6 dicas para fortalecer a segurança de sua hospedagem web

Siga no Google News

Um servidor privado virtual, também conhecido como VPS, é um serviço de hospedagem na web mais adequado para proprietários de sites que desejam gerenciar sites, realizar operações online e armazenar seus próprios dados. Os planos de hospedagem VPS têm preços razoáveis em comparação com os recursos que eles fornecem.

Com a hospedagem VPS, você tem maior confiabilidade e mais controle sobre seu servidor, o que é especialmente benéfico se você tiver um site em crescimento com tráfego crescente. Embora a maioria dos provedores de hospedagem de primeira linha tenham medidas de segurança adequadas, nenhuma plataforma de hospedagem é totalmente segura contra hackers.

Felizmente, a hospedagem VPS permite que você atualize sua segurança básica para um nível superior, incluindo os seguintes recursos:

Considere a hospedagem gerenciada

Quando você usa hospedagem VPS, você tem acesso root completo ao servidor, dando a você controle total sobre segurança e desempenho. Muitos usuários de servidores privados virtuais não possuem uma equipe técnica ou um departamento de TI, o que é bom se eles estiverem familiarizados com as operações do servidor. Nesses casos, eles poderão aumentar a segurança por conta própria.

No entanto, para usuários que não possuem esse conhecimento, o VPS gerenciado é uma excelente escolha. Portanto, o primeiro passo para garantir que o site tenha um nível mais alto de segurança é avaliar suas habilidades e descobrir se você pode gerenciar seu servidor e sua segurança por conta própria.

Criando uma senha forte

Usar SSH para fazer login em seu servidor é fundamental para manter sua segurança. Altere seu cofre de senha SSH padrão para uma senha forte que inclua dígitos, caracteres não alfanuméricos, letras minúsculas e maiúsculas. Uma política de site deve ser estabelecida para alterações frequentes de senha. As senhas são uma das medidas de segurança mais básicas a serem implementadas, mas são responsáveis por muitas violações de dados e falhas de sistema que são facilmente evitáveis.

Limitar tentativas de login

Os hackers estão constantemente à procura de vulnerabilidades em um servidor, como uma senha comumente usada. Você pode proteger seus dados contra ataques limitando o número permitido de tentativas de login malsucedidas. Considere fazer com que o sistema seja redefinido após duas ou três tentativas de login com falha. O Login Fail Daemon pode ajudar a identificar ataques cibernéticos e impedir que sejam usados bloqueando endereços IP.

6 dicas para fortalecer a segurança de sua hospedagem web - Mobizoo

Monitorando os logs do servidor

Você pode monitorar o que está acontecendo com seu servidor observando os logs do servidor. Você deve acompanhar seus registros para identificar rapidamente quaisquer problemas que possam surgir. Configurar uma notificação por e-mail para problemas ou avisos pode ser útil se você quiser acompanhar um evento em tempo real.

Você também deve ter um plano para lidar com esses problemas, caso eles surjam. Indique quem encontrará esses erros, como eles serão corrigidos e quando devem ser corrigidos. Além disso, examine os logs regularmente para identificar tendências em erros ou problemas e, em seguida, trabalhe com sua empresa de hospedagem para resolver os problemas e investigar possíveis medidas preventivas.

Utilize a versão de software mais recente

Se o programa que você está usando estiver desatualizado, pode ser mais fácil atacar. Torne um requisito atualizar regularmente o software, verificar se há atualizações e realizar manutenção de rotina em todo o hardware e conexões. Manter as atualizações do sistema garante que você esteja tomando todas as precauções necessárias para evitar problemas. Se você quiser evitar ataques de hackers, atualize qualquer software em seu servidor e seu site, como um sistema de gerenciamento de conteúdo, para a versão mais recente.

Proteja seu servidor contra malware

A instalação de um firewall em seu servidor permite restringir o acesso a endereços IP específicos e filtrar o tráfego indesejado. O uso de software antivírus também pode ajudá-lo a detectar atividades suspeitas.

Quer o seu site use um servidor VPS gerenciado ou você mesmo gerencie o servidor, você deve sempre ficar de olho nas explorações. Patches para o sistema operacional básico impedem que hackers usem exploits conhecidos para atacar seus servidores.

Últimas palavras

A hospedagem VPS é um ambiente seguro, mas há muitas maneiras de aumentar a proteção do seu servidor e do seu site. Se você seguir as sugestões mencionadas acima, poderá proteger totalmente seu site contra ataques cibernéticos.

Quando se trata de segurança, você precisa adotar uma abordagem proativa. Recomenda-se ter camadas de proteção para garantir que seu site seja difícil de hackear ou comprometer.

Foto de capa: Christina Morillo (Pexels)

Avatar photo

Anderson Mansera

Especialista em Tecnologia e Design com mais de 20 anos de experiência no mercado de produtos eletrônicos e soluções digitais, com participação em eventos internacionais e projetos para grandes empresas. Retrogamer e tecladista nas horas vagas.

Mais sobre: Segurança

Receba novos conteúdos como este no seu email!