Os melhores jogos retrô para celular (2018)

Jogar Fortnite no celular pode ser uma boa pedida, mas de vez em quando tudo que alguém pode querer é reviver os maiores clássicos. Existem inúmeros jogos desse tipo, tanto para Android quanto para iOS, que você pode baixar agora mesmo. Para tanto, aqui estão os melhores!

Foto por Max Pixel/ CC0 Public Domain

Para começar, um clássico. Space Invaders é amplamente considerado um dos jogos mais importantes de todos os tempos. Originalmente desenvolvido para arcades, a versão original foi tão popular que causou uma escassez de moedas em ienes no Japão.

O jogo conquistou o coração de inúmeros fãs e foi um dos principais responsáveis pela popularização de games para o público em geral. Tudo isso se deve a sua jogabilidade, que é tão simples quanto envolvente e entretêm os gamers até hoje.

O jogador assume o comando de um tanque para defender a Terra de ondas infinitas de invasores alienígenas ao mesmo tempo em que se protege dos ataques utilizando as barreiras fixas do cenário.

A dificuldade aumenta progressivamente e não há um limite para a quantidade de pontos que podem ser alcançados, o que tornou o jogo um terreno fértil para jogadores ávidos por quebrar recordes. O atual pertence a Knucklez que atingiu 110,510 pontos em outubro de 2011 – praticamente 30 anos depois do lançamento nos arcades.

A nova edição do game conta com três métodos de controle otimizados para o celular, quatro modos de tela diferentes e diversos bônus para os fãs mais hardcore, com destaque para o material exclusivo do desenvolvimento do jogo original.

Pacman para celular
Foto por SketchPort/ CC BY 4.0

Pac-Man é outro jogo muito popular cuja jogabilidade ainda é surpreendentemente divertida nos dias atuais. O jogador guia o Pac-Man através dos labirintos e precisa comer um determinado número de pontos para passar de nível enquanto evita os fantasmas Blinky, Clyde, Inky e Pinky.

Eles podem ser vencidos com o uso de um poder especial e o jogador ganha uma vida extra com 10.000 pontos, mas a baixa curva de aprendizado não significa que o game é fácil e os níveis mais avançados beiram o impossível.

A versão para smartphones conta com todos os labirintos do jogo original e novos labirintos criados exclusivamente para ela. Além disso, também estão disponíveis três dificuldades diferentes e suporte para controles que imitam os controles de videogames antigos.

SimCity para celular
Foto por SimCity: BuildIt/Public Domain

SimCity é um dos maiores clássicos dos anos 80 e a versão mobile “Build It” é uma das melhores adaptações disponíveis. A jogabilidade era diferente de tudo que existia na época e isso quase fez com que o game original não fosse lançado.

Felizmente, a desenvolvedora acreditou no criador Will Wright e o game conseguiu atingir um grande sucesso de público e crítica. O objetivo principal do jogo é criar e administrar uma cidade praticamente do zero e existem diversas maneiras diferentes de “vencer”.

É possível construir diversos tipos de prédios e monumentos históricos, fornecer serviços básicos e essenciais para a população e testar diferentes maneiras de lidar com problemas reais como trânsito e poluição. Tudo isso faz com que o título seja um dos melhores para quem gosta de administrar coisas em larga escala.

Cada decisão no jogo é importante para fazer a cidade crescer e aumentar a felicidade dos cidadãos. A versão mobile ainda conta com um elemento social através do Clube de Prefeitos e permite a possibilidade de realizar trocas, conversas e diversas competições temáticas com outros jogadores.

Chrono Trigger para celular
Foto por BagoGames/ CC BY 2.0

Chrono Trigger é um clássico absoluto. Não poderia ser diferente, afinal, o game foi desenvolvido em conjunto por Akira Toriyama (Dragon Ball), Yuji Horii (Dragon Quest) e pela equipe responsável pelos primeiros games da série Final Fantasy.

A história do jogo, uma das mais complexas criadas para qualquer RPG e com diversos finais possíveis, gira em torno de uma jornada para salvar o planeta que passa por diversas eras, desde os tempos pré-históricos até o futuro distante.

A versão para mobile conta com atualização em controles, gráficos e trilha sonora. Além disso, duas dungeons novas foram produzidas exclusivamente para ela e o jogo salva automaticamente quando você atravessa o mapa ou sai do menu, uma função que literalmente poupa horas que poderiam ser perdidas.

Mais sobre: diversão