Sim, a MediaTek é líder mundial de processadores para celular

Nós aqui no Mobizoo acompanhamos vários grupos brasileiros sobre smartphones, e, por incrível que pareça, ainda tem muita gente que torce o nariz para um modelo quando o seu chip é MediaTek.

Felizmente este é apenas um recorte dentro do público mais “nerd” ou “geek”, pois a grande maioria dos consumidores já abraçou aquela que há algum tempo é a maior fabricante de chips para celulares do mundo, como apontam os últimos dados da IDC.

MediaTek é líder mundial de processadores para celular - Mobizoo

De acordo com a consultoria, a MediaTek é a número 1 no Brasil, na América Latina e no mundo; com a participação global da companhia saltando de 36,7% para 41,4% no segundo trimestre de 2023.

No Brasil a empresa tem quase 30% de participação no setor, e na América Latina são “apenas” 43% de market share entre os chipsets para smartphones.

“A MediaTek está comprometida com a visão de usar a tecnologia mais avançada do mundo para criar produtos de ponta que melhoram nossas vidas de forma significativa. E isso se reflete em nossa posição de liderança em vários mercados”, ressalta Samir Vani, diretor de desenvolvimento de negócios da MediaTek para a América Latina.

Os chips da MediaTek evoluíram muito nos últimos anos, e por isso hoje estão presentes em praticamente todas as fabricantes – Samsung, Motorola, Xiaomi, Realme, entre outras –, e dispositivos como o Galaxy A34 são destacados pelo desempenho do “coração” da taiwanesa (eu mesmo elogiei este item no meu review).

Recentemente a MediaTek anunciou o seu primeiro processador Dimensity de 3nm, desenvolvido em parceria com a TSMC e destinado aos smartphones topos de linha, e o novo componente deve estar disponível em grande escala em 2024.

Avatar photo

Anderson Mansera

Especialista em Tecnologia e Design com mais de 20 anos de experiência no mercado de produtos eletrônicos e soluções digitais, com participação em eventos internacionais e projetos para grandes empresas. Retrogamer e tecladista nas horas vagas.

Mais sobre: MediaTek