Os melhores aplicativos para cuidar da saúde

Aplicativos para cuidar da saúde estão mudando a forma como pacientes e médicos se relacionam, e neste artigo você vai conhecer três ótimas soluções desenvolvidas no Brasil.

Imagina que maravilha: ser atendido(a) em casa ou no trabalho, no horário escolhido por você, com um(a) especialista super bem avaliado por outros pacientes. Isso já é realidade, através de apps como o Easy Care, Doutor Já e Beep Saúde.

Leia também:

Aplicativos para cuidar da saúde - Mobizoo

Aplicativos para cuidar da saúde

Os aplicativos para cuidar da saúde, para smartphones e tablets, estão mudando a maneira como os médicos e os pacientes abordam os cuidados com a saúde.

Muitos destes aplicativos são pensados para atenderem aos próprios médicos, que vão desde úteis bancos de dados sobre drogas e doenças; até sofisticados monitores, que leem a pressão arterial de uma pessoa, seus níveis de glicose ou sintomas de asma.

Muitos outros, destes aplicativos para cuidar da saúde, são voltados para os pacientes. A maioria deles, ajudam a coordenar os cuidados e acompanhamentos. Desta forma, estes apps oferecem mais uma opção para cuidar da saúde com comodidade.

A opinião dos médicos

Nos EUA, onde os aplicativos para cuidar da saúde já são mais conhecidos, os médicos reconhecem que muitos deles são protetores em tempo integral.

Para os médicos, estes aplicativos têm o potencial para tornar os cuidados com a saúde mais eficientes. Além de acelerarem o diagnóstico. Isso melhora o monitoramento do paciente e reduz as visitas desnecessárias a um médico ou hospital.

Ainda assim, este é um campo com amplo crescimento, acrescentam os médicos. Principalmente, no que se refere ao uso e acesso a todos os dados dos pacientes. Quanto mais aplicativos surgirem, mais dados estarão sendo gerados.

Apps do Brasil

No Brasil, também já podemos contar com diversos aplicativos que ajudam a monitorar a saúde. E agora, uma nova modalidade está ganhando força: a dos aplicativos para consultas médicas em casa.

Nestes aplicativos, os pacientes podem solicitar um médico especialista, escolher o horário e local da consulta. Além de ser possível escolher os preços mais acessíveis de consultas, solicitar vacinação e exames, cuidadores de pessoas idosas, entre outros.

Conheça, agora, três destes aplicativos para cuidar da saúde que atendem no Brasil.

Easy Care Saúde - Mobizoo

Easy Care Saúde – O “médico da família”

Fundada em 2015, a startup Easy Care Saúde é um aplicativo que leva seus médicos no local onde o paciente estiver: em casa, no trabalho, no hotel, etc. Remetendo ao conceito do “médico da família”.

O app disponibiliza consultas médicas, fonoaudiológicas, fisioterapêuticas, nutricionais, além de exames domiciliares, equipamentos hospitalares, serviços de remoção (ambulâncias com estrutura para APH – atendimento pré-hospitalar), aplicação de medicamentos, serviços de enfermagem e de cuidadores.

Por meio do aplicativo e site, o interessado aciona o atendimento qualificado e personalizado da empresa. O sistema se utiliza de geolocalização para acionar o profissional de saúde solicitado mais próximo do paciente.

Além disso, via aplicativo, é possível acompanhar todo o atendimento. Sabendo a que horas o médico chegou, quanto tempo durou a consulta, qual foi o diagnóstico e assim por diante.

Os serviços do aplicativo incluem ainda, assistência total no pós-atendimento, caso ocorra algum tipo de complicação no quadro do paciente ou surja alguma dúvida em relação ao tratamento.

Os serviços da Easy Care Saúde estão disponíveis por meio de agendamento ou chamada emergencial a qualquer hora ou dia da semana, incluindo feriados.

Atualmente, o app realiza cerca de 10 mil atendimentos/mês, além de cuidar de 650 pacientes que estão em tratamento constante.

O app permite também que o interessado cancele até duas horas antes da consulta marcada. O pagamento é feito apenas no dia da consulta, através de cartão de crédito e débito, podendo ser parcelado em até 10 vezes.

Doutor Já - Mobizoo

Doutor Já – Preços flexíveis

O Doutor Já é um aplicativo que oferece acesso a milhares de médicos e clínicas particulares com valores flexíveis e ampla cobertura de atendimento no estado do Rio de Janeiro.

A startup que criou o app nasceu de um pequeno grupo de empreendedores cariocas; que se inspiraram no modelo de atendimento médico criado por uma startup americana, o ZocDoc.

Além disso, o grupo notou que em um país com acesso problemático à saúde, como o nosso, o aplicativo teria a uma grande chance de impactar milhões de brasileiros.

Ao pesquisarem o mercado e hábitos das pessoas, os criadores do app descobriram que, muitas vezes, as pessoas procuram o SUS por desconhecerem os valores das consultas particulares. No aplicativo Doutor Já, há consultas por cerca de 70 reais.

Com o aplicativo, Doutor Já, é possível escolher um médico entre diferentes profissionais de saúde e especialistas, próximos ao solicitante. Nele também, é o paciente quem decide o dia e hora das consultas. Além de poder escolher um valor de consulta que caiba em seu bolso.

Beep Saúde - Mobizoo

Beep – Saúde delivery

O aplicativo, inicialmente apelidado de “Uber dos médicos”, foi criado também por um carioca. Ele permite que a pessoa escolha a especialidade de que precisa, e opera como um serviço delivery.

De acordo com os dados mais recentes, no aplicativo Beep, há em torno de 1000 médicos cadastrados, destes 600 estão em atividade, com planos de expansão para outras áreas, a exemplo de fisioterapia e enfermagem.

Depois de escolhida a especialidade, em uma segunda tela, o solicitante escolhe entre os profissionais disponíveis em um raio de dez quilômetros. Além de poder ver, também, o currículo de cada profissional e o valor da consulta.

No Beep, o paciente tem acesso aos horários vagos em consultórios e clínicas. Sendo necessário apenas selecionar um bom horário para ser atendido pelo especialista mais próximo a sua localização desejada. Além disso, o Beep Saúde tem uma parceria de vacinação com laboratórios.

No final do atendimento médico, o solicitante paga com cartão de crédito e é permitido que ele avalie o atendimento médico.

Você já utilizou um destes aplicativos para cuidar da saúde? Conhece alguém que já tenha usado? Deixe seu comentário! Se curtiu, compartilha!