FaceApp: aplicativo que envelhece vira febre (de novo)

Aconteceu de novo: depois do filtro de bebê ressuscitar o Snapchat, agora é a vez do aplicativo que envelhece seu rosto voltar a virar febre. Estou falando do Face App, que já existe há alguns anos, mas que de repende voltou a viralizar, depois que alguns famosos mostraram suas versões mais idosas nas redes sociais.

Se você também quer entrar nessa brincadeira, chega mais que eu te mostro como faz.

FaceApp: aplicativo que envelhece vira febre (de novo) - Mobizoo

FaceApp: o poder a inteligência artificial

O FaceApp virou febre pela primeira vez em 2017, quando aliás foi eleito o melhor aplicativo do ano por diversos veículos especializados.

O tempo passou, a inteligência artificial por trás do app evoluiu um bocado, e hoje as imagens geradas por ele são muito mais realistas do que na época. Não a toa o app voltou a viralizar quando usuários famosos começaram a compartilhar suas versões idosas extremamente precisas.

Se você já leu nosso artigo sobre deepfakes, sabe que o machine learning está cada vez mais esperto, e por isso já é capaz de alcançar níveis assustadores de realismo na hora de gerar fotos e vídeos falsos a partir de imagens reais.

O FaceApp é só mais um exemplo de como essa tecnologia evoluiu, e só nos resta torcer para que ela não seja usada para o mal.

Atenção: A empresa russa Wireless Lab, criadora do app, admite que está recolhendo informações sobre os usuários, para a construção de uma enorme base de dados. E o mais importante: com a autorização dos mesmos.

FaceApp: como gerar sua versão idosa

Para conferir a sua versão envelhecida, a primeira coisa que você deve fazer é instalar o FaceApp no seu dispositivo Android ou iOS.

Com tudo pronto, siga os seguintes passos:

  1. Clique no ícone da câmera para tirar uma foto nova, ou acessar a Galeria para buscar uma foto já salva no telefone;
  2. Selecione a opção “Idade” na lista de filtros;
  3. O app irá mostrar 3 opções: duas para seu rosto ficar mais jovem, e uma para seu rosto ficar mais velho;
  4. Clique na opção para ficar mais velho, e confira o resultado.

Agora é só salvar e compartilhar a imagem gerada no Instagram, Twitter e WhatsApp, para ver como seus amigos irão reagir 🙂

O app também oferece uma dezena de outras opções de transformação (como colocar barba ou se maquiar), mas algumas só estão disponíveis na versão Pro, que é paga.

Mais sobre: fotografia