Hoje em dia, você e todos os demais seres conectados do mundo são constantemente influenciados a comprar produtos e serviços através de ações de marketing digital.
Não importa se você usa com mais frequência o YouTube, Instagram, WhatsApp, Facebook ou buscas no Google. De um jeito ou de outro, as empresas que querem ser notadas vão dar um jeito de chegar até você. Aliás, aquele influenciador digital que você ama pode estar te vendendo um produto sem você nem perceber.
Então, se você tem um projeto e quer fazer ele bombar online, é fundamental fazer seu marketing digital do jeito certo. Para te ajudar nessa missão, aqui vão algumas dicas dos melhores especialistas no assunto.
1. Construa seus objetivos de acordo com seu público
Existem 3 definições necessárias para quem quer fazer com que o Marketing Digital dê bons frutos, que são:
- Público-alvo: defina qual grupo de pessoas tem o mesmo perfil que tem a ver com o seu negócio e que são mais propensos a comprar o seu produto, para depois focar sua estratégia neles.
- Persona: dentro do seu público, existe um cliente ideal, alguém que é ainda mais propenso a comprar com sua empresa e que você deseja atingir por ter um comportamento de compras que deseja atingir.
- Jornada de Compra: todo potencial cliente percorre um caminho antes de decidir comprar de você. Conhecendo esse caminho e em que parte ele parou, você vai descobrir como melhorar sua estratégia de Marketing Digital.
2. Mensure resultados e melhore sua presença online
Uma das grandes vantagens de usar o Marketing Digital é poder saber quanto de retorno você tem sobre cada investimento (chamado normalmente de ROI).
Vamos supor que você faça uma ação no Facebook e crie uma campanha, pagando no total 35,00. É importante saber quanto que isso te gerou no final e qual foi o seu lucro sobre essa campanha.
Sabendo em quais canais você teve um investimento e retornos maiores, seu negócio consegue ser mais rentável investindo nas estratégias de Marketing Digital mais assertivas.
3. Invista em branding
Branding é a gestão de marca e é associada a coisas como: nome, ideias, imagens, símbolos, logotipos, símbolos e tudo o que faz com que sua empresa tenha determinada “personalidade”.
De acordo com André H. Fauth do Website MBA Digital, o branding serve para:
- Se diferenciar da concorrência;
- Conquistar credibilidade;
- Se identificar com o público.
Tudo isso é necessário para ter sucesso no seu negócio, se destacando no mercado e tornando sua marca mais valorizada pelos possíveis clientes.
Além disso, investindo em branding, você conseguirá um bom posicionamento online, que é essencial para atrair os olhares do público e garantir mais vendas no seu negócio.
Dica bônus: se trata do público e não de você
No Marketing antigo (como o da TV, rádios, outdoors etc), as empresas falavam mais sobre elas e não se preocupavam com o que os clientes achavam.
Porém, você precisa se lembrar que o Marketing Digital mudou tudo e que nos dias de hoje é necessário investir em bons conteúdos que valorizem o seu cliente.
Por isso, crie um blog e ofereça conteúdos relevantes para os seus visitantes, porque no fim eles vão priorizar você e comprar da sua empresa. Essa é uma das melhores estratégias de Marketing Digital hoje em dia.
Quer saber mais sobre o mundo digital e como o Marketing pode te ajudar nessa tarefa? Deixe um comentário e fale a sua sugestão de conteúdo sobre o assunto!