A MediaTek é uma empresa que desenvolve e fabrica chipsets* para smartphones e tablets Android de diversas marcas. Pouco a pouco ela começa a se destacar no mercado global de tecnologia móvel, apresentando produtos de excelente desempenho e preços acessíveis.
Segunda maior produtora de processadores no ranking mundial, a MediaTek cresceu tanto nos últimos anos, que já possui 1 terço do mercado, e agora ameaça a líder Qualcomm, produtora dos famosos chips Snapdragon.
*chipset: conjunto de chips aplicados numa placa lógica.Depois que a Intel decidiu “colocar a viola no saco” e desistir de vez dos fracassados processadores Atom para smartphones, o caminho ficou ainda mais aberto para termos nos próximos anos uma disputa quentíssima entre os chips da MediaTek e da Qualcomm, revivendo a era de ouro dos PCs, quando Intel e AMD dividiam os olhares da galera que montava seus próprios computadores.
E a história é muito parecida mesmo: nos anos 2000, de um lado tínhamos a AMD, com seus processadores que buscavam o melhor custo-benefício (esse papel agora é da MediaTek). E do outro lado tínhamos a Intel, que mirava na performance à qualquer custo (o mesmo vale agora para a Qualcomm).
Certamente quem sairá ganhando nessa briga somos nós consumidores, já que teremos cada vez mais inovações em ambos os lados.
Um pouco da história
A MediaTek surgiu em 1997 como uma divisão da empresa chinesa United Microeletronics Corporation, que desenvolvia processadores para equipamentos eletrônicos.
A divisão cresceu e se tornou uma empresa independente, com sede em Taiwan, e entrou para o mundo dos smartphones em 2011, quando apresentou o processador Cortex A9 de 1,0 GHz. No ano seguinte, lançou o MT6589, seu primeiro chip Quad Core, que foi adotado pela Alcatel rapidamente.
Mesmo em meio às críticas recebidas, os primeiros chipsets MediaTek passaram a ser utilizados por diversas marcas chinesas como Acer, Lenovo, Alcatel, ASUS, ZTE e Huawei. Posteriormente, foram incorporados pela Sony, que ajudou a impulsionar a marca e seus produtos.
Um pouco mais tarde a empresa surpreendeu o mercado apresentando o primeiro processador True Octa Core para dispositivos móveis, ou seja, com oito núcleos trabalhando de forma independente e simultânea.
Destaques nos testes
Os processadores da MediaTek destacam-se nos testes de desempenho benchmark, no baixo consumo de energia e na excelente experiência multimídia quando comparados ao seu maior rival, o Snapdragon, grande nome da Qualcomm. Além dos preços baixos garantidos pela produção em grande escala que tornam a marca cada vez mais procurada por seus parceiros.
Desde 2015 a MediaTek vem chamando a atenção do mercado com seu chipset top, o Helio X20 – o primeiro a trazer dez núcleos de processamento (Deca Core). Diversos testes colocaram este chipset à frente dos equivalentes Snapdragon e Exynos, da Samsung.
Apesar dos rumores levantados por alguns sites sobre problemas de aquecimento no Helio X20 (prontamente desmentidos pela empresa), o chipset se mostrou bastante eficiente, tanto no controle térmico quanto no consumo de energia. Aparelhos baseados no X20, como o HTC One A9 e o Meizu Pro 6, chegam a consumir 30% menos energia que os baseados no X10.
Para este ano a empresa promete os aguardados Helio X25 e HelioX30, sendo este primeiro uma variante do X20 com mais poder de processamento e novos recursos.
Segundo rumores, o aguardado Helio X30 também irá combinar dez núcleos divididos em três blocos (clusters) de processadores como o X25, porém, com a diferença de blocos mais potentes que poderão alcançar incríveis 160 mil pontos no teste AnTuTu, como vemos nas imagens compartilhadas pelo site Weibo.
Novidades
Os primeiros smartphones com o Helio X25 devem chegar ao mercado ainda neste segundo semestre de 2016, porém o X30 só deve aparecer em lançamentos de 2017. Você já pode conferir todas as especificações do X25 no site oficial da MediaTek. Mas sobre o X30 tudo o que temos por enquanto são rumores.
Muitas novidades ainda irão surgir envolvendo o nome da companhia taiwanesa MediaTek, e acompanhando o Mobizoo você ficará em dia com todas elas.
E você, caro leitor? Já conhecia a MediaTek? Tem algum dispositivo que roda com a tecnologia desta marca? Conte-nos! Aqui no Mobizoo as opiniões são muito bem-vindas.