Se você está pensando instalar ou trocar a operadora de banda larga da sua residência ou empresa, é fundamental saber qual foi a Internet mais rápida do Brasil no ano passado antes de fazer um novo contrato em 2020.
A nPerf oferece um dos melhores testes de velocidade do mercado, e anualmente publica um relatório com todas as informações coletadas sobre a qualidade das conexões fixas do Brasil.
Ele é chamado de Barômetro, e neste artigo eu destaco os dados mais relevantes para os consumidores da última edição.
- Veja também: Como contratar internet sem telefone fixo
Barômetro nPerf: Vivo forneceu os melhores serviços de Internet fixa em 2019
De 1 de janeiro de 2019 até 31 de dezembro de 2019, foram contabilizados 4.688.687 testes no nPerf, permitindo que este seja considerado o estudo com maior amostra no Brasil.
Os dados de maior relevância do Barômetro indicam que a Vivo foi a líder em desempenho fixo de Internet no Brasil em 2019, graças ao excelente progresso na velocidade de upload e download.
A nova fórmula do ranking de pontuação da nPerf passou a levar em conta os desempenhos das velocidades de upload e da latência. Isso favoreceu a Vivo, que tem um rendimento muito maior do que a NET.
Confira os destaques do estudo:
- Em 2019, a velocidade média de download no Brasil foi de 45 Mb/s, e de upload foi de 14 Mb/s;
- Todas as empresas tiveram melhora nas taxas de download, upload e latência em relação à 2018;
- A Vivo proporcionou, em média, a melhor velocidade de download (55.43 Mb/s);
- A Vivo proporcionou, em média, a melhor velocidade de upload (30.32 Mb/s);
- Em média, a NET e a Vivo forneceram os melhores tempos de resposta (latência) aos seus clientes em 2019. 43.20 ms para a NET (Claro), e 43.84 ms para a Vivo;
- Todas as empresas tiveram melhora na latência em 2019;
- A Oi continua sendo a pior em todos os aspectos.
O documento completo com todos os dados levantados pelos testes da nPerf está acessível no link: https://media.nperf.com/files/publications/BR/2020-01-29_Barometro-internet-fixa-nPerf-2019.pdf
E você, concorda com os resultados da pesquisa? Como está a situação da sua internet fixa? Conte aí nos comentários.