Final Fantasy XV nos smartphones: nossas primeiras impressões

Final Fantasy XV é o mais recente game da famosa franquia de fantasia da Square Enix. Lançado no final de 2016, o game conta a história do príncipe Noctis, que deverá recuperar seu reinado das garras de forças malignas do Império, após a morte de seu pai, o Rei.

O RPG de ação cativou os fãs da franquia, recebeu diversos prêmios e até mesmo conteúdo colaborativo de outras franquias (como um DLC da série Assassin’s Creed). Entretanto, o game até o momento era um exclusivo de Playstation 4 e Xbox One (da Sony e Microsoft, respectivamente), o que muda drasticamente com a chegada da versão para smartphones Android e iOS: Final Fantasy XV – Pocket Edition.

Final Fantasy XV nos smartphones: primeiras impressões - Games / Mobizoo

A versão portátil

Esse lançamento trata-se de uma resumida e simplificada do game original (passando das 50h do original para 10h da versão mobile), com um estilo mais caricato, mas mantendo a história séria e dramática, inclusive com os áudios originais.

Obviamente que alguns detalhes foram omitidos ou não completamente desenvolvidos sobre a história (personagens adicionais, side-quests, coadjuvantes, etc), mas o caminho principal é extremamente fiel ao game original, e toda a conexão e desenvolvimento de Noctis e seus amigos está contada com o estilo divertido e cartunesco do game.

Gameplay

Final Fantasy XV nos smartphones: primeiras impressões - Gameplay

A jogabilidade segue o padrão do rpg de ação, onde você controla o personagem e deverá atacar em tempo-real os inimigos, realizando esquivas e utilizando pontos de experiência para aprimorar suas habilidades.

Entretanto, felizmente os controles foram adaptados para a interface dos smartphones: Tocando nos inimigos, você realizará ataques diretos, arrastando o dedo pelo cenário você movimentará Noctis (os companheiros de viagem são controlados pelo computador), também é possível alternar entre as armas de Noctis utilizando uma barra de habilidades que fica disponível no canto inferior direito da tela.

Gráficos

Final Fantasy XV nos smartphones: Gráficos

Os gráficos são parte do charme dessa versão: Os personagens são extremamente carismáticos e divertidos, com seus designs adaptados para um estilo mais ‘fofo’ do que o original. O estilo gráfico lembra bastante um game da saga lançado para Nintendo DS: Final Fantasy: The 4 Heroes of Light. 

Os ambientes e localidades principais continuam sendo fielmente retratados no novo estilo, e você não perderá nada ao experienciar a versão portátil. Os inimigos, chefes e invocações também ficaram muito divertidos em suas adaptações, mantendo suas essências e personalidades.

Conclusão

Final Fantasy XV nos smartphones: primeiras impressões - Conclusão

O game, assim como a grande maioria dos jogos disponíveis pela Square Enix nas stores, é pago. Entretanto, é possível jogar (e apaixonar-se) o primeiro capítulo de graça, para sentir um pouco a experiência mobile.

Apesar de ser uma versão um pouco mais automática em relação aos controles, o clima de road trip do game original é mantido, e você poderá saborear tudo isso diretamente na tela do seu celular. O interessante é essa iniciativa de adaptar uma experiência de console para os smartphones, contendo todos os detalhes principais e modificando o estilo gráfico para caber dentro de um aplicativo, utilizando o potencial de smartphones.

E na sua opinião, quais outros jogos de console ficariam bem no smartphone? Quais games você gostaria de jogar? Compartilhe conosco sua opinião!

João Bonorino

João Bonorino

Analista de Testes, apaixonado por sintetizadores, cinema independente, livros de terror, tatuagens, metalcore e geometria, tão curioso quanto aleatório.

Mais sobre: Apple Diversão