Certificado SSL: o que é, e porque seu site precisa dele

Você pode até saber como criar um site do zero e colocá-lo no ar, mas se não souber o que é, e como usar um certificado SSL, pode acabar ficando atrás da concorrência, já que hoje em dia este é um item crucial para o sucesso de uma página. Como muitos leitores do Mobizoo possuem sites, mesmo que como hobby, achei legal compartilhar aqui essa informação.

Para você ter ideia da importância desse negócio, o Google considera este um dos requisitos mais críticos para ranquear bem um site nas buscas, tanto que o Mobizoo passou a crescer bastante em termos de tráfego desde que adotou o HTTPS (o “S” no final indica conexão segura através de SSL).

Quer saber mais? Então continue comigo depois da imagem 🙂

Certificado SSL: o que é, e porque seu site precisa dele - Mobizoo

Também conhecido como Secure Socket Layer, o certificado SSL consiste em uma tecnologia muito eficiente para proteger a navegação na Internet, proporcionando a troca de informações entre o visitante e o servidor de um site de forma transparente e segura.

Um certificado SSL conta com características que o possibilitam evitar que pessoas mal intencionadas consigam capturar informações confidenciais dos usuários, como, por exemplo, número do cartão de crédito e senhas.

Por causa dessa capacidade de impedir roubos de dados, ter o certificado SSL é essencial para aqueles que administram lojas virtuais, onde dados relevantes dos visitantes trafegam de maneira constante.

Como funciona o certificado SSL

A proteção proporcionada pelo certificado SSL é baseada na tecnologia da criptografia, que consegue “embaralhar” as informações enviadas pelo usuário que acessou o site.

Por isso, se torna mais difícil descobrir o conteúdo criptografado, sendo que o único lugar onde há a possibilidade de ordenar as informações é no servidor onde está devidamente instalado o certificado SSL.

Dessa maneira, qualquer tentativa de efetuar o roubo dos dados fornecidos para o site será mal sucedida. Ainda que alguém consiga interceptar tais dados, não conseguirá efetuar a leitura correta dos mesmos.

Vale salientar que o processo seguro de comunicação com o protocolo SSL inicia sempre por parte do cliente.

Sendo assim, a partir do instante que o usuário acessa um site que possui essa tecnologia, o navegador do usuário (Chrome, por exemplo), envia ao site uma requisição do certificado digital.

Os processos de criptografia

Logo que o site efetua o envio da requisição, o navegador analisa se o certificado é confiável e se está de acordo com o site que o enviou. A confirmar os dados, é iniciado o procedimento de criptografia dos dados da comunicação.

Nesse processo, são geradas duas chaves de criptografia. Uma delas é pública e se encontra localizada no servidor do site acessado, sendo utilizada para codificar as mensagens.

A outra é a criptografia simétrica, que é usada para efetuar o processo de decodificação das mensagens, ficando com o navegador do usuário. Apenas essas duas possuem condições de acessar o conteúdo.

O fato é que esse sistema de chaves criptografadas impossibilita que algum criminoso virtual seja capaz de interceptar a conexão, conseguindo com isso efetuar o roubo de dados.

Os tipos de certificado SSL

Hoje em dia existe a possibilidade de contar com diferentes tipos de certificado SSL. Cada um deles conta com as suas características específicas. São eles:

Certificados para validação de domínio

É considerado o certificado mais simples, sendo também aquele que possui o mais rápido processo de emissão, que dura cerca de 30 minutos. Ele pode ser validado por e-mail ou também por meio de um arquivo de texto inserido no seu site.

Certificados para validação organizacional

Oferece um grau de validação maior que o certificado para o domínio, sendo considerado mais completo. Esse tipo de certificado busca vários dados importantes, tais como o nome da empresa e a localização, conferindo mais confiança para os consumidores que acessam o site.

Certificados de validação estendida

É o tipo de certificado que mais apresenta vantagens, pois ele passa por verificações detalhadas e por uma auditoria anual da KPMG, empresa internacional que inspeciona serviços e empresas.

Como adquirir o certificado SSL para o seu site

Quem possui um site pode contar com a sua empresa de hospedagem para adquirir um certificado SSL, inclusive, em alguns planos de hospedagem o certificado é gratuito.

Por outro lado, também há a possibilidade de adquirir esse certificado diretamente com uma empresa voltada para esse serviço.

É recomendado também que o dono do site saiba qual é o tipo de certificado SSL mais adequado para os seus propósitos, visto que cada um conta com características distintas e diferentes níveis de segurança.

A importância do certificado SSL para o seu site

Em tempos onde muitas transações e trocas de arquivos são realizadas no meio online, é essencial que seja possível contar com tecnologias capazes de impedir roubos e alterações de senhas.

Hoje em dia, por exemplo, em que o e-commerce já se tornou uma tendência e as lojas virtuais cada vez mais se consolidam como uma alternativa para as pessoas adquirirem os mais variados produtos, a segurança das informações é um requisito mais do que necessário.

As pessoas se preocupam (com razão) com roubos virtuais e ficam apreensivas na hora de digitarem em um site informações importantes, tais como senha de cartões, RG e CPF.

Por isso, qualquer empreendedor que atue no ramo das vendas virtuais deve ter como uma das prioridades assegurar a proteção nas transações online. Essa preocupação, inclusive, é uma forma de atender bem os seus clientes.

É importante também destacar que ao fazer uso dessa tecnologia de proteção, o site também adquire uma melhor colocação nas páginas de busca do Google, o que é algo fundamental para o êxito de qualquer empreendimento online.

Essa iniciativa do Google, que estabelece melhor posicionamento para sites que se preocupam com a proteção de dados e informações foi implementada em 2014. Por isso, contar com o certificado SSL já não é mais considerado um mero diferencial, mas sim, uma necessidade.

Vantagens do certificado SSL para o seu site

Entre as vantagens de possuir um certificado SSL é possível citar:

Mais credibilidade e segurança

As pessoas cada vez mais estão atentas para possíveis fraudes realizadas na Internet. Por isso, se sentem mais seguras diante de empresas que prezam pela proteção dos seus dados.

Ícone de Cadeado verde

O site que tem o certificado SSL apresenta na barra de navegação um ícone representado por um cadeado verde. Esse é um indício para o cliente que a navegação nesse site é segura.

Compatibilidade com navegadores

O certificado SSL apresenta boa compatibilidade com a maioria dos navegadores, o que o torna bastante versátil e acessível.

Conclusão

Se segurança e credibilidade são os principais atributos no concorrido mundo dos negócios online, quem tem um certificado SSL conta com um importante aliado.

E então, gostou de saber sobre a importância dos certificados SSL? Agora que já conhece, não se esqueça de compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais e com seus contatos.

Mais sobre: internet segurança