Golpes na internet: veja como se prevenir

Aprender como evitar cair em golpes na internet se tornou uma habilidade essencial. Não importa o momento ou situação, golpistas sempre tentarão tirar proveito dos usuários mais ingênuos.

Por isso, não há muito espaço para ingenuidade na rede. Normalmente, esses malfeitores costumam utilizar assuntos em alta para esconder tentativas de golpe.

Um exemplo disso é o coronavírus, usado com frequência para o envio de mensagens falsas sobre a concessão do auxílio emergencial do governo. O objetivo delas é levar usuários de aplicativos de mensagem a clicar em páginas falsas e inserir seus dados para roubá-los.

Essa prática é chamada de phishing e vamos abordá-la em mais detalhes ao longo do artigo. Além disso, vamos dar algumas dicas para te ensinar como evitar cair em golpes na internet e citar alguns dos melhores softwares antivírus para que possa se proteger.

Confira a seguir e anote nossas dicas!

Golpes na internet: veja como se prevenir - Mobizoo

Quais são os golpes mais comuns na internet?

Há cerca de 15 anos, os golpes na internet não eram muito sofisticados. Se era usuário nessa época, com certeza sua caixa de email já recebeu vários pedidos de ajuda financeira feitos por um príncipe nigeriano.

Infelizmente as tentativas de golpe não são mais tão cômicas e absurdas como antigamente. Na verdade, elas podem enganar até mesmo os mais céticos, muitas vezes relacionados a promessas de dinheiro fácil no marketing de afiliados ou algo relacionado ao marketing multinível.

Não faz muito tempo que números de WhatsApp estavam a ser clonados com uma frequência assustadora. Após fazer a clonagem dos números, os golpistas pediam ajuda financeira aos seus contatos. Tudo isso em seu nome.

Uma das táticas mais usadas por esses criminosos é o phishing, que mencionamos acima. Entenda no que essa prática consiste logo a seguir.

O que é Phishing?

Phishing: um dos golpes mais comuns da internet

Um trocadilho para o verbo fishing, que significa pescando em inglês, esse tipo de golpe é nomeado por funcionar de maneira semelhante à pescaria.

Ou seja, o golpista joga uma isca para você, na esperança de que você a pegue. Quando isso acontece, ele consegue roubar dados e informações importantes.

Isso pode acontecer de duas maneiras: a primeira é te levando para um site falso e extremamente semelhante à página original, pedindo seus dados para cadastro. É aí que eles roubam os seus dados e os usam para abrir contas em cartões de crédito, serviços de internet ou simplesmente os vende para quem pagar mais.

A segunda maneira é instalando um software oculto no seu smartphone ou computador. Esse programa malicioso rastreia suas atividades, também capturando seus dados quando os utiliza para acessar lojas online ou conta em bancos, por exemplo.

Como essa tentativa de phishing chega até você?

Elas podem chegar basicamente por qualquer rede social ou email. Porém, os mais comuns são aqueles que automaticamente permitem mensagens de usuários que não estão em sua lista de contatos.

Nesse caso, o WhatsApp acaba sendo o campeão de mensagens maliciosas. Essas mensagens normalmente são relacionadas a assuntos que causam algum tipo de forte reação emocional – da mesma maneira que as fake news fazem – ou a algum assunto do momento, como o exemplo que citamos no início do artigo.

Agora, veja a seguir algumas dicas de como evitar cair em golpes na internet!

Como evitar cair em golpes na internet: 3 dicas essenciais

Mesmo que os golpistas se reinventem para conseguir enganar usuários de aplicativos como o citado WhatsApp, existem 3 dicas que são fundamentais para aprender como evitar cair em golpes na internet.

Conheça-as abaixo!

1. Sempre confirme o que está recebendo por outro meio de comunicação

Especialmente efetivo contra pedidos fraudulentos de ajuda financeira e sequestros falsos. Se algum amigo ou parente te pedir algo pelo WhatsApp, principalmente dinheiro ou que compre algo, entre em contato por outra via para fazer a confirmação.

Muitas das clonagens do WhatsApp são feitas exclusivamente no app. Ou seja, apenas por lá que o golpista pode manter comunicação.

Você pode tentar contatar esse amigo por outros apps, como o Telegram, Facebook Messenger ou até pelas directs do Instagram. Na dúvida, faça uma chamada de vídeo para confirmar a identidade de quem está te pedindo.

Caso a pessoa se recusar a atender a chamada continuamente, não dê mais nenhuma informação e bloqueie o contato imediatamente.

Se a mensagem vem de alguma instituição, como bancos ou empresas, busque o número do call center no Google. Não contate o número que recebeu – para confirmar se a mensagem foi realmente enviada.

2. Confira links recebidos em emails

Nunca clique em um link de email, mesmo que seja de uma loja online ou empresa confiável, antes de conferir o endereço.

Fazer isso é bem simples: basta passar o ponteiro do mouse sobre o link do email e conferir o que aparece na parte inferior do seu navegador. No celular, clique e segure o link por alguns segundos, até que apareçam as opções. Entre elas, estará o endereço completo para você conferir.

Sites falsos costumam ter uma alteração mínima em relação aos originais, por isso é importante ficar atento ao endereço original. Caso ele levante o mínimo de suspeita, não clique no link!

3. Use programas antivírus

Proteja-se de golpes na internet com Antivírus

Se costuma usar o computador com frequência, o Windows já vem com um sistema de segurança para proteger o seu PC. O mesmo pode ser dito para o iPhone e até mesmo o Android.

Por outro lado, o uso de um programa antivírus pode deixar essa segurança mais sofisticada. Assim, é possível evitar que tentativas de golpe sequer cheguem a você.

Antes de recomendarmos alguns programas antivírus, é necessário ficar atento aos aplicativos de smartphone: evite instalar qualquer programa antivírus que não seja oficial. Instale programas apenas de empresas que já são reconhecidas no mercado.

Muitos programas fraudulentos se posam como antivírus. Na verdade, estes programas fazem o contrário: tornam seu smartphone mais suscetível, além de roubar seus dados.

Antes de fecharmos o artigo, veja a seguir algumas sugestões de antivírus para o seu computador.

3 programas antivírus para se proteger

Como mencionamos acima, não instale nenhum programa antivírus no seu computador de empresas que nunca ouviu falar. Da mesma maneira que protegem, esses softwares também podem causar danos.

Por isso, instale apenas aplicativos de empresas confiáveis, como vamos mostrar nos trechos a seguir.

1. 360 Total Security

Gratuito, o 360 Total Security reúne medidas protetivas de quatro antivírus distintos. Duas são da própria desenvolvedora do app, enquanto uma é da Bitdefender e outro da Avira, todas empresas confiáveis de antivírus.

2. AVG Antivirus Free

Conhecido há muitos anos, a versão gratuita do AVG é suficiente para colocar uma camada de proteção no seu computador. Seu único revés são os banners de propaganda, que são uma contrapartida, considerando que o app é grátis.

3. Kaspersky Anti-Virus

Nossa última recomendação é o Kaspersky, considerado o melhor antivírus pago para PC do mercado, que costuma ser mais confiável que as alternativas gratuitas. A Kaspersky é uma empresa estabelecida e renomada de segurança digital.

Se lida com informações sensíveis no seu dia a dia, o antivírus da empresa permite executar varreduras e limpezas, além de proteger seu computador contra instalação de softwares maliciosos. A melhor maneira de ter como evitar cair em golpes na internet, já que eles nem chegarão a você.

Use essas dicas para se prevenir!

Agora que já sabe como evitar cair em golpes na internet e provavelmente já começou a instalar um antivírus, você estará mais protegid@ contra as ameaças constantes que vêm da rede, tanto no seu telefone quanto no seu celular.

O que você usa para se proteger? Quer recomendar algum outro app de segurança? Deixe seu comentário!

Artigo produzido com a colaboração do técnico em informática e especialista em segurança de sistemas Denilson Marcos.

Imagem de capa: Macrovector/Freepik.com

Mais sobre: segurança
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

Apoie o conteúdo que você ama!

Desative o seu bloqueador de anúncios e nos ajude a manter o site :)