Cena comum: você chega em casa com o seu novo celular, e descobre que ele não tem 4G+.
Você liga para a operadora, troca de chip, muda as configurações de rede, assiste tutoriais no YouTube, e nada, nada faz o bendito sinalzinho + aparecer do lado do 4G. Dá raiva, né?
Isso acontece porque o seu smartphone não possui a tecnologia LTE-A, ou LTE Advanced que, entre outros benefícios, adiciona a Agregação de Operadora à conexão de dados do aparelho.
Essa agregação permite que o seu celular se conecte à diferentes frequências de banda ao mesmo tempo, garantindo velocidades consideravelmente mais altas, tanto para download quanto para upload.
A ausência desse recurso é muito comum em aparelhos da linha Redmi Note da Xiaomi, mas também pode ser vista em celulares mais acessíveis da Samsung e da Motorola.
Para ficar claro, veja a diferença que faz ter ou não ter 4G+ no celular, a partir de um exemplo prático que eu realizei:
- Redmi Note 11, operadora Claro RJ, conectado apenas na frequência 2600 MHz (4G): 20 MB de download;
- Galaxy S20 FE, operadora Claro RJ, conectado às frequências 2100 MHz, 2600 MHz e 1800 MHz simultaneamente (4G+): 55 MB de download.
Infelizmente esta não é uma informação fácil de achar em lojas ou mesmo em sites especializados quando você está pesquisando um celular Android para comprar, porém é possível verificar se um modelo tem ou não LTE-A e Agregação de Operadora (Carrier Aggregation) a partir do aplicativo gratuito NetMonster.
No caso do iPhone, não precisa se preocupar: todos os modelos desde o iPhone 6S possuem Agregação de Operadora.
Todo celular 5G tem 4G+?
Sim, atualmente todas as fabricantes de chipsets para celulares 5G (Samsung, Qualcomm, MediaTek e Apple) oferecem Agregação de Operadora para conexão 4G+ em seus chips.
Isso significa que, quando estiver fora de uma área de cobertura 5G, o aparelho irá se conectar ao 4G+ utilizando diferentes bandas simultaneamente. Aliás, ele usa essa tecnologia para o 5G também.
Então é isso. Agora que você já sabe o que um modelo precisa para ter para oferecer a conexão 4G+, fica mais fácil evitar comprar um celular não tem 4G Plus, ou partir logo para um 5G.