Veja como conseguir um conversor digital grátis pelo programa Seja Digital

Nos próximos meses o sinal analógico de TV Aberta será cortado em quase todo o Brasil, e se você não se preparou para isso por falta de grana, é hora de aprender como conseguir um conversor digital grátis!

Se a sua TV é analógica e você não teve condições de comprar uma nova (ou um conversor Digital), seus dias TV aberta estão contados, mas felizmente é possível resolver esse problema sem gastar nenhum centavo, através do programa Seja Digital.

Veja como conseguir um conversor digital grátis - Mobizoo

Fim do sinal analógico

Em junho de 2014, o Ministério das Comunicações divulgou o cronograma do desligamento do sinal analógico de cada município.

Desde então, estamos sendo informados sobre as mudanças de sinais da televisão brasileira. Onde o sinal analógico vai deixar de existir e será totalmente substituído pelo sinal digital.

Esse processo iniciou-se em 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência Tecnologia Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

Por isso, quem não quer ficar sem assistir TV precisa adquirir aparelhos de TV com conversores ou adaptadores para suas televisões antigas, fabricadas antes de 2010.

Como saber se sua TV é digital

Todos os aparelhos de TV mais novos, possivelmente têm o conversor embutido. As formas de descobrir são:

  • conferindo o menu da TV;
  • através do manual;
  • ou verificando com o fabricante.

Se a sua TV é de tubo, independente do ano de fabricação, ela não é digital. Mas, se a TV não é de tubo procure pelo selo DTV. Se ele estiver na TV, ela já está preparada para receber o sinal digital, só falta você conferir a antena.

Se a TV é LED, LCD ou Plasma sem o selo DTV, fabricada em 2010 ou antes, provavelmente, ela não é digital. Para ter certeza, confira o manual da TV ou ligue para o fabricante. Mas, se ela foi fabricada depois de 2010, possivelmente, é digital.

Programa Seja Digital - Mobizoo

Como se preparar

Se a sua TV não é digital, você tem duas opções:

  • Adquirir um Conversor Digital – se a sua TV tiver entrada de sinal digital, será necessário apenas um conversor.
  • Trocar de TV – em breve, o sinal digital será o único sinal de TV aberta a ser transmitido no Brasil. Se optar por uma nova TV, certifique-se com o vendedor que a sua nova televisão tem o conversor digital embutido.

Identificar o conversor correto é importante, pois ele é que transformará o sinal digital que chega na sua casa em um sinal compatível com a TV.

Observação: quem recebe canais abertos através de sistemas de TV por assinatura, também pode ser impactado na recepção de alguns canais após o desligamento do sinal analógico de TV.

Preciso de um Conversor Digital, mas não posso comprar

Se você constatou que precisa de um Conversor Digital, mas não pode arcar com esta despesa, saiba que existe um programa social, do Governo Federal em parceria com a Anatel, criado para garantir que todos os brasileiros tenham acesso ao sinal digital.

Assim foi criada, por determinação da a Anatel, a Seja Digital, uma instituição não-governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil.

A Seja Digital tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal.

Porém, com as atuais mudanças ocorridas no Governo Federal, não apenas as famílias cadastradas nos programas sociais, mas também, qualquer cidadão brasileiro de baixa renda podem solicitar o kit de TV Digital grátis.

Conversor Digital Gratuito - Mobizoo

Como conseguir o kit de TV Digital grátis

Como já dissemos, a pessoa não precisa ser cadastrada em nenhum projeto social do Governo Federal para receber o kit de TV Digital grátis. Só necessita fazer um cadastro no site, que será analisado, e agendar a retirada no correio.

Se você pretende solicitar um conversor digital pela Seja Digital siga este passo a passo:

  • Entre no site Seja Digital (http://www.sejadigital.com.br/site/kit);
  • Digite seu CPF e clique em buscar. Se aparecer uma mensagem informando que seu CPF não foi localizado, ignore-a (onde está escrito mobilizador também) e preencha as informações da página, depois clique em “Enviar”;
  • Dentro de, aproximadamente, uma semana, você receberá uma mensagem SMS, no celular que foi informado, com um código para agendar a retirada do kit;
  • Entre novamente na página do site Seja Digital e no mesmo campo onde foi digitado o CPF, digite o código SMS recebido;
  • Faça o agendamento e imprima o protocolo que foi gerado;
  • Na data agendada, vá até o correio com o número do protocolo e retire seu kit.

No kit de TV Digital grátis deve constar os seguintes equipamentos:

  • Um conversor digital: com um cabo AV, um cabo de energia e o controle remoto;
  • Antena: com um cabo de oito metros e o suporte para fixá-la.

Atenção! Este é um produto distribuído gratuitamente e não pode ser vendido! Sua comercialização é crime, está sujeita à penalização que pode dar cadeia!

Ao instalar a nova antena e o conversor, que integram o kit de TV Digital grátis, o cidadão não vai precisar comprar uma TV nova para receber o sinal digital.

Gostaram da dica? Já conhecia esta iniciativa do Governo Federal Deixe seu comentário! Compartilhe!