A Samsung está trazendo jogos da Steam diretamente para a sua TV

Cansado de carregar o notebook gamer pesadão para poder desfrutar de seus jogos? Sente saudade da boa e velha jogatina de sofá entre amigos? Acha que seus títulos de última geração merecem uma tela maior? Então você vai gostar da novidade que a Samsung está colocando em suas Smart TVs.

Anteriormente a empresa coreana havia anunciado que estava trabalhando em um projeto que possibilita o streaming de games da Steam  diretamente para suas TVs através do aplicativo Steam Link, e agora acaba de liberar a versão beta para testes (somente para quem tem uma Smart TV 4K), enquanto novas funcionalidades vão sendo adicionadas.

A aplicação

O aplicativo conta com suporte ao amplamente criticado Steam Controller e ao controle sem fio do Xbox da Microsoft para você jogar no conforto do seu sofá, necessitando também de uma conexão de internet realmente forte para estabelecer e manter o streaming direto sem interferências.

A vantagem é de não ser necessário adquirir o aparelho da Steam Link em si, cuja função era de conectar a plataforma da Steam com televisores sem o uso de cabos e fios. Essa aplicação trará uma economia de espaço e de investimento. Inicialmente ele permitirá o suporte a vídeos com qualidade de 1080p a 60fps, mas a empresa coreana informou que o suporte a 4K está sendo desenvolvido.

Controvérsias

Entretanto, a utilidade do aplicativo pode ser contestada, visto que, no caso de uso de notebook, a utilização de um cabo HDMI já supre a necessidade utilizando o Modo Big Picture da plataforma, não exigindo que o investimento em uma televisão de 4K seja feito. Já no caso de um computador desktop, outras televisões já contam com suporte a isso, como o aplicativo Moonlight das Smart TVs que possuem Android.

Caso você não saiba como realizar a conexão com o Modo Big Picture, segue um breve tutorial:

  • Conecte o computador na televisão via cabo HDMI;
  • Abra o aplicativo da Steam no PC, já contando com o controle conectado ao sistema;
  • No menu superior, clique em “Exibir” e selecione a opção “Modo Big Picture“;

Agora você poderá controlar toda a aplicação sem o uso do mouse e teclado, tendo uma experiência mais próxima à que é proporcionada pelos consoles, podendo escolher os games e interações com o sistema utilizando os botões do próprio controle (inclusive a inserção de textos). Lembrando sempre que apenas os games que possuem compatibilidade com controles (e não são todos) irão funcionar nesse modo.

Caso você queira tornar essa opção padrão para quando iniciar a Steam (especialmente se o seu computador funcionar mais como “console”), você pode realizar a configuração da seguinte forma:

  • Abra o aplicativo da Steam, como nas instruções anteriores;
  • Clique na opção de “Configurações” do menu superior;
  • Na tela que abre, selecione a opção “Interface” no menu da esquerda e marque a opção “Iniciar o Steam no Modo Big Picture“.