Moto X4 ou Moto Z2 Play: qual o melhor smart premium da Motorola?

Se você está pensando em comprar o melhor celular disponível no Brasil acima dos R$ 1.000, é bem provável que esteja se perguntando qual modelo vale mais a pena: Moto X4 ou Moto Z2 Play?

Os dois celulares da Motorola oferecem acabamento e recursos premium para seus usuários, porém de um lado temos a economia do Moto X4 (que despencou de preço nas últimas semanas), e do outro o pacote robusto e versátil, porém mais caro, do Moto Z2 Play.

Bom, pode fechar esse monte de abas no seu navegador, pois eu testei os dois aparelhos por algum tempo, e neste artigo você encontra um comparativo completo, item a item, que vai ajudar na sua decisão.

Veja também:

Moto X4 ou Moto Z2 Play - Mobizoo

Design

Aqui temos duas propostas bem parecidas no desenho, mas completamente diferentes no acabamento e na ergonomia.

Enquanto o Moto Z2 Play é um grandalhão fininho que pode escapar com certa facilidade das mãos, o Moto X4 é compacto e robusto, oferecendo ótima pegada e permitindo operação usando apenas o polegar.

O Play leva vantagem por possuir design compatível com as expansões dos Moto Snaps, entrada para 2 chips e micro SD simultaneamente, e traseira de metal (todo mundo sabe que traseira de vidro trinca com extrema facilidade), mas não podemos esquecer que o X4 é um celular à prova d’água, coisa que o Z2 não é.

Vencedor: Empate

Tela

Mais um quesito difícil de decidir. De um lado temos um painel AMOLED de 5,5 polegadas com todas as vantagens da tecnologia (pretos profundos, cores vibrantes e contraste excelente), e do outro um LTPS IPS de 5.2 polegadas com resultados surpreendentes em termos de qualidade e maior conforto por conta do tamanho ligeiramente reduzido.

No final das contas, é você quem vai decidir qual é o melhor display para o seu uso.

Vencedor: Empate

Câmeras

Aqui não há muito o que discutir. Sim, as câmeras do Moto Z2 Play são ótimas e vão agradar a maioria dos usuários, mas o Moto X4 é superior neste quesito em diversos aspectos, além de contar com uma lente grande angular extra na traseira que, além de capturar imagens com amplo ângulo de visão, pode trabalhar em conjunto com o sensor principal para gerar tipos mais variados de capturas, entre eles o efeito fundo desfocado.

O X4 ainda traz câmera frontal com 16 MP e f/2.0 de abertura contra os apenas 5 MP e f/2.2 de abertura do Z2 Play.

Veja um exemplo de captura com a câmera traseira do Moto X4:

Agora com a do Moto Z2 Play:

Vencedor: Moto X4

Desempenho

Nessa corrida o Moto X4 larga com pequena vantagem por contar com chip mais atualizado (e ligeiramente mais potente) – Snapdragon 630 contra Snapdragon 626 do Z2 Play –, algo que pode ser comprovado no teste de benchmark do Antutu:

Antutu Benchmark Moto X4 ou Moto Z2 Play - Mobizoo

Só que infelizmente a quarta geração da linha X acaba “morrendo na praia”, por ter sido lançada com apenas 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento, enquanto o Z2 traz 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento.

Isso pode não fazer muita diferença hoje, mas certamente fará após um ou dois anos usando os aparelhos.

Vencedor: Moto Z2 Play

Bateria

Os dois smartphones deste comparativo contam com baterias de 3000 mAh que se comportam de forma quase idêntica no uso diário (1 dia e meio de duração com uso moderado).

Teoricamente o Moto X4 deveria levar vantagem por possuir uma tela menor, mas o Z2 acaba se igualando, por contar com um painel AMOLED que é sabidamente mais econômico.

Ambos trazem o carregador TurboPower na caixa padrão, mas desempate acontece quando descobrimos que o Z2 Play também pode ser adquirido num kit com um Power Pack Snap que expande um bocado sua bateria.

Vencedor: Moto Z2 Play

Som

Este ano a Motorola fez o “dever de casa”, e trouxe alto falantes e fones de ouvido de excelente qualidade para seus dois intermediários premium (tanto em termos de som quanto de conforto), e por isso não há muito o que dizer além de elogios.

Como ambos os dispositivos oferecem rigorosamente a mesma experiência sonora tanto no alto falante frontal quanto nos fones, o veredito não poderia ser outro.

Vencedor: Empate

Conclusão

Chegamos ao fim desse comparativo uma vitória apertadíssima de 5 x 4 para o Moto Z2 Play, conquistada graças à modularidade do modelo.

Mas, se levarmos em consideração que o Moto X4 está custando bem mais barato, podemos dar um pontinho extra ao dispositivo, chegando à um empate.

E você, o que acha destes dois celulares? Deixe suas opiniões aí nos comentários!

Mais sobre: Moto Snaps motorola