Câmera dupla: o que é, tipos e vantagens

Se você acompanha os lançamentos de smartphones, já deve ter notado a tendência atual: câmera dupla na traseira dos aparelhos. Antes presentes só em modelos mais caros, como no iPhone 7 Plus, elas já estão chegando nos modelos intermediários, chamando assim a atenção de cada vez mais gente.

Mas quais são as reais vantagens deste tipo de câmera sobre as câmeras comuns, e por que existem tantos tipos diferentes de câmera dupla? É isso que nós vamos descobrir neste artigo.

Câmera dupla: o que é, tipos e vantagens - Mobizoo

O que é uma câmera dupla?

As câmeras de celulares sempre foram mais limitadas que as câmeras fotográficas tradicionais, afinal, não há como colocar todos os componentes necessários para fotografias profissionais num espaço tão pequeno.

Para diminuir essa distância, as fabricantes decidiram que colocar um sensor e uma lente extra no dispositivo seria o melhor caminho. Assim é possível acrescentar novas funções ao conjunto sem ter que aumentar o tamanho do celular.

Na teoria o par de lentes e sensores trabalha em conjunto conseguindo resultados superiores, ou separadamente capturando imagens com características distintas, e por isso é importante conhecer as diferentes propostas de câmera dupla disponíveis no mercado.

Câmera dupla com zoom óptico

Neste conjunto a primeira lente captura a imagem “normal”, enquanto a segunda lente é capaz de se aproximar um bocado do objeto sem perda de qualidade. Ou seja, estamos falando de zoom real, e não o terrível zoom digital visto nos celulares comuns.

Exemplos de aparelhos com este tipo de câmera dupla: iPhone 7 Plus, Asus Zenfone 3 Zoom.

Câmera dupla com grande angular

Neste tipo a segunda lente trabalha com ângulos de captura bem mais amplos que os tradicionais (135º contra 78º das câmeras convencionais). Assim permite fotos panorâmicas sem a necessidade de uma montagem artificial por software (aquele chato de arrastar), capturando mais detalhes na cena como um todo.

Exemplo de aparelho com este tipo de câmera dupla: LG G6.

LG G6

Câmera dupla com preto e branco

Nesta tecnologia um sensor captura a imagem colorida, e o outro captura a mesma imagem em preto e branco, “sobrepondo” e misturando o resultado final em uma única fotografia. Isso faz com que as fotos tenham mais detalhes e melhor contraste, com resultados mais realistas.

Exemplo de aparelho com este tipo de câmera dupla: Motorola Moto Z2 Force.

Motorola Moto Z2 Force - Mobizoo

Vantagens

Além das funcionalidades que vimos anteriormente, existem outras vantagens em ter duas câmeras num smartphone:

  • Efeito fundo desfocado (bokeh): este modo simula fotografias profissionais, destacando o objeto em primeiro plano, e desfocando o fundo;
  • Sobreposição: duas fotos são combinadas para comporem uma única imagem de melhor qualidade, sendo isso feito de forma natural pela utilização das duas câmeras;
  • Realidade aumentada melhorada: com duas câmeras, é possível ter um senso de profundidade muito melhor (assim como funciona a visão humana nos dois olhos), e isso é um fator que auxilia muito a utilização de realidade aumentada;
  • Melhor desempenho em ambientes com Pouca Luz: com uma câmera focada inteiramente em cuidar da qualidade da foto e a outra designada para a iluminação, as fotografias tiradas em ambientes com iluminação prejudicada podem sair com melhor qualidade;
  • Foco mais veloz: essa tecnologia permite o ajuste de foco automático de forma mais rápida, tanto para fotografias mais próximas (macro) quanto para fotos mais amplas.

Preços Salgados

Entretanto, essa tecnologia encontra-se presente em aparelhos com um custo superior à modelos intermediários. iPhone 7 Plus, Zenfone 3 Zoom, Moto Z2 Force e LG G6 são todos smartphones com preço acima de R$ 1.200, o que não os tornam tão atraentes para quem está iniciando nesse ramo da tecnologia.

Por outro lado, as vantagens são muito superiores quando comparadas com câmeras de celulares de entrada, que (infelizmente) não chegam a custar muito menos. Indicado para amantes de fotografias, esses smartphones trazem uma tecnologia ainda em ascensão, que tem muito a ser aproveitada nos próximos anos.

E você, compraria ou utilizaria um celular com câmera dupla? Quais suas impressões?

Mais sobre: android fotografia iphone
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

Apoie o conteúdo que você ama!

Desative o seu bloqueador de anúncios e nos ajude a manter o site :)