Película de gel: é boa mesmo? Quando usar?

Se o seu celular possui tela curva, ou apenas as bordas do vidro frontal arredondadas (2.5D), certamente ele não se dá bem com as películas de vidro. Sendo assim, é hora de apostar numa película de gel para garantir a proteção necessária ao seu aparelho.

Neste artigo, apresentarei as vantagens e desvantagens deste tipo de película, e também mostrarei quais são os casos mais indicados para o seu uso. Acompanhe.

Película de gel: é boa mesmo? Quando usar? - Mobizoo

Película de vidro ou película de gel?

A tela é ao mesmo tempo o componente mais importante e mais caro de um smartphone, e por isso, para evitar grandes prejuízos, é fundamental protegê-la.

Riscos superficiais deixaram de ser um problema, já que a grande maioria dos aparelhos disponíveis no mercado contam com o vidro Gorilla Glass, que é bem difícil de ser arranhado em situações normais do dia a dia.

Agora, em caso de queda, não adianta: só a sorte pode salvar seu dispositivo de um terrível trincado se ele não estiver usando uma película.

Não é à toa que hoje em dia muita gente já sai da loja com uma película de vidro aplicada em seu celular, mesmo que essa nem seja a solução mais indicada para o modelo.

Extremamente popular, a película de vidro pode ser encontrada em qualquer esquina por cerca de 10 reais, enquanto uma boa película de gel só pode ser comprada em lojas especializadas, por preços que giram em torno dos 50 reais.

Mas não tem jeito: se o seu celular possui display curvo, como o do Galaxy S8 por exemplo, você pode gastar até 100 reais testando diferentes películas de vidro, até chegar a conclusão de que só uma película de gel irá aderir perfeitamente à superfície do painel.

Seguindo as dicas do Mobizoo, você não precisa perder esse dinheiro.

Película de gel para celular: propriedades

Película de gel: propriedades

As películas de gel, também conhecidas como películas TPU (thermoplastic polyreuthane) surgiram como alternativa às antigas (e limitadas) películas de plástico e as populares películas de vidro.

Por serem feitas de material maleável, as películas de gel se adaptam com facilidade em aparelhos com vidro curvo (3D) ou vidro de bordas arredondadas (2.5D), cobrindo totalmente a superfície da tela e garantindo proteção total.

Sua espessura é menor que a da película de vidro, porém sua eficiência na absorção de impactos é a mesma, com a vantagem de não trincar quando um acidente acontece. Desta forma, ela garante ao mesmo tempo maior durabilidade e melhor sensibilidade ao toque.

Além disso, um dos “poderes” mais legais desta película é o da “cura”. Assim como o Wolverine, ela pode se regenerar de um “ferimento” leve, voltando ao seu estado normal após alguns dias.

Mas infelizmente nem tudo é perfeito, e arranhados mais profundos, feitos por chaves e outros objetos do cotidiano podem sim danificar permanentemente esta película.

Finalmente, é importante destacar que este tipo de película tende a se desgastar mais nas extreminades, caso o usuário não utilize uma capa que proteja as bordas da tela.

Propriedades da película de gel/TPU
Propriedades da película de gel/TPU. Fonte: Phone Arena.

Quando devo usar uma película de gel?

Se você possui um celular com tela curva (3D), você não tem escolha: nenhuma película de vidro vai se encaixar direito no seu dispositivo, portanto a película de gel é sua única opção.

Agora, se seu aparelho possui tela com vidro plano ou com bordas arredondadas (2.5D), tudo vai depender do tipo de usuário que você é.

Se você é uma pessoa desastrada e vive derrubando o celular, a película de vidro não é muito indicada, já que você precisará trocá-la toda vez que ela trincar. A película de gel não trinca, e por isso pode ser usada por mais tempo.

Por outro lado, se você costuma guardar seu smartphone no bolso ou na bolsa junto de chaves, canetas, fones de ouvido, carregadores e o que mais lhe der na telha, é melhor usar uma película de vidro, já que a película de gel irá se desgastar com muito mais facilidade nesse cenário.

Como aplicar a película de gel?

Se você já se decidiu pela película de gel, é hora de comprar uma de boa qualidade e aplicá-la em seu smartphone. Para essas duas tarefas, nós recomendamos a Gorila Shield.

Além de ser muito bem avaliada pelos consumidores, a Gorila Shield possui películas para todos os smartphones mais populares do mercado (inclusive os lançamentos mais recentes), e conta com uma equipe de especialistas que está sempre pronta para te ajudar.

Aliás, os caras fizeram um vídeo bem legal explicando como aplicar a película de gel. Confira:

Agora é sua vez: conte aí nos comentários o que você acha da película de gel, e deixe também o seu relato de uso. Nós queremos saber!

Mais sobre: manutenção