Review LG G6: 50% top, mas aquele 50% é safadão

Assim que o LG G6 deu as caras, seu objetivo como top de linha da marca para 2017 ficou bem claro para todos: apagar a má impressão deixada pelo G5 e seu design modular. Para isso, a coreana apostou na velha máxima do “menos é mais”, e trouxe para o mercado um smartphone mais básico no design, com foco claro em sua tela verticalmente ampliada e câmera dupla de última geração.

Passei algumas semanas usando o LG G6 como meu celular principal, e a seguir você irá conferir todas as minhas opiniões sinceras sobre este smartphone.

Review LG G6: 50% top, mas aquele 50% é safadão - Mobizoo

LG G6: preço e disponibilidade

O LG G6 é o sucessor de um dos maiores fracassos da LG no mercado de smartphones; o LG G5 (você conhece alguém que comprou esse aparelho? Nem eu.), que tenta – com seu hardware mais potente, seu novo formato de tela (18:9) e sua câmera dupla atualizada – colocar a empresa de volta na briga dos “cachorros grandes”.

Só que ele começou com o pé esquerdo: foi lançado com Snapdragon 821 (chipset top do ano passado), apenas 32 GB de armazenamento (enquanto mesmo os intermediários de 2017 já trazem 64 GB) e custando inacreditáveis R$ 3.999 – mesmo valor cobrado pelo Galaxy S8.

Felizmente, pouco tempo após seu lançamento o modelo já sofreu uma desvalorização considerável, e passou a fazer bem mais sentido, podendo ser encontrado por até R$ 2.500 em algumas promoções.

Mas, será que ele vale a pena por esse valor? Bom, vou começar a responder essa pergunta com a lista de prós e contras:

LG G6: prós e contras

Prós:

  • A câmera principal é uma das melhores já vistas em smartphones;
  • Tela de altíssima definição que é ampla porém compacta para as mãos, com brilho, contraste e cores impecáveis;
  • Leitor de impressão digital ultra rápido e melhor posicionado que no Galaxy S8;
  • Bateria aguenta um dia inteiro de uso intenso, e carregador é bem veloz.

Contras:

  • Acabamento metálico descasca com certa facilidade;
  • Desempenho inconsistente e abaixo de todos os tops de linha de 2017;
  • Interface com modificações feias e funcionalidades que diferem dos padrões de usabilidade do Android;
  • Mais pesado e mais grosso que seus concorrentes;
  • Apenas 32 GB de armazenamento.

Unboxing

LG G6: design

Nem de longe o LG G6 lembra seu antecessor, e isso é muito bom.

O aparelho ficou mais simples e elegante, ganhou proteção contra água e poeira, e seu acabamento realmente passa aquela impressão de produto premium, bem caro.

Traseira do LG G6 - Mobizoo

A traseira agora em vidro Gorilla Glass é o elemento mais marcante no design do dispositivo – com aquele verdadeiro “rostinho” formado pela câmera dupla e o leitor de impressão digital/botão Power – mas é na parte frontal que o top brilha, com sua tela de 5.7 polegadas que ocupa quase toda superfície disponível.

Tela do LG G6 - Mobizoo

Graças à esse enorme aproveitamento de tela, o LG G6 consegue ser um smartphone compacto, que pode ser tranquilamente utilizado com apenas uma mão.

Ele não tem as mesmas “bordas infinitas” do Galaxy S8, mas na minha opinião isso nem é ruim, já que torna mais difícil toques acidentais nas laterais da tela.

Lateral direita do LG G6 - Mobizoo

Ele também não é dos celulares mais finos e leves, mas está dentro do aceitável para um uso confortável.

Lateral esquerda do LG G6 - Mobizoo

E como a LG não abriu mão da tradição da linha e manteve o botão Power na traseira do aparelho, as laterais ficaram bem limpas, trazendo apenas os botões de volume do lado esquerdo, e a gaveta de chips do lado direito.

Aliás, falando em gaveta, é bom destacar que ela aceita apenas 1 chip de operadora e um cartão micro SD. Ou seja, nada de dual chip por aqui (booo!).

Topo do LG G6 - Mobizoo
Parte inferior do LG G6 - Mobizoo

Agora, sem dúvida nenhuma, uma maiores decepções deste telefone – especialmente levando-se em conta o seu altíssimo preço – foi a qualidade de seu acabamento metálico.

Eu sou um usuário extremamente cuidadoso (principalmente com os equipamentos que eu tenho que devolver), e mesmo assim não fui capaz de evitar pequenos descascados nas quinas do G6. Dá só uma olhada:

Tinta raspada do LG G6 - Mobizoo

E isso porque passei apenas 3 semanas com o dispositivo.

LG G6: tela

Aqui não há muito o que dizer além de elogios.

O painel IPS do LG G6 é um dos melhores que você vai ver por aí em termos de definição, profundidade de preto, equilíbrio de cores, legibilidade sob o sol e ângulos de visão, e suas dimensões ampliadas para a proporção 18:9 permitem visualização de conteúdos de forma bem mais interessante que nos displays tradicionais.

Todos estes elementos fazem desta uma das poucas telas que realmente “bate de frente” com as Super AMOLEDs da Samsung.

Display do LG G6 - Mobizoo

Há ainda um modo “tela sempre ativa” (always on) que exibe informações e notificações importantes o tempo todo, mas que é desligado assim que o celular é colocado no bolso.

Tela always on do LG G6 - Mobizoo

LG G6: câmeras

A câmera principal do LG G6 é equipada com dois sensores de 13 MP, sendo um com lente grande angular, e o outro com lente teleobjetiva, que podem ser utilizados isoladamente ou em conjunto.

Em todos os casos, os resultados são impressionantes, com fotos que saltam aos olhos pela riqueza de detalhes, cores vibrantes e alcance dinâmico de cair o queixo.

Foto feita com o LG G6 - Mobizoo

Abaixo você pode conferir a mesma cena capturada por cada uma das duas lentes, sendo a primeira com 71º de ângulo de captura, e a segunda com 125º, bem mais ampla:

Foto feita com o LG G6 - Mobizoo
Foto feita com o LG G6 - Mobizoo

Por conta da diferença de abertura das duas lentes (uma com f/1.8 e a outra com f/2.4) é possível notar algumas discrepâncias nas representações de cores das fotos, mas de qualquer forma temos um cenário onde você pode escolher entre duas imagens de excelente qualidade.

Foto feita com o LG G6 - Mobizoo

A câmera também conta com HDR automático e foco muito veloz que permite captura bastante precisa de cenas em movimento, e a interface da LG traz um Modo Profissional que é bem completo e fácil de utilizar.

Foto feita com o LG G6 - Mobizoo
Foto feita com o LG G6 - Mobizoo

Em conjunto os dois sensores são capazes de produzir imagens com efeitos de foco e profundidade de campo muito bonitos, dando um ar de fotografia profissional às suas clicadas de final de semana. Veja:

Teste de câmera do LG G6 - Mobizoo
Teste de câmera do LG G6 - Mobizoo

Em ambientes com pouca luz a câmera principal do aparelho também se sai bem, mas obviamente a lente de abertura maior e menor ângulo de captura consegue os melhores resultados.

Teste de câmera do LG G6 - Mobizoo
Teste de câmera do LG G6 - Mobizoo
Teste de câmera do LG G6 - Mobizoo
Teste de câmera do LG G6 - Mobizoo
Teste de câmera do LG G6 - Mobizoo
Teste de câmera do LG G6 - Mobizoo

Já na câmera frontal os resultados não são tão impressionantes, e o que temos são selfies apenas OK.

Selfie com o LG G6 - Mobizoo

Caso queira visualizar as fotos em tamanho grande, baixe este arquivo zip.

LG G6: desempenho

Ao invés de colocar a versão mais recente do chipset Snapdragon em seu smartphone, tornando-o de fato um top de linha, a LG optou por embarcar uma versão anterior do componente, e o resultado não poderia ser outro: o LG G6 fica atrás de todos os concorrentes nesse quesito.

Além disso, minha impressão pessoal usando o modelo no dia-a-dia foi a de um celular com desempenho bastante inconsistente, com algumas engasgadas aqui e ali, indicando pouca ou incorreta otimização do hardware. Algo que foi confirmado posteriormente com uma série de testes que realizei no Antutu Benchmark.

Para que fique mais claro; em alguns momentos consegui pontuação em torno dos 119.000 pontos, e em outros, bem superior, em torno dos 147.000.

Como nem uma nem outra me pareceram corretas, escolhi um dos resultados que ficou na média para efeito de comparação com os demais integrantes da categoria:

Antutu Benchmark LG G6 - Mobizoo

Pode ser que com uma atualização futura a LG melhore a otimização de seu software com o hardware do aparelho, mas o cenário que temos hoje é esse aí.

LG G6: bateria

Apesar de contar com capacidade maior que a do Galaxy S8 (3300 mAh contra 3000 mAh), a bateria do LG G6 apresenta autonomia bem semelhante à do conterrâneo, e consegue passar pouco mais de um dia longe da tomada.

Não é um resultado impressionante, mas também não vai deixar ninguém na mão.

A boa notícia é que o carregador que acompanha o modelo é muito rápido, alcançando em meus testes a marca de 10% à 60% de carga em apenas 15 minutos.

LG G6: som

O LG G6 vem acompanhando de fones de ouvido que num primeiro olhar parecem bem “safadões” (especialmente por serem leves demais), mas que no final das contas impressionam pela qualidade sonora e conforto.

Fones de ouvido do LG G6 - Mobizoo

A parte maior do cabo é revestida por uma trama de nylon que evita que ele se embole com facilidade no bolso, mas infelizmente não há controle de volume no módulo central, algo que aliás tem sido deixado de lado pela maioria das fabricantes.

O alto falante posicionado na parte inferior do dispositivo também possui som alto e encorpado, mas sua localização não é das melhores. Algumas vezes eu abafei o som sem querer enquanto jogava ou assistia a um vídeo.

Outro destaque interessante nesse quesito, é que o LG G6 é um dos poucos em sua categoria a contar com Rádio FM.

LG G6: ficha técnica

  • Android 7 Nougat;
  • 4G (1 nano sim);
  • Tela IPS QuadHD+ de 5.7 polegadas (2880 x 1440 px);
  • Vidro Gorilla Glass 3;
  • Chipset Snapdragon 821 Quad Core de 2.35 GHz;
  • 4 GB de RAM;
  • 32 GB de armazenamento interno;
  • GPU Adreno 530;
  • Câmera traseira dupla de 13 MP f/1.8 + f/2.4 com autofoco PDAF, OIS e flash duplo;
  • Câmera frontal de 5 MP f/2.2 com autofoco;
  • Gravação de vídeo 4K/30 fps;
  • Entrada para microSD até 256 GB;
  • Sensores: luz ambiente, acelerômetro, proximidade, magnetômetro (bússola), giroscópio;
  • Bluetooth 4.2;
  • NFC;
  • A-GPS, GLONASS;
  • USB Tipo C;
  • Rádio FM;
  • Bateria 3300 mAh com carregamento turbo.

LG G6: vale a pena?

Apesar de ter sido lançado como um top de linha, o LG G6 claramente não apresenta o mesmo nível de desempenho de seus concorrentes de mesma categoria, como o Galaxy S8 e o Xperia XZ Premium, além de contar com metade do armazenamento esperado para um smartphone deste “naipe” em 2017.

Na minha opinião, trata-se de um autêntico “quase top de linha“, que deu a sorte de possuir uma das melhores câmeras de celular que eu já vi em ação.

Por sorte seu preço caiu bastante desde o lançamento, e agora custando em torno R$ 2.500, ele ocupa uma posição mais adequada para o que oferece, fazendo um “meio de campo” entre os tops de fato – que custam em média mil reais a mais, e os intermediários premium – que custam em média mil reais a menos.

Desta forma, e pela primeira vez aqui no site, terei que dar dois vereditos para o aparelho. O primeiro, considerando o LG G6 um top de linha:

E o segundo, considerando o LG G6 um intermediário premium:

Ainda não conhece a escala memética de avaliação do Mobizoo? Então veja como fazemos nossas análises de celular.

Deixo o meu agradecimento à assessoria da LG que gentilmente emprestou o celular utilizado nesta análise.
Mais sobre: lg