Se você está pensando em comprar o melhor celular disponível no Brasil por R$ 1.500, é bem provável que esteja se perguntando qual modelo vale mais a pena: Moto Z2 Play ou Galaxy S7? Bom, pode fechar esse monte de abas no seu navegador, pois eu testei os dois aparelhos por algum tempo, e neste comparativo eu conto quem leva a melhor em cada item.
Veja também:
Moto Z2 Play vs Galaxy S7: Design
Nenhum dos dois modelos analisados aqui é inovador em termos de design (nada de “tela infinita” por aqui), mas os dois mandam muito bem nesse quesito, mesmo que com propostas tão diferentes.
Enquanto o Moto Z2 Play é grandalhão e fininho, o Galaxy S7 é compacto e robusto, se encaixando melhor na mão e permitindo operação usando apenas o polegar. Ah, e não podemos esquecer: o S7 é à prova d’água.
Ainda assim o aparelho da Motorola leva vantagem nesse quesito, por possuir design compatível com as expansões dos Moto Snaps, USB Tipo C, alto falante melhor posicionado (frontal), entrada para 2 chips e micro SD simultaneamente, e o principal: traseira de metal.
Todo mundo já está careca de saber que a traseira de vidro do S7 trinca com extrema facilidade.
Vencedor: Moto Z2 Play
Moto Z2 Play vs Galaxy S7: tela
A Motorola fez um ótimo trabalho no display AMOLED de 5.5 polegadas do Moto Z2 Play, oferecendo uma experiência impecável em termos de brilho, contraste, visibilidade sob a luz do sol e ângulos de visão, mas isso não foi suficiente para vencer o oponente nesse quesito.
Além de possuir maior resolução (QuadHD), a tela Super AMOLED de 5.1 do Galaxy S7 apresenta branco mais realista (o do Moto é meio rosado), e permite ao usuário uma calibração total, deixando as imagens do jeitinho que a gente gosta.
Vencedor: Galaxy S7
Moto Z2 Play vs Galaxy S7: câmeras
O Moto Z2 Play melhorou um bocado seu conjunto fotográfico em relação ao modelo original (Moto Z Play), porém mais uma vez esse salto não foi suficiente para superar o top da Samsung.
Na câmera principal há uma semelhança numérica entre os dois modelos – 12 MP (f/1.7, 1.4 µm) tanto no Moto Z2 Play quanto no Galaxy S7, porém o aparelho da Samsung possui recursos mais sofisticados (como estabilização ótica, entre outros), que acabam garantindo resultados melhores, principalmente em cenas mais desafiadoras, como as feitas em ambientes mais escuros.
Vamos agora a alguns exemplos de fotos feitas com ambos nas mesmas condições (modo automático), começando com o interior de uma igreja, onde fica clara a superioridade do S7:
Em locais com boa luz a distância entre os dois modelos diminui, mas ainda assim é possível perceber mais detalhes nas capturas feitas pelo “antigo” top da Samsung. Repare nos lotes de mamão papaia ao fundo:
Nas fotos macro ou de objetos muito próximos os resultados são parecidos, mas o Galaxy tem a tendência de saturar mais as cores, enquanto o Moto Z2 Play as mantém mais realistas.
Na câmera frontal a disputa é interessante: o Galaxy S7 possui lente de abertura maior (f/1.7 contra f/2.2 do Z2 Play), que em teoria deveria bater o oponente com facilidade, mas na prática os resultados são equilibrados.
Enquanto o Moto Z2 Play mostra mais detalhes do primeiro plano, o Galaxy S7 detalha melhor o fundo.¯_(ツ)_/¯
Vencedor: Galaxy S7
Moto Z2 Play vs Galaxy S7: desempenho
Este para mim é o item mais delicado deste comparativo pois, apesar do Moto Z2 Play ser um celular intermediário premium, em termos de performance de sistema, velocidade e fluidez dos aplicativos e multitarefa ele não fica devendo nada para os tops de linha (inclusive os atuais), e chega até a ser mais rápido que o S7 em algumas tarefas, como no app do Facebook, por exemplo.
No desempenho com jogos o Galaxy S7 obviamente leva vantagem por conta de sua GPU mais parruda, mas não podemos esquecer que o celular da Motorola conta com mais espaço de armazenamento interno (64 GB).
Temos aqui um empate até agora, mas o S7 acaba levando essa (por pouco), por atingir pontuações bem mais altas que o telefone da Motorola nos testes de benchmark. No Antutu por exemplo, o top da Samsung chega a marcar 130.000 pontos, enquanto o Z2 não ultrapassa os 70.000.
Vencedor: Galaxy S7
Moto Z2 Play vs Galaxy S7: bateria
Os dois smartphones deste comparativo contam com baterias de 3000 mAh, mas se comportam de forma completamente diferente no uso diário.
Enquanto o Moto Z2 Play chega a durar até 2 dias inteiros com uso moderado, o Galaxy S7 mal sobrevive ao primeiro dia no mesmo cenário.
Eu sei que esse resultado se deve à tela de maior resolução e ao processador mais potente do S7, mas não posso deixar de comentar.
Além disso, o carregador TurboPower do Moto Z2 Play é mais potente que o que acompanha o Samsung, carregando o aparelho bem mais rápido.
Vencedor: Moto Z2 Play
Moto Z2 Play vs Galaxy S7: som
Como eu disse anteriormente, o alto falante principal do Moto Z2 Play é melhor posicionado que o do Galaxy S7, mas não é só por isso que o aparelho da Motorola é melhor nesse quesito.
O componente também reproduz som mais encorpado (leia-se: com mais graves), bem definido e menos estridente, além de acabar sendo melhor para games e vídeos por conta de sua posição frontal.
E tem mais: a Motorola fez o “dever de casa”, e trouxe fones de ouvido de qualidade para seu intermediário premium (tanto em termos de som quanto de acabamento), algo que a Samsung ficou devendo no S7 (isso foi corrigido no S8 com os espetaculares fones AKG).
Vencedor: Moto Z2 Play
Conclusão
Chegamos ao fim desse comparativo com um empate de 3 x 3, concluindo que os dois são excelentes smartphones, e deixando para você a decisão final de qual aparelho comprar de acordo com as suas necessidades.
Ambos custam R$ 1.500, mas o Moto Z2 Play é mais indicado para quem prefere tela maior, modularidade, bateria e som melhores, enquanto o Galaxy S7 é ideal para quem exige muito das câmeras e do desempenho com jogos, além de ser mais confortável para quem tem mãos menores.