Poucas coisas são tão irritantes quanto receber spam por SMS. Você tá de boas, quando de repente chega uma notificação no seu celular: “Parabéns! Você foi selecionado para concorrer à uma viajem no valor de R$50.000,00…”.
Ter a sua privacidade violada é algo realmente desconcertante. Mas se livrar de perseguições de marketing nem sempre é uma tarefa exatamente fácil. Porém, no celular, essas campanhas são geralmente executadas via SMS – o que torna mais fácil a identificação do remetente e o bloqueio das mensagens.
Para ajudar o consumidor, a Anatel determinou que as operadoras são obrigadas à disponibilizar um mecanismo para você bloquear o recebimento deste tipo de mensagem e automaticamente denunciar o número spammer para a agência reguladora.
Nos nossos testes o sistema funcionou razoavelmente bem, mas existem outras formas de evitar o recebimento de mensagens indesejadas no seu celular. Vamos conhecê-los?
Número especial ou Pirata?
Existem dois modelos de envio de SMS. O oficial é aquele que é homologado pela operadora. Ele chega com remetente de até 5 dígitos, podendo ser acompanhado de um “+”.
O SMS pirata é diferente: são números convencionais (9 dígitos) e geralmente são enviados através de bots chipeiras. Às vezes são utilizados números diferentes de rotas internacionais também.
Cancelando o recebimento de um número especial
Ao receber uma mensagem indesejada de um número especial, responda à mensagem com a palavra SAIR. Este SMS não será tarifado.
Adicionalmente, envie SAIR para sua operadora:
- Claro (888)
- Oi (55555)
- TIM (4112)
- Vivo (457)
Cancelando o recebimento de um número pirata
- Encaminhe a mensagem indesejada para o número 7726. Você receberá um SMS confirmando o recebimento.
- Em seguida informe o número que enviou a mensagem indesejada para o mesmo número (7726). Esse serviço também é isento de cobranças.
Denunciando diretamente à Anatel
Se os métodos acima não funcionarem, você pode denunciar o número, seja ele especial ou pirata.
Para denunciar o número à Anatel acesse o site: http://sistemas.anatel.gov.br/soa/. Uma vez cadastrado, você pode enviar a denúncia diretamente para a Anatel. A agência irá te dar uma solução dentro de um prazo predeterminado.
Cadastrando-se em listas antispam do PROCON
Como a Lei por si só não é o bastante, o PROCON de alguns estados criou um sistema que permite um cadastro para que você não receba spam no celular.
Esta é uma ferramenta importante porque o órgão tem o controle de todos os fornecedores do Brasil registrados. O ponto fraco é muitos spams vêm de contas piratas, registradas em CPF fantasmas. Mas já é uma segurança a mais.
Para se cadastrar no PROCON de SP, acesse: http://www.procon.sp.gov.br/BloqueioTelef/
Para se cadastrar no PROCON de MG, acesse: https://aplicacao.mpmg.mp.br/proconbloqueio/
*Para outros estados, procure informações com o órgão referente à sua UF.
Usando apps para bloquear o recebimento
Os aparelhos de algumas fabricantes como a Xiaomi já vêm com um sistema bloqueador de spam integrado. Basta acessar a função no celular e adicionar o número indesejado à lista de bloqueios. Se o seu celular não tiver a função nativa, instale o app Truecaller e fique livre dos spams.
SMS ou Ligações
Vale lembrar que os serviços de bloqueio também valem para ligações indesejadas de marketing. Então se aquela faculdade ou concessionária de veículos não desiste de te infernizar mesmo após você ter pedido insistentemente para pararem de te ligar, uma saída é realizar a denúncia e deixar eles se resolverem lá.
Assim você terá de volta o seu precioso tempo e a paz voltará a reinar no seu dia a dia!