Android Webview: o que é, e como afeta o seu celular

Seu celular Android está apresentando o erro “o aplicativo apresenta falhas continuamente”? Pois isso pode ser um problema relacionado ao Android Webview.

Nesse artigo você vai entender o que é o Android Webview, como ele pode afetar a performance do seu celular, e quais as soluções em caso de problema.

Android Webview: o que é?

Conforme a página da Google Play com as informações do aplicativo, o Webview pode ser descrito como:

O Android WebView é um componente do sistema com tecnologia do Google Chrome que permite que apps Android exibam conteúdo da Web. Esse componente vem pré-instalado no dispositivo e deve ser mantido atualizado para garantir que você receba as atualizações de segurança mais recentes e outras correções de bugs.

Mas, o que isso quer dizer?

Simplificando, o Webview é basicamente de um navegador web compacto, com código aberto do Google, baseado no projeto Chromium.

A partir da versão 5.0 do Android, ele começou a ser distribuído como um aplicativo separado, podendo ser atualizado de forma independente do sistema operacional do smartphone.

O Webview, explicando de forma simplificada, permite aos aplicativos que abram janelas do navegador de forma interna, sem ter que ‘chamar’ o navegador externamente, e assim abrindo uma outra aplicação, consumindo mais recursos do smartphone.

Essa funcionalidade é extremamente importante para os aplicativos que são utilizados com frequência e que têm muitos links sendo compartilhados/disponibilizados em si, como é o caso do Gmail, Facebook, Twitter, Instagram e demais redes sociais.

De forma prática, é aquela aba que abre quando você clica em um link no Facebook, apresentando a página a ser acessada, mas sem exigir que uma instância do Chrome (ou do navegador nativo) seja aberta.

Um exemplo disso é que ele consegue fazer a clara distinção entre os conteúdos que serão abertos de outras fontes em sua timeline, evitando aqueles ‘engasgos’ maiores enquanto é realizada a navegação.

Android Webview: o que é, e como afeta o seu celular - Mobizoo

Android Webview: problemas e soluções

Recentemente os celulares Android com as versões 10 e 11 do sistema apresentaram uma série e erros, travamentos e fechamentos inesperados de aplicativos, e após investigações de especialistas, chegou-se a conclusão de que tratava-se de um problema na última versão do Android Webview.

Quem não atualizou o app ficou livre dos problemas, mas quem já estava com essa última versão ficou com o celular praticamente inutilizável, já que vários aplicativos começaram a travar.

O Google afirma que já está trabalhando na correção da última versão, mas, enquanto isso não acontece, o jeito é desinstalar a atualização que causou a treta.

Para isso, basta ir em Configurações > Aplicativos > Android System Webview, e clicar no botão “Desinstalar atualizações“.

Importante: se no seu celular só aparece a opção Desativar, não tem problema, ela irá desinstalar a atualização da mesma forma. Depois, é só reativar.

E você, está enfrentando problemas com o Android Webview? Conte aí nos comentários!

Mais sobre: manutenção