Como higienizar o celular corretamente

Saber como higienizar o celular corretamente é importantíssimo em tempos de coronavírus, já que o nosso companheiro inseparável é uma das principais portas de entrada para contaminação.

Ele vai com a gente para todo lugar e, de acordo com estudos, acumula mais de 20 mil micro-organismos durante o uso normal (entre eles bactérias, vírus e até fungos).

Como não dá para viver sem, o jeito é mantê-lo sempre bem limpinho e protegido, e é exatamente isso que você vai aprender agora.

Como higienizar o celular corretamente - Mobizoo

Maneira correta de higienizar o celular

Por serem touch screen, as telas dos nossos telefones celulares possuem uma camada protetora que tem como objetivo proteger o painel do óleo que nossa mão solta ao tocá-lo, algo que é natural acontecer.

Se essa camada for removida podemos ter problemas com a integridade do display, portanto é importante tomar cuidado ao escolher os produtos usados na limpeza, evitando materiais que possam ser corrosivos.

O produto ideal para esse tipo de limpeza é o Álcool Isopropílico (ou Isopropanol), pois ele possui uma concentração de 99,8% de álcool e apenas 0,2% de água em sua composição, por isso evapora em questão de segundos. Ele é muito usado por técnicos de eletrônica para fazer a limpeza dos componentes internos de celulares e notebooks, pois não causa nenhum tipo de dano.

Álcool Isopropílico para higienizar o celular
Atenção: Muitos sites estão recomendando o uso de álcool isopropílico 70%, porém isso não existe! Álcool 70% é uma coisa, álcool isopropílico é outra. Álcool isopropílico tem no mínimo 99% de pureza.

Com o telefone desligado, fora da tomada e sem nenhum tipo de cabo conectado, coloque um pouco do álcool no pano e faça movimentos leves, sem fazer pressão no aparelho. Use panos de microfibra que sejam macios e não soltem algum tipo de fiapo.

Não se esqueça de fazer a limpeza da capinha, que também acaba acumulando muitos micro-organismos. Ela provavelmente é de plástico, acrílico ou silicone, então você pode lavá-la com água e sabão e colocar para secar.  garanta que já está tudo seco.

A Apple disse que para limpar seus aparelhos, o usuário pode usar um pano de microfibra com água morna e sabão. Já a Samsung recomendou o uso do Álcool citado acima para evitar algum tipo de dano nos celulares.

O que NÃO fazer na limpeza

  • Não limpar o aparelho enquanto ele estiver conectado a energia, pois isso pode colocar sua segurança em risco e até a própria integridade do aparelho. Recomendamos que também não faça os procedimentos com ele ligado;
  • Evitar passar os produtos em suas aberturas, como entrada para fone de ouvido e porta USB;
  • Não coloque as soluções líquidas direto no celular, pois isso pode danificá-lo, então sempre as coloque no pano e depois passe ele no celular;
  • Não use panos que soltem algum tipo de fiapo, papel-toalha, panos mais grossos ou algum tipo de lenço abrasivo. Se você tiver em casa aqueles paninhos de limpar lente de câmera ou óculos, eles são muito bons para limpar o celular sem danificá-lo;
  • Não use outros tipos de álcool, mesmo que eles também tenham 70% de concentração. Produtos de limpeza doméstica como alvejantes, desengordurantes e outros nem pensar, pois eles podem estragar o seu celular.

Perguntas frequentes

Meu celular tem IP68 (proteção contra água). Posso lavar com água e detergente?

A proteção IP68 tem a sua maior eficácia na parte interna do celular, ou seja, quando ele for molhado, seus componentes eletrônicos não vão oxidar. Essa certificação foi feita pensando em água, então quando você o “lava” com água e sabão, está aplicando um produto que pode ser abrasivo e, a longo prazo, pode trazer problemas para o aparelho.

Posso usar lenço umedecido? 

Não é recomendado usar lenços umedecidos, pois sua composição possui produtos químicos que podem prejudicar o touch screen do seu celular.

Devo remover a minha película?

Não é necessário já que a parte que entrará em contato com a sua mão será a face superior da película, então se você higienizar essa parte, já está ótimo. De qualquer forma, ao colocar a película é recomendável que se faça uma limpeza rápida da tela antes de fixá-la.

Vi algumas misturas na internet que usam Vinagre ou Álcool diluído para limpar o celular. Posso usar? 

Os dois produtos podem remover a camada protetora da tela que falamos no começo desta publicação, então mesmo diluídos, não é recomendado que os use.

Você também precisa fazer a sua parte!

Aprender a como higienizar o celular é muito importante, mas antes disso é preciso que você esteja em dia com a sua própria higiene, então não se esqueça de seguir os procedimentos da Organização Mundial de Saúde.

Evite o contato físico e também lugares com aglomerações de pessoas. Lave as mãos com sabão sempre que tiver a oportunidade, e leve um álcool em gel na bolsa ou mochila, para estar sempre mantendo suas mãos limpas.

E caso você sinta vontade de espirrar ou tossir, cubra sua boca e nariz com a dobra interna do braço, e não com as mãos.

E você, vai higienizar o celular com que frequência? Conte aí nos comentários!

Mais sobre: manutenção segurança