Ter o smartphone roubado é horrível, mas você pode amenizar a situação deixando o seu aparelho inutilizável para os ladrões. A forma de fazer isso é bloquear o celular pelo IMEI, um código de identificação única do seu aparelho. Após o bloqueio, ele não se conectará com nenhuma operadora mais, o que o torna inútil para revenda.
Bloquear o IMEI é algo rápido e fácil, por isso o Mobizoo preparou um tutorial para te ensinar a como descobrir esse código e fazer o bloqueio do seu aparelho.
- Veja também: Como saber se o celular é roubado antes de comprar
Bloqueando o celular sem o uso do IMEI
Há algum tempo é possível bloquear o celular sem o número do IMEI, apenas usando o próprio número do celular. Mesmo que os ladrões retirem o chip do aparelho, na base de dados irá constar qual foi o último celular que aquele chip esteve ativo, e esse será bloqueado.
Para fazer isso, basta ligar na sua operadora e solicitar o bloqueio, veja abaixo os números de contato:
- Claro: 1052
- Oi: 1057 ou *144
- TIM: 1056 ou *144
- Vivo: 1058 ou *8486
- Nextel: 1050 ou (11) 4004–6611
- Porto Seguro Conecta: 10544 ou *333
Bloqueando o celular pelo IMEI
Se você não conseguiu bloquear por número, é possível bloquear pelo IMEI do celular. Ao fazer o boletim de ocorrência é possível pedir o bloqueio na própria delegacia (com exceção do Amapá e Acre). Lembre-se de estar com documentos em mãos para provar que você é o titular do celular em questão.
Também é possível bloquear o IMEI ligando para a operadora do aparelho (números acima). Serão solicitados seus documentos e outros dados para confirmar que você é o dono do celular, e em alguns casos o boletim de ocorrência também pode ser necessário.
Descobrindo o IMEI do celular
O primeiro passo é descobrir o número do IMEI do seu celular, e isso pode ser feito de três formas.
A primeira é você anotar esse número com antecedência, por isso basta digitar o código *#06# no discador do seu aparelho, e então um código de 15 dígitos irá aparecer na tela.
Se você precisa do IMEI e não tem o celular em mãos, procure na caixa do seu aparelho. Geralmente atrás da caixa existe uma etiqueta com várias informações, incluindo o número do IMEI, que estará próximo a um código de barras.
Caso você tenha jogado a caixa fora, ainda existe uma terceira alternativa. Caso o seu celular seja Android, acesse o Google Dashboard e vá à aba “Encontre o seu Dispositivo“. Feito isso basta selecionar o seu celular e clicar no ícone de “i”, que o IMEI será mostrado.
Caso você use iPhone, basta à página de suporte da Apple e iniciar a sessão com o Apple ID que você usava no celular roubado. Vá até à sessão “dispositivos” e selecione o aparelho em questão para ter acesso ao seu número IMEI.
Recuperou o celular? É possível desbloqueá-lo
Caso o seu celular seja recuperado depois de você ter bloqueado o IMEI, é possível desbloqueá-lo. Para isso entre em contato novamente com a operadora, e em alguns casos pode ser necessário que você vá a uma loja física para realizar o desbloqueio.
Meu aparelho foi roubado, mas não sou o titular da linha, o que fazer?
Se o chip do celular não está no seu nome, você terá que pedir para o titular fazer esse bloqueio, pois as informações cadastradas na operadora serão dele. Caso o celular seja de empresa, você precisa pedir para o departamento responsável fazer o bloqueio do número ou IMEI.
E aí, conseguiu bloquear o celular pelo IMEI? Se tiver alguma dúvida, deixe aí nos comentários!