Hoje em dia o smartphone é praticamente uma extensão do nosso corpo, e mais importante, da nossa mente. Ele guarda não só nossas tarefas e memórias, como também nossos dados sigilosos. Por isso, aplicativos de antivírus para Android estão cada vez mais populares, e entre eles se destaca o Bitdefender Mobile Security, que conta com um pacote completo de proteção.
Eu testei o aplicativo durante 1 mês, e a seguir você confere todos os detalhes da minha experiência.
Irei comentar cada aspecto do Bitdefender nos próximos parágrafos, mas se você estiver com pressa, pode partir direto para minha lista de prós e contras:
Prós:
- 14 dias gratuitos para teste da versão completa;
- Licença com custo anual atraente;
- Não impacta a performance do aparelho e nem consome dados desnecessariamente;
- Interface simples de usar e recurso que salva suas informações e licença na nuvem, permitindo a troca de aparelhos sem nenhuma dor de cabeça;
- Modo “dedo duro” que entrega os aplicativos que estão abusando da sua privacidade.
Contras:
- Há erros de tradução no app em português (um deles é até engraçado: onde era para aparecer “ativado” está “ativadao”);
- Deveria tirar a foto do ladrão na primeira tentativa de desbloqueio, e não na terceira.
Além de ser amigável, leve e completo, o Bitdefender é um Antivírus para Android que não cobra caro pela sua segurança
Por pouco mais de 30 reais anuais, o Bitdefender oferece segurança completa para o seu celular Android, contando com todos os recursos básicos de um bom antivírus, e mais alguns extras que protegem seus dados em caso de perda ou roubo.
A interface do app é bem simples e fácil de usar, com um menu lateral que concentra todas as funções, e telas com cards que indicam o que você deve fazer.
Ao criar uma conta Bitdefender você tem acesso ao backup completo das suas informações na nuvem (incluindo a sua assinatura do serviço), garantindo que, quando você trocar de aparelho, nada seja perdido. Basta logar no novo dispositivo que tudo será restaurado.
Em termos de desempenho, não há com o que se preocupar. Eu testei o Bitdefender Mobile Security em dois celulares; um mais simples, e um mais sofisticado, e em ambos não notei nenhuma queda de performance, consumo excessivo de dados, ou de bateria. Ah, e o app ocupa muito pouco espaço de armazenamento (menos de 30 MB).
Apenas um alerta: lembre-se de desativar os dados móveis antes de dormir, ou poderá ter surpresas quando acordar (adeus, franquia!), já que o app tem o hábito de realizar algumas verificações de novas ameaças durante a madrugada.
Proteção web: o amigo número número 1 do celular “bichado”
Sabe aquela sua tia que tem um Galaxy Gran Prime com capinha do Mickey, e vive clicando em qualquer link que alguém manda pra ela? Então, mostra isso aqui pra ela! Faz favor.
O Bitdefender conta com o recurso Segurança da web, que monitora toda sua atividade dentro dos principais navegadores para dispositivos móveis, te protegendo daqueles links mal intencionados em e-mails, dos pop-ups em páginas da web que executam scripts maliciosos, e até mesmo daqueles sites que ficam minerando bitcoins através do seu dispositivo, sem você saber.
Com ele sua tia vai poder clicar em todas as correntes e anexos do zap sem ter que se preocupar com malwares, vírus e outras mazelas modernas. E você nunca mais vai ter que formatar o celular da “véia” novamente.
Pega ladrão!
O roubo de celulares é um dos crimes com maior registro de ocorrências no Brasil, e não é à toa que muita gente já aderiu à moda do smartphone secundário, ou o “celular do bandido”.
O Bitdefender conta com recursos Anti-roubo que não incluem paralisar o ladrão (o que seria ótimo), mas que te dão pelo menos algumas chances de recuperar seu amado gadget, seja pela localização remota, ou pela foto do meliante.
Se nada disso adiantar, você ainda pode limpar completamente seu aparelho de forma remota, impedindo que o “novo proprietário” acesse seus dados, ou mesmo bloqueá-lo totalmente, transformando-o num belo peso de papel.
Consultor de Privacidade, ou “modo dedo duro”
Uma das coisas que mais me preocupam atualmente é a quantidade de informações pessoais que as empresas de tecnologia coletam todos os dias através dos apps que usamos em nossos dispositivos, e por isso achei bem útil o recurso de monitoramento de privacidade que vem embarcado no Bitdefender.
Ele mantém sob vigilância os aplicativos instalados no seu telefone, e dá uma nota para cada um deles, de acordo com seus níveis de “xeretisse”. Se o consultor notar que algum deles está sabendo demais da sua vida, ele exibe uma notificação de alerta, sugerindo a remoção do app bisbilhoteiro.
É verdade que as versões mais recentes do Android já possuem opções até bem avançadas para gerenciamento de permissões e privacidade, mas não é todo mundo que tem conhecimento ou paciência para configura-las.
A abordagem do app é bem mais clara e objetiva, e permite que todos possam ter uma vida menos invadida.
Vale a pena?
Com custo anual bem acessível, bom desempenho e pacote completo de recursos de segurança para Android, é difícil não recomendar o Bitdefender.
Ele é uma ótima opção para pessoas que gostam de coisas que você só precisa configurar uma vez, depois esquece, ou para quem não é muito cauteloso na web.
As funções de privacidade e anti-roubo são adições que de fato agregam valor ao produto, e o software está maduro o suficiente para oferecer uma experiência livre de obstáculos, mesmo para usuários pouco experientes.
Por isso, vá logo lá na Play Store, instale o aplicativo e comece o seu período gratuito de avaliação, pois por aqui o veredito já foi dado:
Deixo o meu agradecimento à Bitdefender, que gentilmente forneceu a Licença utilizada nesta análise.