Atualização do Galaxy S8 para Android 8.0 Oreo: review em vídeo

Finalmente a atualização do Galaxy S8 para Android 8.0 Oreo chegou. No dia 12 de fevereiro, recebi o update via OTA (Over-the-Air), que foi liberada oficialmente na Alemanha, país em que moro. Hoje, dia 28 de fevereiro, a Samsung liberou o update no Brasil oficialmente. Neste artigo, você confere um vídeo com as principais mudanças do software e quais foram as características que mais me chamaram a atenção.

Review do Android Oreo rodando no Galaxy S8

(firmware oficial)

10 funções do Galaxy S8 com Android 8.0 Oreo que mais gostei

#1 – Velocidade

O Galaxy S8 ficou mais rápido. Logo depois da atualização do software para Android Oreo, notei que o dispositivo ficou mais fluido e permanece assim até agora. Entretanto, no início, também me pareceu que o consumo da bateria havia diminuído consideravelmente, mas depois de uns três dias, a experiência era a mesma que tinha quando usava o aparelho rodando com o Android Nougat. Ou seja, está mais rápido, mas com o mesmo alto consumo de energia.

Android 8.0 Oreo para o Galaxy S8
Android 8.0 Oreo para o Galaxy S8: aparelho mais rápido!

#2 – Permissões mais transparentes

Existe agora um controle maior sob os recursos do sistema usados por aplicativos em segundo plano. Ou seja, somos informados sempre que um app acessar dados quando não estiver sendo usado ativamente. E o legal é que é possível desativar o uso destes recursos a qualquer momento.

Android 8.0 Oreo para o Galaxy S8
Android 8.0 Oreo para o Galaxy S8: Permissões transparentes.

#3 – Notificações aparecendo na hora certa

As notificações foram otimizadas com os chamados canais de notificações e a nova função soneca que, assim como o nome indica, funciona de forma similar ao que temos no alarme do aparelho. Com o Oreo, algumas notificações podem ser removidas da barra de notificações em determinado momento, quando selecionadas como “soneca”, voltam a aparecer um tempo depois para nos lembrar de um compromisso ou email.

Android 8.0 Oreo para o Galaxy S8
Android 8.0 Oreo para o Galaxy S8: notificações soneca?

#4 – Login inteligente

Acessar aplicativos pela primeira está mais fácil visto que os campos serão automaticamente preenchidos usando as informações da sua conta do Google (Smart Lock).

Android 8.0 Oreo para o Galaxy S8
Android 8.0 Oreo para o Galaxy S8: login inteligente.

#5 – Dois aplicativos em um só clique

Com o Oreo, chegou a possibilidade de adição dos aplicativos em pares à Tela Edge, ou seja, podemos previamente configurar dois aplicativos para uso em multi-janelas, sim, o recurso já presente no Note 8.

Android 8.0 Oreo para o Galaxy S8
Android 8.0 Oreo para o Galaxy S8: dois aplicativos em um só clique.

#6 – Tela Edge personalizável

E para quem, assim como eu, curte algumas mudanças nas animações, temos mais opções de personalização, tais como a troca das cores, transparência e efeitos de iluminação das bordas do S8 quando recebemos, por exemplo, uma notificação de mensagem recebida no WhatsApp.

Android 8.0 Oreo para o Galaxy S8
Android 8.0 Oreo para o Galaxy S8: Edge Lighting.

#7 – Mais layouts para o Always On Display (finalmente)

Outro recurso que passa a oferecer mais possibilidades de customização é o Always On Display na Tela de bloqueio. Finalmente, temos opções menos quadradas e que combinam mais com o visual moderno do Galaxy S8.

Android 8.0 Oreo para o Galaxy S8
Android 8.0 Oreo para o Galaxy S8: mais customização.

#8 – Ícones otimizados

No Android Oreo, temos a otimização do suporte a atalhos direto no ícone dos aplicativos, no qual passa a ser possível até dispensar notificações direto no ícone do app, o que vai deixar ainda mais eficiente o uso do aparelho com apenas uma mão.

Android 8.0 Oreo para o Galaxy S8
Android 8.0 Oreo para o Galaxy S8: ícones otimizados.

#9 – Esconda pastas da Galeria

Gerenciar as pastas presentes na galeria de imagens ficou mais simples depois do update pelo fato de podermos esconder ou ignorar algumas delas, tais como a pasta de imagens do WhatsApp ou do Messenger. Isso vai salvar muita gente daquela vergonha de abrir a galeria de imagens para mostrar algo para alguém e, sem querer, mostrar aquelas imagens “escrotas” que um primo mandou de sacanagem para o grupo da família.

Android 8.0 Oreo para o Galaxy S8
Android 8.0 Oreo para o Galaxy S8: esconda pastas na galeria.

#10 – Reconhecimento das redes salvas: o recheio do Oreo!

O Galaxy S8 rodando com o Android Oreo já é capaz de ativar a rede wifi automaticamente assim que reconhecer a aproximação a uma rede Wi-Fi conhecida. Logo, você não vai mais precisar se preocupar com o uso de dados de forma irresponsável! E isso é lindo, pois é um recurso que vai ajudar e muito a mim, a você e a qualquer pessoa que tenha um Galaxy S8.

Android 8.0 Oreo para o Galaxy S8
Android 8.0 Oreo para o Galaxy S8: rede salva, rede conectada!

Quando a atualização chega ao Galaxy S8 no Brasil?

A Google anunciou o Android 8.0 Oreo no dia 21 de agosto de 2017; já a Samsung começou a liberar a versão final do Oreo para a linha Galaxy S no início de fevereiro na Alemanha, França, Emirados Árabes Unidos e Índia. Contudo, devido a um bug que causava o reinício dos dispositivos atualizados, a fabricante teve que interromper a atualização.

Porém hoje, dia 28 de fevereiro, a Samsung começou a enviar o update para os usuários do aparelho no Brasil, aliás, tempo record para a fabricante no país.

Programa Beta do Oreo para o Galaxy S8

No dia 2 de novembro do ano passado, a divisão mobile da gigante sul-coreana deu início ao programa Beta de atualização do Android 8.0, do qual um pequeno número de usuários fez parte. Este programa chegou ao fim no dia 17 de janeiro.

Em comunicado sobre o fim do programa Galaxy Beta, a equipe da Samsung disse: “Nós faremos o nosso melhor para distribuir a versão oficial do software em janeiro assim que possível”.

Como dito acima, a Samsung começou a liberar a versão final do Oreo para a linha Galaxy S no início de fevereiro na Alemanha, França, Emirados Árabes Unidos e Índia, e no final de fevereiro no Brasil.

E aí, o seu smartphone já está rodando a última versão do Android?

_______________

Artigo atualizado, em 28 de fevereiro, com informações sobre a atualização do Galaxy S8 para Android Oreo no Brasil.

Mais sobre: android galaxy samsung