Como identificar uso indevido de imagem

Nesta era digital, podemos pesquisar qualquer coisa na web inserindo palavras-chave ou frases relevantes nos mecanismos de busca.

Para uma única palavra-chave são fornecidos vários resultados, porém, em alguns momentos, não encontramos o que queremos simplesmente por não sabermos qual seria o termo ideal para a busca.

No caso das imagens isso é um pouco mais fácil, já que hoje em dia é possível inserir uma imagem na pesquisa por foto, para revelar não só dados relevantes relacionados à ela, como também encontrar imagens semelhantes, fontes onde ela foi publicada, e claro, possíveis vestígios de cópias indevidas.

Se você é fotógrafo ou designer e quer saber como rastrear imagens e identificar uso indevido, então você chegou no lugar certo. Continue lendo e obtenha estas respostas.

Como identificar uso indevido de imagem - Mobizoo

Desmascarar perfis falsos de mídia social

As redes sociais nos deram uma maneira fácil de se conectar com pessoas de todo o mundo, compartilhar pensamentos, promover negócios e aproveitar muitas outras vantagens. No entanto, também deram origem ao catfishing, prática enganosa onde um usuário usa a identidade de outra pessoa.

É fácil encontrar vários perfis que fingem ser outra pessoa nas principais plataformas, e você também pode se tornar uma vítima dessa atividade. Para se proteger, a pesquisa por imagem de forma reversa é uma grande aliada.

Basta inserir suas imagens, que os algoritmos avançados deste utilitário irão encontrar perfis falsos fingindo ser você. Tudo graças à inteligência artificial.

Depois de descobrir, você pode denunciar os perfis falsos e removê-los entrando em contato com as equipes de suporte das plataformas sociais, evitando assim qualquer problema legal.

Salve sua reputação

O marketing de mídia social tornou-se parte integrante da estratégia de marketing digital das empresas. Com as plataformas de mídia social, as empresas agora podem capturar um grande público e melhorar sua imagem de marca.

No entanto, os imitadores podem usar suas postagens a seu favor e colher todas as vantagens que foram feitas para você. Além disso, o uso indevido da identidade da sua empresa pode colocar os clientes contra você caso sejam vítimas de atividades fraudulentas realizadas por perfis falsos.

A pesquisa reversa de imagem realizará uma verificação detalhada da sua foto enviada e informará onde ela existe sem sua permissão. Depois de encontrar os imitadores, você pode tomar medidas legais e informar seu público sobre as identidades falsas.

Pesquisa reversa de imagem

É fácil rastrear imagens online?

Muitas pessoas relutam em usar ferramentas online, pois não têm tempo suficiente para adquirir habilidades técnicas para operá-las. No entanto, este não é o caso da ferramenta pesquisa por imagem, pois ela não exige nenhum conhecimento técnico por parte dos usuários.

Rastrear suas imagens online e encontrar uso indevido é uma tarefa fácil, já que vários portais da web oferecem o recurso, como Google, Bing, Yahoo, Yandex e Baidu. Todos permitem pesquisar por imagem de forma reversa e recuperar resultados de imagens semelhantes em questão de segundos.

Essas plataformas oferecem recursos compatíveis com todos os tipos de dispositivos, incluindo desktops, laptops, smartphones, tablets, Macs.

É isso!

Manter sua identidade segura é crucial para que os indivíduos se mantenham protegidos de consequências legais. Hackers e criadores de perfis falsos podem usar indevidamente suas imagens e enganar seus amigos e familiares.

A pesquisa reversa de imagem pode ajudá-lo(a) a rastrear imagens e pegar os culpados usando-as. Você pode denunciar esses atos aos centros de resposta a crimes cibernéticos e à equipe de suporte da plataforma social para remover suas identidades falsas o mais rápido possível.

Mais sobre: Fotografia Segurança