás, oferecendo insumos para que você e sua equipe definam o estilo visual que melhor representa o seu projeto.
Um logotipo geralmente inclui símbolos, ou texto estilizado. Seu único objetivo é identificar a empresa de uma maneira memorável e familiar.
A Apple, por exemplo, usa uma maçã mordida que não explica de forma alguma o negócio, mas é marcante de tal forma, que já se tornou um ícone cultural.
E como seu logotipo é a primeira coisa que novos clientes verão, você precisa ter certeza de escolher o correto. Aqui estão alguns estilos básicos de logotipos para ajudar você a tomar a decisão correta:
Monogramas
Um logotipo com monograma é um desenho decorativo que consiste em uma combinação de uma a três letras (tradicionalmente três) para criar um único símbolo. Logotipos com monogramas são normalmente usados para representar as iniciais de uma pessoa ou empresa.
O logotipo da Louis Vuitton é um bom exemplo disso, pois carrega história e equilíbrio. Ou marcas de tecnologia como HP (Hewlett Packard) ou LG (Life’s Good) usam logotipos com monogramas.
Logotipos de palavras
Um logotipo baseado em fonte funciona bem se a marca tiver um nome claro e conciso. Por exemplo, a Coca-Cola ou o logotipo da Amazônia são considerados exemplos famosos. A nomeação como um sinal com tipografia memorável cria um amplo conhecimento da marca.
Sinais gráficos
Este é um projeto de logotipo criado em gráficos. O icônico logotipo da Apple ou a ave do Twitter é um excelente exemplo. As marcas de cada uma dessas empresas são tão familiares e de renome mundial que só se pode invejá-las.
Se você quiser optar por um símbolo de logotipo, tenha em mente que este estilo não vai agradar a todos. Com tal logotipo, é difícil para novos negócios avançar e, se você está apenas começando um negócio, um logotipo em forma de palavra pode ser o caminho a seguir.
Logotipos abstratos
Este é um estilo particular de logotipo que tem formas geométricas. Por exemplo, os pequenos quadrados do logotipo da Microsoft e a flor listrada da Adidas.
Logotipos abstratos permitem que você crie algo incomum e único para sua marca e não necessariamente tem que estar relacionado ao seu negócio.
Mascotes
Estes são logotipos que incorporam um caráter ilustrativo. Muitas vezes um logotipo colorido, às vezes cartoonado, proporciona uma oportunidade de realizar seus negócios com o personagem. Mascotes famosos como o Kool-Aid Man, o coronel da KFC.
Tais logotipos serão uma ótima solução para empresas que querem carregar uma atmosfera agradável, mostrando seu amor pelas famílias e pelas crianças.
Como escolher um estilo de logotipo
Agora que já discutimos estilos de design comuns, tente distinguir seu logotipo do resto. É hora de ser inovador(a) e se destacar.
Como diz Jarkko Lyne, “Tente estilos diferentes para encontrar o que funciona melhor para seu cliente”. Se sua marca é sobre tecnologia, por exemplo, um estilo geométrico seria perfeito. O principal a lembrar é não exagerar, quanto mais simples, melhor. Além disso, você pode pesquisar seus concorrentes, o que eles usam em seus logotipos, que cores e formas eles usam. Isto o ajudará a destacar-se deles.
Conclusão
O processo de design do logotipo é complicado e imprevisível. No entanto, não se pode passar sem ele. Leve o processo a sério, escolhendo cuidadosamente seu estilo. Além disso, não esqueça o ícone, a fonte e o esquema de cores de seu futuro logotipo. Mesmo se você gostar de tudo separadamente, os detalhes podem não se encaixar. Tudo tem que se encaixar.
Se for muito difícil para você juntar todos os detalhes, para levar em conta as nuances, então tente o construtor do logotipo online de Turbologo, talvez seja lá que você encontrará o logotipo dos seus sonhos.