Mobile Marketing: conheça tudo e aprenda a aplicar

Com a presença de usuários cada vez mais frequentes na internet e celulares, empresas e marcas precisam investir em estratégias para chamar a atenção do público e conseguir bons resultados. Para isso, as estratégias de mobile marketing são uma excelente opção para atrair clientes e melhorar o faturamento do negócio.

O que é mobile marketing e como ele ajuda nos negócios?

O mobile marketing é uma estratégia que visa a interação, influência e relacionamento com o público por meio dos dispositivos móveis e suas funcionalidades/ferramentas e abrangem tecnologias como tablets, smartphones, smartwatch e outros aparelhos móveis.

Assim, destinar parte do capital da empresa para o mobile marketing é necessário para atingir as comunidades com mais facilidade e possibilitar a localização da marca em qualquer local, melhorando os resultados e aumentando o destaque no mercado, além dos benefícios que proporciona para as empresas que investem nesta estratégia.

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Vantagens em investir no mobile marketing

Uma maneira de atingir o público-alvo é apostando em ações para os dispositivos móveis, seja com a criação de conteúdos ou publicidade em redes sociais e buscadores.

Isso porque os celulares, por exemplo, podem ser usados no transporte para o trabalho, em casa e nos mais diversos ambientes, fazendo com que boa parte dos usuários fiquem um tempo considerável conectados, buscando informações,recomendações, produtos e conteúdos para diversão.

Considerando estes fatores, é importante conhecer as vantagens e possibilidades que o mobile marketing pode agregar na empresa:

1. Crescimento nas compras

As pessoas estão mais conectadas, ou seja, o número de compras via dispositivos móveis obteve um crescimento que interessa muito aos empresários.

A jornada de compra em muitos casos já é iniciada com pesquisas pelo celular, logo as compras se tornam mais simples, fáceis e rápidas.

Assim, devido essa facilidade e aumento no uso dos celulares, ter sites e aplicativos voltados para o bom uso nos dispositivos móveis é crucial para alcançar o público em diferentes locais e aumentar o índice de vendas.

2. Agilidade na comunicação

O público quer mais praticidade e respostas mais ágeis, devido a rotina cada vez mais rápida e urgente, o que demanda um atendimento de prontidão e simplificado.

Nesse sentido, utilizar mensagens via SMS e Whatsapp é uma opção com ótimo custo-benefício e que proporciona um ótimo retorno para os clientes, solucionando suas dúvidas, além de permitir construir uma boa relação cliente-empresa.

Isso ocorre principalmente porque as ferramentas agilizam o contato e possibilitam configurar mensagens instantâneas e específicas para determinados problemas, otimizando todo o fluxo.

3. Localização dos usuários

O acesso à geolocalização do público-alvo permite que as empresas e marcas possam organizar melhor suas ações de mobile marketing.

Tal mensuração possibilita a criação de anúncios que podem impactar pessoas em diferentes localizações, mas se torna ainda mais eficaz para campanhas para localizações específicas, determinando o local que os clientes mais acessam as páginas.

4. Aplicativos como ferramentas e mobile marketing

Os apps têm um papel importante na rotina dos indivíduos que se tornaram assíduos nas redes sociais e outras ferramentas.

Assim, as marcas podem se preparar para investir nestes canais para divulgar o seu negócio e ter um excelente faturamento, facilitando ainda mais a comunicação com o público e permitindo uma compra ainda mais rápida, além de favorecer a criação de uma comunidade.

Ações que podem ser feitas para mobile marketing

Elaborar estratégias específicas é muito importante para chamar a atenção do público e captar clientes, fortalecendo a sua marca no meio online por meio do marketing digital.

As ferramentas e campanhas disponíveis são:

1. QR Code

O QR code é uma tecnologia que pode gerar excelentes resultados para o mobile marketing.

Basicamente, esse é um modelo de código de barras simplificado em 2D que a pessoa pode usar uma câmera para a leitura e, com isso, ser redirecionada para uma página de compra, por exemplo.

Este recurso permite aumentar o alcance das estratégias de marketing tradicional, direcionando os clientes para o site da empresa ou marca de modo simples e muito seguro.

Mais ainda, é um redirecionamento para a propriedade da empresa, facilitando a ação do usuário ao mesclar ambiente real e digital, como pode ser feito em propagandas televisivas.

2. Páginas responsivas

Sites responsivos são essenciais para que os usuários de dispositivos móveis possam visualizar os conteúdos digitais com qualidade.

Esta estratégia é importante não apenas no mobile, mas no marketing digital como um todo, permitindo a adequação do site conforme a tela usada para acessar a página. Inclusive, esse é um fator determinante para o posicionamento nos mecanismos de busca.

3. Redes sociais

A maioria dos usuários acessa as redes sociais por dispositivos móveis. Considerando este fato, é importante que as empresas preparem boas estratégias para estes canais, podendo aumentar o interesse.

O Instagram Ads, por exemplo, é uma plataforma que permite a elaboração de anúncios pagos que podem ser veiculados em posts no feed, carrosséis e stories.

Apostar nessa estratégia é um jeito de segmentar o público e alcançar nichos específicos, conforme os objetivos da marca, algo que gera boas vendas e permite divulgar conteúdos de qualidade.

4. E-mails

O e-mail é um excelente canal para a captação e nutrição dos leads. Uma rede de contato eficiente pode ajudar na interação, a conhecer melhor as pessoas, entender o momento em que se encontram e, assim, oferecer os produtos e serviços para os usuários em um momento adequado.

Portanto, ser honesto com os clientes, explorar as redes sociais, focar nas vantagens e experiências que podem ser oferecidas e não ser invasivo são pontos que, se bem desenvolvidos, podem render ótimos ganhos para as empresas, marcas e influenciador digital, criando comunidades mais fortalecidas e, inclusive, que contribuem para a criação de publicidades orgânicas.

Imagem de capa: Creativeart

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