Final Fantasy XV é o mais recente game da famosa franquia de fantasia da Square Enix. Lançado no final de 2016, o game conta a história do príncipe Noctis, que deverá recuperar seu reinado das garras de forças malignas do Império, após a morte de seu pai, o Rei.
O RPG de ação cativou os fãs da franquia, recebeu diversos prêmios e até mesmo conteúdo colaborativo de outras franquias (como um DLC da série Assassin’s Creed). Entretanto, o game até o momento era um exclusivo de Playstation 4 e Xbox One (da Sony e Microsoft, respectivamente), o que muda drasticamente com a chegada da versão para smartphones Android e iOS: Final Fantasy XV – Pocket Edition.
- Veja também: Os jogos mais estranhos para Android
A versão portátil
Esse lançamento trata-se de uma resumida e simplificada do game original (passando das 50h do original para 10h da versão mobile), com um estilo mais caricato, mas mantendo a história séria e dramática, inclusive com os áudios originais.
Obviamente que alguns detalhes foram omitidos ou não completamente desenvolvidos sobre a história (personagens adicionais, side-quests, coadjuvantes, etc), mas o caminho principal é extremamente fiel ao game original, e toda a conexão e desenvolvimento de Noctis e seus amigos está contada com o estilo divertido e cartunesco do game.
Gameplay
A jogabilidade segue o padrão do rpg de ação, onde você controla o personagem e deverá atacar em tempo-real os inimigos, realizando esquivas e utilizando pontos de experiência para aprimorar suas habilidades.
Entretanto, felizmente os controles foram adaptados para a interface dos smartphones: Tocando nos inimigos, você realizará ataques diretos, arrastando o dedo pelo cenário você movimentará Noctis (os companheiros de viagem são controlados pelo computador), também é possível alternar entre as armas de Noctis utilizando uma barra de habilidades que fica disponível no canto inferior direito da tela.
Gráficos
Os gráficos são parte do charme dessa versão: Os personagens são extremamente carismáticos e divertidos, com seus designs adaptados para um estilo mais ‘fofo’ do que o original. O estilo gráfico lembra bastante um game da saga lançado para Nintendo DS: Final Fantasy: The 4 Heroes of Light.
Os ambientes e localidades principais continuam sendo fielmente retratados no novo estilo, e você não perderá nada ao experienciar a versão portátil. Os inimigos, chefes e invocações também ficaram muito divertidos em suas adaptações, mantendo suas essências e personalidades.
Conclusão
O game, assim como a grande maioria dos jogos disponíveis pela Square Enix nas stores, é pago. Entretanto, é possível jogar (e apaixonar-se) o primeiro capítulo de graça, para sentir um pouco a experiência mobile.
Apesar de ser uma versão um pouco mais automática em relação aos controles, o clima de road trip do game original é mantido, e você poderá saborear tudo isso diretamente na tela do seu celular. O interessante é essa iniciativa de adaptar uma experiência de console para os smartphones, contendo todos os detalhes principais e modificando o estilo gráfico para caber dentro de um aplicativo, utilizando o potencial de smartphones.
E na sua opinião, quais outros jogos de console ficariam bem no smartphone? Quais games você gostaria de jogar? Compartilhe conosco sua opinião!