Aplicativos

O que é o IFTTT e como ele pode automatizar a sua vida

Você está cansado de executar repetidamente tarefas como postar, agendar, arquivar e salvar em suas páginas, contas e aplicativos? O IFTTT vai te ajudar!

Existem alguns serviços na Web que são de extrema utilidade e o IFTTT é um deles. Ele tem o poder de automatizar tarefas corriqueiras de seu trabalho e até de sua casa ou carro. Nós vamos explicar como!

ifttt - Mobizoo

Leia também:

Automatize sua vida

A internet é um meio de entrarmos em contato com coisas maravilhosas que podem, além de divertir, serem muito úteis.

No entanto, se não soubermos como administrar seu uso, ela também pode complicar nossas vidas.

Isso porque, são tantos sites e aplicativos que usamos no dia-a-dia, que gerenciá-los pode se tornar uma dificuldade até mesmo para executar as tarefas mais simples.

Por sorte existe uma ferramenta que funciona como um serviço de automação para todas as suas ferramentas conectadas à internet e se chama IFTTT.

O site de serviços IFTTT pode te ajudar a ganhar tempo e organização com simplicidade e criatividade.

Saiba exatamente como você pode usar o IFTTT em suas páginas da Web e aplicativos para automatizar sua vida.

O que é o IFTTT?

A sigla IFTTT significa “If This, Then That”, algo próximo de “Se for isso, então é aquilo”. O IFTTT é um site e também um aplicativo para celular, lançado em 2010 com o slogan “colocar a internet para trabalhar para você”.

A ideia central é fazer o IFTTT automatizar tudo, desde seus aplicativos e sites favoritos até alguns dispositivos domésticos inteligentes, compatíveis com o serviço.

Desde que foi lançado, o IFTTT já era fácil de usar, aos poucos ele foi levando suas capacidades de automação para níveis mais avançados, expandindo sua plataforma e incluindo novos serviços.

Para que serve o IFTTT?

Como já dissemos, o IFTTT automatiza suas funções e ações em sites e aplicativos, simplificando suas tarefas e trabalhando para você através de “receitas”.

Existem inúmeras combinações, chamadas de “receitas” no IFTTT, que podem facilitar sua vida.

Por exemplo, é possível usar o IFTTT para enviar emails automaticamente aos seus leitores quando comentarem em seu blog WordPress.

Ou ainda, através do serviço é possível criar uma receita que fará acender uma lâmpada do sistema de iluminação inteligente Philips Hue de sua casa, automaticamente, sempre que você for marcado em uma foto do Facebook.

E os proprietários de alguns modelos de automóveis da marca BMW, por exemplo, podem criar uma receita para abrir a porta da garagem assim que o automóvel chegar à entrada da casa.

Ou ainda, enviar uma mensagem para os smartphones de seus os filhos quando o carro chegar à porta da escola.

O IFTTT suporta atualmente 520 serviços, chamados de “canais”, compatíveis com dispositivos Android e iOS, além da plataforma para PC.

Entre estes serviços estão, aplicativos e sites como Facebook, Instagram, Flickr, Tumblr, Google Drive, LinkedIn, SoundCloud, WordPress, YouTube e centenas de outros.

Como usar o IFTTT?

Para começar a usar o IFTTT basta se inscrever em uma conta no site do serviço usando apenas um e-mail, um nome de usuário e senha.

Ou, basta apenas entrar com sua conta do Facebook ou do Google, automaticamente. Após a inscrição, o IFTTT cria automaticamente uma receita recomendada para sua caixa de entrada de e-mail.

A partir daí, o IFTTT exibe seu Painel de Controle. No Painel de Controle do serviço, há uma breve explicação de como o IFTTT e as receitas funcionam. No entanto o serviço opera de forma muito simples e intuitiva.

A palavra “This”, da frase “If This, Then That”, funciona um gatilho, enquanto a palavra “That” funciona como uma ação. Esses dois eventos vinculados criam uma receita IFTTT.

Assim, no exemplo dos e-mails para os leitores do WordPress, o gatilho poderia ser “um comentário” e a ação seria “um e-mail”.

No Painel de Controle, também estão os links para criar receitas personalizadas ou procurar receitas já criadas por outros usuários do IFTTT.

É possível também compartilhar receitas e salvar as que gosta em uma seção favorita no Painel de Controle. Após adicionar uma receita ao painel, estarão disponíveis as opções para desativar, excluir e editar a receita criada.

Como criar uma receita IFTTT?

Você pode usar o IFTTT para automatizar a maioria de seus serviços da Web e dispositivos inteligentes. Mas, vamos dar um exemplo: você quer publicar automaticamente suas novas fotos do Instagram no Twitter.

Então, você pode criar uma receita personalizada que não só publicará sua foto do Instagram no Twitter, mas também alterará o que o tweet final incluirá.

E a receita funcionará para cada foto do Instagram que você postar no Twitter no futuro, desde que você a mantenha ativada.

Observação: Se o  seu inglês não é tão bom quanto você gostaria, utilize o botão de tradução automática da página de seu navegador antes de começar a criar sua receita.

Veja o passo a passo do nosso exemplo:

1. No Painel de Controle, selecione o link “Criar uma nova receita” (New Applet). Em seguida, clique na palavra “Este¨ (This) para selecionar seu primeiro canal (também chamado de canal de disparo) ou você pode inserir “Instagram” na barra de pesquisa.

2. Depois de selecionar Instagram, você precisará escolher um dos poucos gatilhos pré-programados. Para este exemplo, selecione “Qualquer foto nova sua”(trad.). Será solicitado que você entre em sua conta do Instagram.

3. Agora você precisa escolher seu segundo canal (também chamado de canal de ação). Comece clicando na palavra “Isso” (That). Deslize até encontrar o Twitter, ou você pode inserir “Twitter” na barra de pesquisa.

4. Ao selecionar o Twitter, você precisará escolher uma das poucas ações pré-programadas. Para este exemplo, selecione “Publicar um tweet”(trad.). Desta vez, você precisará conectar sua conta do Twitter.

5. E, finalmente, complete seus campos de ação inserindo os “ingredientes”. Você pode clicar no símbolo “+” para inserir qualquer um dos ingredientes pré-programados, como legenda, URL ou mesmo um código incorporado.

Todos esses ingredientes de receitas pertencem à sua foto Instagram, e eles serão publicados automaticamente no Twitter, em um tweet com sua foto.

6. Certifique-se de confirmar o link “Criar receita” (trad.) na parte inferior da página de ingredientes quando terminar e o IFTTT o levará de volta ao seu Painel de Controle.

Mais exemplos de receitas

Você pode utilizar as inúmeras combinações entre os 520 canais para criar uma receita que irá trabalhar por você. Como por exemplo:

  • Sempre que você adicionar um novo contato em seu telefone, enviá-lo para uma lista no Google Drive;
  • Receber uma notificação toda vez que a Amazon disponibilizar um livro gratuito;
  • Receber um e-mail quando o produto que você quer comprar aparecer em oferta em uma loja escolhida;
  • Fazer seu telefone sair do modo silencioso quando uma chamada de cliente já foi perdida uma vez.
  • Mudar a cor de sua lâmpada inteligente quando o jogo de seu time começar no canal ESPN.

Enfim, você pode criar as suas próprias receitas para ajudarem a otimizar, organizar e simplificar todas as suas tarefas relacionadas à Web e aplicativos. Isso não é ótimo?

Gostou da dica? Comente! Compartilhe!