Fortnite mobile: 20 dicas para mandar bem

Os jogos do gênero Battle Royale começaram tímidos, com jogos de pouca expressividade. Até que, em 2017, foi lançado PlayerUnknown’s Battlegrounds, que já batia recordes de vendas enquanto ainda estava em Acesso Antecipado, ou seja, jogável mas ainda não finalizado. Obviamente que PUBG não reinaria sozinho por muito tempo e isso aconteceu com o lançamento de Fortnite Battle Royale.

O título saiu para computadores e consoles, sendo recentemente lançado para celulares. Quer saber como ser o último sobrevivente a partir da tela do seu iPhone ou Android? Então confira essas 20 dicas para mandar bem no Fortnite mobile!

Leia mais sobre games: Os 15 melhores jogos gratuitos disponíveis no Steam

1. Altere a sensibilidade dos controles de toque

A principal diferença entre o Fortnite mobile para a versão original são seus controles, que passam a ser através da tela de toque. Por isso, a produtora Epic Games adicionou às configurações um ajuste para a sensibilidade. O padrão é 40 mas, se está vendo que está demorando muito – ou indo rápido demais – para executar uma ação ou mover a câmera, acesse as configurações do jogo e vá testando até encontrar a sensibilidade ideal.

Fortnite mobile: controle de sensibilidade - Mobizoo

2. Abuse do indicador de som

Outra diferença entre as versões móvel e de mesa do Fortnite Battle Royale é o indicador de som. Enquanto nos computadores e videogames você deve ter sensibilidade auditiva para entender de onde vem um tiro, a versão móvel conta com um indicador visual.

Esse indicador aparece no formato de pegadas, que aparecem ao redor de seu personagem. Caso essas indicações apareçam, prepare uma emboscada e tente surpreender o competidor que pode estar próximo de você. Caso a indicação esteja em formato de explosão, significa que alguém já está atirando em você, então corra para conseguir cobertura e preparar um contra-ataque.

Fortnite mobile: indicador de tiro - Mobizoo

3. Mas jogue com som, de preferência

Apesar desse indicador ser ideal para horas e locais que não pode jogar com barulhos, sempre prefira ouvir com som ou headphones. Os indicadores são de boa ajuda mas, se possível, continue confiando nas pistas sonoras.

4. Esquerda para movimento, direita para câmera

Como o Fortnite mobile é a adaptação de um jogo para PC, pode ser que precise de algum tempo até se acostumar com os controles. É interessante ter em mente que o canto esquerdo da tela, onde há um joystick virtual, é usado para movimentar seu personagem. Já mexer o lado direito da tela faz com que movimente sua câmera e mira.

5. Apesar de ter um botão específico, qualquer toque na tela permite atirar

Ou seja, não se preocupe tanto em acertar um botão específico para atirar com sua arma. Um toque na tela já permite que abra fogo contra os outros sobreviventes, contanto que não seja em qualquer outro ícone no controle virtual do título.

6. O que são os três ícones do canto direito

Além de usar o canto direito da tela para movimentar sua câmera e mira, também existem três botões para comandos específicos. O primeiro deles muda sua posição de agachado para levantado e vice-versa. Já o segundo aumenta o zoom de armas como rifles de precisão e o terceiro é usado para pular.

Fortnite mobile: controles - Mobizoo

7. Para maiores chances de vencer, jogue em partidas de esquadrão

O ditado “quanto mais gente, melhor” vale para o Fortnite mobile – e o para PC e consoles também, na verdade. Se está frustrado de não conseguir ser o único sobrevivente nas partidas solo, ter companheiros de batalha pode te ajudar a conseguir a tão sonhada vitória. Por isso, recomendamos que comece pelo modo Squad (esquadrão), que o permite ter até 4 parceiros na luta pela sobrevivência.

8. Em partidas de esquadrão, entre apenas com o time completo

Apesar de ser possível jogar em duplas ou trios nas partidas de Esquadrão, recomendamos que espere o time completar antes de entrar no ônibus voador. Nesse tipo de partida, os quatro jogadores normalmente andam juntos, o que significa desvantagem caso já entre com um time desfalcado.

9. Não saia da partida após morrer – aprenda os macetes do seu algoz

Uma das principais vantagens desse jogo é que não precisa esperar a partida acabar depois de perder, podendo pular imediatamente para outra partida. Porém, ao menos em suas primeiras empreitadas no Fortnite mobile, recomendamos exatamente o inverso.

Observar as partidas de outros jogadores pode oferecer dicas valiosas para melhorar seu próprio desempenho nas próximas partidas. Sempre há algo novo a se aprender e, de repente, o jogador que acabou com a sua participação pode acabar revelando seus segredos e macetes para alcançar a vitória. Seja paciente e continue assistindo a partida mesmo depois de perder.

10. Procure estar em lugares altos

Um dos principais ensinamentos sobre estratégia militar também é verdadeiro aqui. Estar em uma altura maior te confere mais visão e uma vantagem sobre seus oponentes. Diferente de PlayerUnknown’s Battlegrounds, em Fortnite Battle Royale você pode criar essa vantagem através de escadas ou construindo seu próprio forte.

Fortnite mobile: escadas - Mobizoo

11. Proteja suas escadas!

Escadas são frágeis e podem acabar fazendo com que caia para a morte certa. Por isso, lembre-se de reforçar suas escadas mais estratégicas, criando paredes que obrigam seus rivais a destruí-las antes de atacar as escadas. Ao notar que está sendo atacado, basta revidar de sua posição segura.

12. Não pare de se mover

Por mais que seja mais fácil acertar um oponente mirando parado, isso também significa que é mais fácil te acertar. Como o objetivo aqui é sobreviver e não matar todos os inimigos – lembre-se que eles podem morrer caso não estejam na zona de jogo -, mantenha-se movendo e pulando no mapa ou nos embates.

13. Planeje sua entrada

Quando uma partida começa, você sempre estará no ônibus voador, esperando para poder saltar de paraquedas e começar a partida. Porém, antes de dar o comando para pular, abra o mapa e confira a rota que ele irá percorrer. A partir daí veja os locais onde ele irá passar e escolha o ideal para seu início.

Fortnite mobile: rotas - Mobizoo

Caso seja um jogador agressivo, o ideal é ir para áreas urbanas, cheias de casas e itens para encontrar, mas também outros jogadores. Se preferir uma abordagem mais furtiva, pode saltar em uma zona de campo ou floresta, por exemplo.

14. Não esqueça da zona de jogo!

O mapa de Fortnite Battle Royale foi desenvolvido para comportar 100 competidores. Porém, após pouco tempo vários irão largar a partida, deixando o mapa mais vazio e mais difícil de encontrar alguém. Para contornar isso, apenas um segmento do mapa se torna válido, machucando e matando jogadores que estiverem fora dele.

Fortnite mobile: zonas - Mobizoo

Quanto mais tempo leva uma partida, menor essa zona vai ficando. Por isso, fique atento em relação a sua posição no mapa e se já está nessa zona.

15. Faça emboscadas nos limites da zona de controle

É importante estar ciente de sua posição dentro da zona de controle nas partidas não apenas para evitar ficar fora dela, mas também para emboscar outros jogadores que estarão correndo pela sua segurança. Um bom posicionamento em um dos cantos dessa borda – principalmente se estiver em um local mais alto – é ideal para eliminar aqueles que estão desesperados para não morrer por estar fora dessa zona.

16. Prefira armas mais raras

Todos os personagens no Fortnite mobile estão nas mesmas condições, não existindo algo como “um personagem mais forte que outro”. A diferença está no armamento que encontra e decide usar pelo caminho. Assim como em jogos colecionáveis, as armas de Fortnite Battle Royale estão subdivididas por um sistema de raridade, que demonstra seu potencial através de um sistema de cores. Confira abaixo o nível de raridade que as armas podem ter, da mais fraca para a mais forte:

Fortnite mobile: armas - Mobizoo
  • Comum: Cinza
  • Incomum: Verde
  • Rara: Azul
  • Épica: Roxa
  • Lendária: Azul

17. Colete recursos durante a partida

Assim como em Minecraft, quase tudo em Fortnite Battle Royale pode ser desmontado para virar recurso. Árvores, paredes, portas e móveis viram recursos serão úteis nos momentos finais da partida, como vamos mostrar na próxima dica.

18. Construa sua própria fortaleza nos momentos finais

Se tiver sobrevivido até os últimos 20 jogadores e tiver dentro da zona de controle, aproveite os recursos que coletou durante a partida construindo seu pequeno forte. Dessa maneira, será mais difícil que te eliminem, ao mesmo tempo que também terá uma vantagem na altura, permitindo ver o pedaço restante do mapa e acabando com a concorrência do topo de seu pequeno castelo.

Fortnite mobile: fortaleza - Mobizoo

19. As lhamas não são só decoração

Um dos principais macetes escondidos do Fortnite mobile são as lhamas. Elas parecem bichinhos inocentes e são, mas indicam que há algum segredo por perto, como recursos, armadilhas para pegar seus oponentes e armas raras. Por isso, sempre que ver uma lhama inocentemente andando pelo mapa, vasculhe as redondezas.

20. Ganhou? Então não deixe de tirar onda nas redes sociais!

Ser o único sobrevivente não é fácil, mesmo jogando em esquadrão. Por isso, quando sua primeira vitória chegar, assegure-se de registrar o momento com uma bela captura de tela e postagem em todas as redes sociais. Veja esse guia completo sobre as Instagram Stories e narre a história de sua primeira vitória no Fortnite mobile!

Mais sobre: android diversão ios iphone