WhatsApp GB: 4 motivos para não usar o clone do WhatsApp

O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens mais famosos do mundo, por isso é normal que desenvolvedores lancem versões “customizadas” dele, entre elas o WhatsApp GB. Esse aplicativo possui funções exclusivas, por isso está virando febre entre os usuários, já que pode ser usado para conversar com quem tem a versão original.

No entanto, o WhatsApp GB não é um aplicativo autorizado e reconhecido pelo WhatsApp, portanto existem alguns riscos a considerar antes de usar. Quer saber quais? Continue lendo.

Funções exclusivas do WhatsApp GB

Antes de listarmos os motivos, é importante saber porque o WhatsApp GB se tornou tão popular.

As funções exclusivas que o WhatsApp GB oferece e o WhatsApp original ainda não possui, são:

  • Esconder o seu status de “online”;
  • Colocar senhas em determinadas conversas;
  • Customizar a aparência para transparente;
  • Ler mensagens deletadas pelo outro lado da conversa;
  • Colocar stories ilimitados;
  • Status com 255 caracteres;
  • Enviar vídeos de até 16 GB;
  • Enviar áudios de até 100 MB;
  • Resposta automática;
  • Mudança do tema;
  • Ocultar o “última vez visto” para contatos específicos;
  • Opções de privacidade aprimoradas;
  • Permanecer online por 24 horas.

4 motivos para não usar o WhatsApp GB

4 – Sem verificação e aprovação do Google

O WhatsApp GB usa o código-fonte do WhatsApp original, porém com várias modificações para oferecer as funções extras. Como ele não tem a permissão para usar esse código-fone, o Google não o aceita em sua loja de aplicativos, a Play Store, e consequentemente o app não passa por checagens de vírus e segurança, por exemplo.

Para instalá-lo no celular, é necessário baixar o APK na internet, que pede permissões para acessar contatos, ler conteúdos da sua memória interna e até mesmo adicionar ou remover contas no dispositivo.

3 – Origem desconhecida

Outro ponto negativo é que esse aplicativo tem origem completamente desconhecida. Ele é hospedado em um site árabe, mas não se sabe quem é o criador e quais suas intenções. Como é necessário baixar o APK, muitas pessoas acabam fazendo o download de sites secundários, e novamente voltamos ao problema citado anteriormente.

Sem a verificação do Google, você pode estar baixando alguma versão “maliciosa” do WhatsApp GB, que acessa mais coisas do que deveria no seu celular.

2 – Você pode ser banido do WhatsApp

WhatsApp GB: você pode ser banido(a) do WhatsApp

Lembra que falamos que o WhatsApp GB usa o código-fonte do WhatsApp, porém modificado? Pois bem, isso vai contra os termos de serviço da rede do Mark Zuckerberg, que já até baniu centenas de usuários do seu serviço.

Os aplicativos não compatíveis (como o WhatsApp Plus, GB WhatsApp e outros apps que dizem transferir suas conversas entre aparelhos diferentes) são versões modificadas do WhatsApp. Esses apps não oficiais foram desenvolvidos por outras empresas e violam nossos Termos de Serviço. O WhatsApp não é compatível com esses apps porque não podemos validar as medidas de segurança implementadas por eles.”, diz o WhatsApp em sua página de suporte.

No entanto, o banimento inicial é temporário e permite que você faça a transferência dos seus dados para o app original (veja como aqui). Cada banimento tem um tempo limite para você fazer a migração para o WhatsApp, e caso não seja feito, outro ban é aplicado com o dobro do tempo.

1 – Sem criptografia de ponta a ponta

WhatsApp GB: sem criptografia

A criptografia de ponta a ponta é o meio de segurança que os principais apps mensageiros usam para proteger os dados dos seus usuários. Com ela, apenas o remetente e destinatário podem ler as informações enviadas nas mensagens, então mesmo se elas forem interceptadas por hackers, não serão reveladas.

O WhatsApp GB não possui essa criptografia ponta a ponta, por isso suas mensagens não estão protegidas e ficam à mercê de invasões hackers, então se você preza pela segurança dos seus dados, não recomendamos que use o WhatsApp GB.

Outros “clones” do WhatsApp

Outros clones do WhatsApp

O WhatsApp GB é apenas um dos vários clones do WhatsApp que é possível encontrar por ai, entre eles o WhatsApp Plus, Yo WhatsApp, WhatsApp Gold, FM WhatsApp, entre outros. Cada um oferece diferentes funções, mas os perigos de usá-los são praticamente os mesmos do GB, já que são cópias não autorizadas do WhatsApp, por isso nem sequer estão na Play Store.

Você usa algum desses aplicativos? Deixe aí nos comentários a sua experiência com eles! 

Mais sobre: segurança