Como sincronizar contatos no Android

Você ainda transfere todos os seus contatos do celular para o chip? Organiza um por um no aparelho novo? Acho que já passou da hora de você entrar no séc XXI!

Muita gente me pergunta qual é a melhor forma de manter seus contatos sempre organizados e como passá-los para um novo celular de forma rápida e prática. A resposta é sempre a mesma: você tem que sincronizar.

Definitivamente, salvar os seus contatos no Chip não é uma uma boa opção. Se você perder o aparelho, ou o mesmo for roubado, seus contatos irão embora junto com ele.

Todos os smartphones modernos permitem que os dados do usuários sejam sincronizados com algum serviço na Nuvem, estando assim sempre seguros.

O iPhone sincroniza seus dados com o serviço iCloud da Apple, enquanto os celulares Android sincronizam seus dados com a conta Google, mais especificamente, o Google Contacts.

Usando o Google Contacts

Funciona assim: você salva todos os seus contatos no Google Contacts e depois os transfere para seu celular ou tablet através da sincronização. Cada sistema tem sua peculiaridade e você pode conhecê-las melhor na página do Google Sync: http://www.google.com/intl/pt-BR_ALL/mobile/sync/

Para usar o Google Contacts você precisa ter uma conta no Gmail. Você usará o mesmo login e senha para acessar https://www.google.com/contacts/ e começar a colocar seus contatos.

Essa é a tela onde você gerencia seus contatos

Se você já possui contatos salvos em algum outro lugar, como outlook ou hotmail, você pode exportá-los em um arquivo CSV que poderá ser importado para dentro do seu Google Contacts, poupando o trabalho de ter que digitar um por um novamente. Qualquer sistema de email permite a exportação da lista de contatos, é só procurar.

É possível colocar no Google uma lista de contatos gerados em arquivo CSV

Basta gerar o arquivo CSV no programa de sua preferência, e importar ele no Google Contacts

Agora que você já colocou todos os seus contatos no Google, pode seguir para a segunda etapa que é sincronizar o seu celular com o serviço.

Sincronizando no Android

Normalmente, assim que você tira da caixa e liga pela primeira vez um celular Android são pedidos o seu login e senha do Google. A partir daí tudo será sincronizado automaticamente quando você se conectar à Internet. Sim, é simples assim mesmo.

Mas se você já está usando seu Android há algum tempo, mas nunca o sincronizou, basta fazer o seguinte:

1. Com o celular conectado à Internet, clique em: Configurações > Sincronização > Adicionar conta >Google;

2. Preencha seu login e senha do Google;

3. Selecione os serviços que deseja sincronizar, e pronto!

Mudou minha vida!

Colocar seus contatos no Google Contacts pode até te dar trabalho na primeira vez, mas depois de feito é uma “mão na roda”. Você nunca mais vai precisar se preocupar com transferência de contatos, chips, etc. a cada troca de celular. Bastou sincronizar e pronto! Está tudo lá.

Além disso, toda vez que você colocar um novo contato no celular, ele já estará disponível na sua lista de contatos do Gmail e vice-versa.

Se você gostou dessas dicas, compartilhe com seus amigos. Se tiver dúvidas, coloca aí nos comentários que eu respondo já já.

Mais sobre: android