Para ajudar os usuários a encontrarem o navegador para Android mais rápido da atualidade, fomos atrás de testes que comprovem os seus desempenhos.
Encontramos a publicação do pessoal do site Android Authorithy, que submeteu 10 dos melhores navegadores disponíveis à uma série de testes e benchmarks para descobrir qual deles tem o melhor desempenho.
Quer saber qual é o mais rápido? Continue lendo para descobrir.
Qual é o navegador para Android mais rápido?
O objetivo para a realização dos testes foi fornecer dados extensivos (mas não necessariamente exaustivos), objetivos e mensuráveis, úteis para decidir qual é o navegador para Android mais rápido e melhor para uso diário.
Estes são os 10 navegadores escolhidos para os testes:
- Google Chrome 49.0.2623.105
- Dolphin Browser 11.5.5
- Mozilla Firefox 45.0.2
- Naked Browser versão 1.0 build 112
- Opera Browser 36.1.2126.102083
- Puffin Browser 4.7.4.2567
- UC Browser 10.9.0
- InfiKen Labs Flynx Browser 2.0.1
- Ghostery Browser 1.3.2
- Mercury Browser 3.2.3
Todas as versões do navegador listadas acima são as mais atualizadas até a divulgação dos resultados, que foi em 01 de maio deste ano.
Dispositivo de teste usado
Os navegadores foram testados usando o Nexus 6P, com Android 6.0.1 Marshmallow.
O Nexus 6P foi atualizado de fábrica antes que esses testes ocorressem e não foram instalados outros aplicativos no telefone, além dos navegadores e um aplicativo de monitoração do sistema para determinar o uso da memória.
Reiniciando
Antes de cada teste, o Nexus 6P foi reiniciado para garantir que os testes funcionassem em uma plataforma limpa.
A navegação de dados, histórico, cookies e outros dados do aplicativo do navegador também foram apagadas antes de cada teste ser executado, exceto no teste de carregamento de página.
Foi minimizada a possível influência de outros aplicativos ou dados nos resultados dos testes.
Além disso, para melhorar a precisão dos resultados, cada teste ou benchmark foi executado três vezes e calculadas a média aritmética, ou a média simples, dos três resultados registrados.
Pontos testados
A série de testes abordou os seguintes pontos:
- JavaScript e desempenho geral do navegador
- Velocidade de carregamento da página
- Consumo da memória
- Desempenho do navegador
Para testar o JavaScript e o desempenho geral do navegador, foram usados os seguintes benchmarks populares e conhecidos:
- Sunspider
- Mozilla Kraken
- Browsermark
- Peacekeeper
São ferramentas que medem os processos do navegador, como o carregamento da página, desempenho do JavaScript, recursos de HTML, etc. e representam a “performance” do navegador com uma pontuação numérica.
Leia também: 7 razões para abandonar o Google Chrome e partir para o Opera
SunSpider 1.0.2
Primeiro foi utilizado o SunSpider 1.0.2 JavaScript Benchmark, projetado para testar as principais habilidades JavaScript do navegador. Medido em milissegundos, uma pontuação baixa significa um desempenho mais rápido/melhor.
Infelizmente, parece que o navegador mais lento neste teste foi o Chrome. Por mais incrível que possa parecer!
Mozilla Kraken 1.1
Após o SunSpider, foi executado o Mozilla Kraken JavaScript Benchmark 1.1.
Assim como o SunSpider, ele mede o desempenho do JavaScript do navegador através do uso de diferentes testes feitos, de aplicativos e bibliotecas reais. Este benchmark é desenvolvido pela Mozilla Foundation.
Assim como o SunSpider também, o resultado é em milissegundos e a menor pontuação significa melhor desempenho.
Ao registrar o menor tempo neste teste, o Puffin continuou a ficar no topo, enquanto o Dolphin conseguiu ficar mais baixo. O Firefox obteve o segundo lugar e o Chrome em 6º lugar.
Browsermark 2.1.3
O terceiro benchmark, Browsermark, mede o desempenho geral do navegador.
O Browsermark verifica o desempenho nas seguintes áreas: geral (por exemplo, tempo de carregamento da página, redimensionamento da tela, etc.), JavaScript, CSS, DOM e gráficos (particularmente o desempenho do WebGL e da tela).
A comparação desta vez não é entre qual obtém a pontuação mais baixa, mas entre qual obtém o maior resultado.
Desta vez, o Opera foi o melhor, com uma pontuação de 2431. O Chrome ficou em segundo lugar. Enquanto o Dolphin ficou para trás neste benchmark mais completo.
Peacekeeper
Em seguida, foi executado o pacote de benchmark Peacekeeper.
Este conhecido e bastante utilizado benchmark de navegador mede o “desempenho geral”, testando a capacidade do navegador para lidar com as funções de JavaScript mais utilizadas.
As pontuações médias são mostradas abaixo. A pontuação mais alta significa melhor desempenho.
Mais uma vez, Puffin ficou no topo da comparação, muito acima do segundo melhor candidato. Enquanto o Dolphin ficou para trás, com apenas 938.
Contudo, como podemos ver, a maioria dos navegadores ficam entre 1300 e 1500.
Curiosamente, o Chrome ficou embaixo com uma pontuação de 1256. Parece que nosso navegador favorito não tem o melhor desempenho, afinal.
Consumo da memória
Ainda para identificar o navegador para Android mais rápido, o consumo da memória é outro fator crucial na seleção, especialmente entre usuários de dispositivos de memória limitada.
Este último grupo de testes mediu a quantidade de memória utilizada por cada navegador.
Nenhuma página aberta
Primeiro foi medida a quantidade de memória consumida por cada navegador, executando sem nenhuma aba ou página aberta.
Para garantir a precisão do resultado, primeiro, os dados do aplicativo do navegador foram limpos, o dispositivo foi reiniciado, as caixas de diálogo de inicialização do navegador foram descartadas e o navegador foi encerrado e reiniciado.
Foram realizadas três leituras para cada navegador, cujas médias são mostradas no gráfico abaixo.
O Dolphin Browser usou a menor memória (45 MB). O segundo foi Naked Browser, com Chrome e Ghostery empatados no terceiro lugar.
5 abas abertas
Qual destes 10 navegadores usa menos memória, mesmo quando várias páginas/abas estão abertas?
O procedimento para este grupo é semelhante ao teste anterior. Só que, em seguida, 5 páginas reais da web foram abertas uma a uma no navegador, observando um atraso de 7 segundos entre as aberturas das abas.
Após a última página ter carregado, o uso da memória do aplicativo, nesse ponto, foi anotado.
Foram realizadas três leituras para cada aplicativo e, em seguida, foram calculadas a média.
Do topo no teste anterior, o navegador Dolphin caiu para o quinto lugar. Tomando o lugar que era o Chrome.
Todos pensavam que o Chrome era o pior com a RAM. Talvez seja apenas o caso da versão para desktop!
Pode-se pensar também, que toda essa velocidade do Puffin não vem sem sacrifícios. Chegou em segundo. E o Flynx usa 658 MB de RAM!
Conclusão
Os testes acabaram confirmando uma noção do que muitos usuários já possuem da realidade: “o navegador para Android mais rápido” não existe no sentido absoluto ou universal.
Mas parece que Puffin está mais perto de chegar lá, ou seja, se você tem a RAM de sobra. No entanto, este já um ótimo motivo para começar a usá-lo.
Outros navegadores populares, sólidos e estáveis, como o Firefox, o Chrome, o Dolphin, o Opera e a UC registaram pontuações de desempenho variável nos diferentes testes.
Observamos que estes navegadores populares não foram os mais rápidos nos testes e nem sequer foram os mais leves do grupo, embora o Chrome tenha mostrado que no uso de memória, ficou entre os mais leves da lista.
E na sua opinião? Qual o navegador para Android mais rápido? Se não estiver nesta lista, vá em frente e compartilhe conosco!
Fonte: Android Authority | Imagens: Android Central e Android Authority