O cartão empresarial tem se tornado um bom aliado nos negócios, seja do tamanho que ele for. Afinal, conseguir fazer compras a prazo, parceladas e pagar contas sem prejudicar o fluxo de caixa é tudo o que qualquer pessoa empreendedora precisa para administrar sua empresa.
Quem tem à disposição este método de pagamento consegue perceber no dia a dia o quanto é vantajoso também para o controle das despesas. Seja como crédito, ou também débito, o cartão empresarial possibilita concentrar os gastos e despesas em um único lugar, facilitando a administração de tudo.
Por isso, para você que está empreendendo e quer saber mais sobre esse tipo de cartão, ou se tem dúvidas se vale ou não a pena aderir este método de pagamento, continue a leitura e veja como usar o cartão empresarial para agilizar e facilitar negócios.
O que é cartão empresarial?
Primeiro, é importante uma breve explicação sobre o que é o cartão empresarial. Ele é um cartão comum, na função crédito ou débito, mas para pessoas jurídicas. Então, para conseguir tê-lo, é preciso ter um CNPJ – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – aberto e ativo.
Talvez, o principal motivo para que sua empresa tenha esse tipo de cartão é para conseguir separar e controlar as despesas pessoais das corporativas. Por exemplo, imagine que você utilize um único cartão para todas as suas despesas. Quando chegar sua fatura, será necessário olhar item por item para entender o que foi gasto pessoal e o que foi custo da empresa.
Mas, na maioria das vezes, esse olhar detalhado não ocorre e você fica sem saber o custo real da sua empresa. E para quem tem sociedade, isso se torna mais complicado ainda, já que os sócios devem dividir apenas despesas conjuntas da empresa, não as pessoais.
Diferença do cartão de crédito para empresa e pessoa física?
Quanto à forma de utilização, pode-se dizer que não há diferença entre o cartão para pessoa física e o cartão empresarial.
No entanto, há algumas instituições financeiras que costumam oferecer benefícios diferentes para pessoa jurídica, como taxas de juros menores, limite de cartão maior, pacote de seguros diferenciado, isenção de taxas de anuidade ou custos administrativos, entre outros.
Então, quando contratar um novo cartão, tente observar se há algum serviço diferenciado. Caso não haja, tente negociar melhor.
Como o cartão empresarial pode ajudar meu negócio?
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o que é um cartão empresarial e a diferença entre ele e o cartão para pessoa física, confira algumas formas que o cartão empresarial pode ajudar seu negócio a prosperar cada vez mais.
Mais organização financeira
Não há nada menos profissional que misturar despesas pessoais e empresariais. Então, nesse quesito, o cartão empresarial já é de grande ajuda para conseguir separar esses centros de custo.
É exatamente por isso que existe o pró-labore, para que você, enquanto empresário, consiga custear sua vida pessoal baseado nos lucros que a empresa dá.
Então, o principal motivo para se ter um cartão empresarial é centralização das contas da empresa de forma correta. Isso contribui para uma melhor gestão dos gastos e investimentos em produtos e serviços.
Este fator é mais importante ainda quando você tem sócios, pois conseguir conciliar os gastos individuais de cada um, mais o que foi comprado para a empresa, é muito difícil.
Maior poder de compra
Quando uma empresa solicita um cartão de crédito, as instituições financeiras que concedem cartões tendem a entender que os gastos serão maiores e que a empresa tem mais condições de arcar com a dívida.
Por isso, o limite de crédito tende a ser mais alto para as empresas do que para uma pessoa física.
É claro que isso não é uma regra e cada instituição é livre, de acordo com o Banco Central, a operar da forma que quiser no quesito limite de crédito.
No entanto, quando se tem um limite de cartão de crédito generoso, é possível fazer compras parceladas de matéria-prima, ou a prazo, e receber à vista do seu cliente. Isso significa maior fluxo de caixa para investir ou aproveitar oportunidades, por exemplo.
Mas não esqueça de respeitar seu planejamento financeiro para não gastar mais do que pode. É preciso muito cuidado para manter a organização financeira.
Menos custos com taxas e tarifas
Isso também não se trata de uma regra, mas é comum que as taxas de juros sejam mais baixas quando se fala em cartão pj.
As instituições financeiras entendem que o risco de inadimplência da pessoa jurídica é menor que o risco para pessoas físicas, assim, permite taxas mais atrativas para negociação.
É claro que não é o ideal, mas em caso de esquecimento ou dificuldade de se pagar a fatura do cartão em dia, o custo com multa e juro é menor que o que se paga em cartões de pessoa física.
Possibilidade de isenção na anuidade
E por falar em taxas, um dos benefícios do cartão empresarial é a isenção da anuidade do cartão.
Parece pouco, mas não precisar pagar essa taxa possibilita usar o dinheiro e investir em outras coisas para a própria empresa. Afinal, toda pessoa que administra uma empresa sabe da importância de cortar cada centavo para conseguir ter bons lucros.
Um exemplo disso é a Cora, uma conta digital para empresas que além da isenção de mensalidade, traz vantagens como transferência PIX gratuitas, geração de boletos, gestão de gastos e custos, e muito mais.
Mais segurança
Os tempos estão mudando e andar com dinheiro na bolsa ou na carteira já não faz tanto sentido . Você pode perder ou até ser roubado, o que causa um impacto negativo na empresa.
E é essa segurança que um cartão empresarial traz, pois permite pagar contas e fazer compras sem precisar ter dinheiro em espécie.
Caso você perca o cartão – ou sua bolsa seja roubada com ele dentro – basta bloquear e está tudo certo.
Sem contar que, com um cartão empresarial, é possível ter acesso a cartões virtuais, que permite fazer compras pela internet sem precisar usar o número real do cartão físico. Ou seja, reduz, e muito, o risco do cartão ser clonado.
Pronto, agora você já sabe os todos os benefícios que um cartão empresarial pode trazer para o seu negócio. Aproveite e compartilhe com seus amigos nas redes sociais para que eles possam descobrir também.