Como você já deve saber, temos o seguinte cenário atual no mercado mundial de smartphones: Samsung rindo à toa, Apple em queda, e uma forte invasão dos celulares chineses nas listas dos mais vendidos. E tem mais: de acordo com o mais recente relatório trimestral da IDC (International Data Corporation), as fabricantes chinesas OPPO e Vivo (pouco conhecidas por aqui) tomaram o lugar das conhecidas Xiaomi e Lenovo na lista das 5 maiores.
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Segundo Melissa Chau, gerente sênior da IDC, as empresas que mais se destacaram nas vendas, foram as que estão voltadas para atenderem aos consumidores mais sofisticados. Esses resultados mostram como a paisagem dos smartphones está sujeita à mudanças constantemente e que a fidelidade do cliente vem se tornando o maior desafio para as principais marcas.
De acordo com os últimos dados, a Samsung liderou o mercado global com uma quota de 24,5 por cento do mercado, seguida pela Apple em 15,3 por cento de participação. A Huawei teve 8,2 por cento de participação enquanto OPPO e Vivo têm 5,5 por cento e 4,3 partes por cento do mercado, respectivamente.
Top Five das Marcas
A gigante coreana Samsung manteve a liderança no mercado de smartphones em todo o mundo, e apesar de um declínio de 0,6%, a nova linha dos Galaxy S7 e S7 Edge foram largamente vendidos. Dentro dos mercados emergentes, a Samsung tem apresentado um bom desempenho com linhas mais acessíveis, atendendo aos consumidores mais conscientes de seus orçamentos e conseguindo desta forma novos consumidores.
A Apple conheceu o declínio pela primeira vez em sua história, e seus volumes de vendas caíram 16,3% em relação ao ano passado. Nos mercados emergentes a Apple ainda é vista como uma marca cara e a empresa anunciou o novo iPhone SE, com o mesmo poder do S6, alvejando um público de Android nesta mesma faixa de preços.
A Huawei saiu do domínio chinês e teve uma expansão do crescimento de 58,4%, garantindo a terceira colocação do Top Five. A marca tem apostado em um público mais exigente, na concorrência com a Apple e a Samsung. O top da marca é o modelo P9, um smartphone que promete as melhores fotos com as tradicionais lentes Leica. No Brasil a marca é conhecida como a patrocinadora de grandes times de futebol, entre eles o Santos.
A OPPO que possuía um foco maior em vendas internas, partiu da Tailândia em 2010 e desde de 2011 tem se expandido pela Ásia, Oriente Médio e África, e agora, ainda timidamente, na América do Norte. A marca conhecida por seus componentes audiovisuais, avança investindo grandes orçamentos em marketing de patrocínio em entretenimento para aumentar a visibilidade e garantir à marca o maior crescimento do Top Five, em 153,2%.
A também chinesa Vivo, mesmo se expandindo para a Ásia e a Índia, ainda está mais focada no mercado interno da China do que a OPPO, mas mantém uma concorrência acirrada com esta, e um crescimento anual de 123,8%. Um dos seus produtos mais vendidos, o X5Pro, está entre os mais caros, US $ 300 (preço de venda). Assim como a OPPO, a Vivo tem um bom investimento em marketing de varejo e seu ponto forte é a qualidade em áudio.
Enquanto isso…
Segundo o gerente de pesquisa da IDC, Anthony Scarsella, fora da China, muitas dessas marcas são praticamente desconhecidos e a capacidade destes fornecedores chineses está em rápido crescimento para ganhar a entrada em mercados maduros, como os Estados Unidos e Europa Ocidental. E a Huawei tem provado que pode vender aparelhos cada vez mais completos. “Na China, a marca já é reconhecida como uma marca Top, agora é ir de igual para igual”, diz Scarsella.
Os dados da pesquisa indicam que as marcas mais fortes em vendas estão sofrendo uma saturação e declínio ano-a-ano, tanto a Apple quanto a Samsung. E enquanto isso a China avança em direção ao ocidente cheia de sofisticação e bom gosto. Só falta esperar por preços mais módicos, já que o preço médio de venda por lá também subiu de US $ 207 em 2013 para US $ 257 em 2015.
Você conhece todas as marcas do Top Five? Tem algum dispositivo Huawei, OPPO, Vivo, Xiaomi ou outra chinesa em ascensão? Deixe seu comentário, dê o seu parecer. Porque ao que tudo indica, em breve elas estarão circulando por aqui, como tantos outros produtos Made in China que já fazem parte da nossa rotina.