Como criar logotipo online: dicas e ferramentas

A identidade da marca é entendida como todos os componentes visuais – e o logotipo também se aplica aqui. Por identidade, os consumidores distinguem entre empresas, tomam decisões de compra, lembram e recomendam marcas diferentes. Mesmo um negócio local precisa de uma distinção visual.

Por que o logotipo é tão importante:

  1. Uma empresa é identificada por sua imagem visual por clientes, parceiros e mídia. O logotipo transmite ao público o que a empresa faz.
  2. A identidade aumenta a eficácia do marketing. Por meio do logotipo, a empresa mostra os valores e benefícios ainda melhor do que pelo texto.
  3. O logotipo ajuda a se destacar dos concorrentes e do ruído informativo. Um logotipo legal permanece reconhecível, como o rosto de uma pessoa na multidão.
  4. O logotipo é um símbolo de qualidade. Quando os produtos ou serviços de uma empresa são acompanhados de visuais, o consumidor os identifica com a marca. Isso garante a propriedade, protegendo contra a falsificação.

Neste artigo, mostraremos como criar um logotipo online sem nenhum custo extra com a ajuda da Turbologo.

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Maneiras de fazer um logotipo online

Você pode desenvolver um logotipo por conta própria sem envolver um designer, então o serviço será gratuito para a empresa. Os preços nos estúdios criativos começam em US$ 800 e chegam a dezenas e centenas de milhares de dólares. Mas o custo não é um fator decisivo para um logotipo e uma marca de sucesso no futuro. Por exemplo, o reconhecível swoosh da Nike foi inventado por US$ 35, e o logotipo da Coca-Cola foi desenhado gratuitamente por um contador de uma empresa iniciante na época.

Oferecemos a você a maneira mais lucrativa de criar um logotipo de alta qualidade – desenvolvimento usando um designer online. Mas primeiro, vale a pena se familiarizar com os principais estágios.

Como criar um logotipo: instruções passo a passo

Antes de criar um logotipo, vale a pena passar pela fase preparatória. Isso ajudará a levar em consideração as especificidades da marca e desenvolver um logotipo de alta qualidade.

Analise a empresa

Responda as perguntas: o que a empresa faz, quem é o público-alvo, como a marca planeja se desenvolver, quais qualidades e valores você quer transmitir visualmente. Isso ajudará você a decidir sobre a opção de logotipo, paleta de cores, imagens. Aconselhamos que anote as palavras-chave com as quais a empresa está associada. Isso ajudará a determinar o estilo do logotipo e a emoção que ele deve evocar no consumidor.

Olhe para os concorrentes

Examine as diferenças visuais dos concorrentes: se o logotipo ajuda a se destacar, como é feito. É importante não se repetir.

Compilar casos de uso

Considere como e onde a imagem da marca será usada. Para um negócio offline, você precisará de uma placa e, por exemplo, materiais impressos. E a loja online precisará usar cores da web para o design do site, redes sociais e banners. Idealmente, se o logotipo for universal para elementos de identidade de pequeno e grande porte: para um favicon de site, um ícone nas roupas da equipe, uma bandeira corporativa em um evento, uma foto de perfil do Instagram ou uma caneta de marca.

Pense com antecedência quais elementos de identidade corporativa o logotipo conterá para oferecer uma opção para eles.

Inspire-se nas ideias

Veja exemplos de outras empresas. Explore sites temáticos, destaque as imagens que você gosta. Use Logopond, Logofury, Behance para se inspirar.

Crie vários designs

Depois de analisar o mercado, a empresa e os concorrentes, você pode ter várias ideias de como dar vida ao logotipo. É melhor corrigir cada um deles – por exemplo, desenhe uma versão de rascunho.

Determine a forma e as cores

A escolha da paleta de cores depende das qualidades da empresa (que tipo de personagem a marca mostra) e da coloração dos concorrentes. Muita pesquisa e toda a ciência – a psicologia da cor – é dedicada a como as cores do logotipo (e não apenas) afetam a percepção do usuário sobre a marca. Geralmente 2 cores são usadas no logotipo.

Após essas etapas, você pode prosseguir para a etapa final e dar vida ao logotipo.

Use um serviço online

Na plataforma Turbologo você mesmo pode fazer um logotipo de forma automática. O construtor inteligente solicitará dados sobre a empresa, descobrirá as preferências e fornecerá o resultado final para download. Você obterá um logotipo de qualidade a um preço acessível.

Vantagens:

  • Tempo. O resultado pode ser baixado em 2 minutos;
  • Independência. Você mesmo pode criar um logotipo;
  • Uso na mídia. Você pode ver como a imagem ficará na mídia.

Como escolher um desenho

Nome

Às vezes, o nome da empresa se torna seu logotipo. Esses logos são chamados de verbais. Essa solução permitirá que a marca seja lembrada não apenas visualmente – os clientes lembrarão melhor o nome da empresa. Uma marca registrada também pode ser um logotipo.

Associações ou abstração

Um logotipo na forma de um símbolo ou objeto é facilmente percebido pelos usuários e a imagem é bem lembrada.

A icônica maçã mordida é a segunda versão do logotipo da Apple Computer Co após a gravura de Newton. Acredita-se que uma maçã que caiu de uma árvore deu ao cientista a ideia da lei da gravidade.

O pássaro no logotipo do Twitter está associado à tradução de “tweet” – Twitter, twittando mensagens curtas em uma rede social.

E o varejista americano Target quase imediatamente adquiriu um logotipo parecido com um alvo (Target é traduzido como “alvo”).

Combinação

Uma maneira de criar um logotipo quando texto e símbolos são combinados em uma imagem. Resolve o problema de memorização e criação de uma imagem visual. A imagem pode refletir o escopo da empresa ou, inversamente, ser abstrata. Por exemplo, o elemento-chave da Starbucks é uma sereia ou uma sereia.

Isso é tudo! Esperamos que nossas dicas ajudem você a criar um belo logotipo online. Boa sorte!

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Anderson Mansera

Especialista em Tecnologia e Design com mais de 20 anos de experiência no mercado de produtos eletrônicos e soluções digitais, com participação em eventos internacionais e projetos para grandes empresas. Retrogamer e tecladista nas horas vagas.

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