4 aplicativos para ajudar na segurança das mulheres

Sair à noite, voltar tarde e andar por lugares desconhecidos é muito mais arriscado para as mulheres do que para os homens, praticamente no mundo todo. E foi pensando na segurança das mulheres, que foram desenvolvidos estes 4 aplicativos que apresentaremos a seguir.

Segurança das mulheres - Mobizoo

Leia também:

Segurança das mulheres

As mulheres sabem como ser independente pode ser arriscado em algumas situações. Mas com a ajuda da tecnologia, a segurança das mulheres pode ganhar bons aliados.

Com estes aplicativos, as mulheres podem aumentar sua segurança sem a necessidade de privar-se da liberdade de ir a novos lugares e conhecer novas pessoas.

São eles:

1 – Clique 180

O aplicativo Clique 180 foi desenvolvido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, em parceria com a ONU Mulheres e a Embaixada Britânica.

Nele, as mulheres brasileiras, tão expostas à violência de todos os tipos, encontram informações sobre as rotas para chegar até o atendimento de proteção, acesso à Lei Maria da Penha e outras funções para melhorar sua segurança.

O Clique 180 foi desenvolvido tanto para as mulheres que são vítimas de violência, quanto para todas as pessoas que trabalham com o tema e queiram saber mais sobre o assunto. Ou ainda, que desejam se informar para ajudar uma mulher em situação de violência.

No Clique 180 as mulheres encontrarão:

  •  Informações sobre os tipos de violência contra as mulheres;
  • A localização dos serviços da Rede de Atendimento e a rota para chegar até eles;
  • Um passo a passo detalhado sobre como agir e que tipo de serviço procurar em cada caso de violência contra as mulheres;
  • Em todas as páginas do app, um botão para ligar diretamente para o 180 (a Central de Atendimento à Mulher para informações e denúncias);
  • A Lei Maria da Penha para consultas;
  • Uma ferramenta colaborativa para mapear os locais da cidade que oferecem riscos às mulheres.

O aplicativo Clique 180 está disponível para Android e iOS.

2 – FemiTaxi

O aplicativo FemiTaxi conecta motoristas mulheres à clientela feminina, oferecendo segurança, conforto e ótimo atendimento. O serviço é exclusivo para as mulheres e crianças desacompanhadas.

Por enquanto ele está disponível em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia e em Campinas. Atualmente, o app conta com mais de 20 mil usuárias e 500 profissionais. A ideia do desenvolvedor é expandir o aplicativo para as principais capitais do país ao longo de 2017.

O FemiTaxi oferece desconto de 20% para as passageiras e trabalha com uma mesma tarifa de preço, tanto para táxi como para transporte individual, o que permite que ambas as categorias de transporte atuem juntas. Esta foi uma forma de também agilizar o atendimento.

Segundo o criador do app, o foco deste serviço é agradar a usuária com um tempo menor de espera e unir as profissionais de táxi e transporte individual.

O FemiTaxi está disponível para Android e iOS.

3 – bSafe

O bSafe é um aplicativo de segurança pessoal no qual as usuárias criam uma “rede de segurança” com pessoas de sua confiança, que são notificadas em caso de emergência ou situações de insegurança.

O app, ideal para mulheres que precisam andar sozinhas, tem vários recursos, como:

  • Alarme bSafe: Envia, automaticamente, informações sobre onde a mulher está, via GPS, e o que está acontecendo, pois aciona o vídeo e áudio do dispositivo. Este vídeo é enviado para os tutores móveis;
  • Me siga: A usuária convida seus tutores para segui-la ao vivo. Eles serão capazes de vê-la através do mapa no celular. Quando chegar em casa com segurança, seus tutores receberão uma mensagem avisando;
  • Chamada falsa: A usuária do app recebe uma ligação de um de seus tutores. Para os casos em precisa sair de situações desagradáveis ​​ou ameaçadoras;
  • Rede de segurança: É possível formar uma rede de segurança pessoal com amigos e familiares que receberão os alertas quando a usuária achar necessário.

O app bSafe está disponível para Android e iOS.

4 – Circle of 6

Circle of 6 é um aplicativo de segurança pessoal para todos, mas que pode ser particularmente útil para a segurança das mulheres.

Vencedor de diversos prêmios, o Circle of 6 permite que a usuária escolha até 6 amigos de sua confiança para adicionar ao seu círculo.

Se a mulher se sentir em uma situação desconfortável ou arriscada, pode utilizar o Circle of 6 para enviar automaticamente uma mensagem de alerta SMS pré-programada, com sua localização exata.

O Circle of 6 também fica conectado 24h às chamadas de segurança e informações da usuária. Sendo uma maneira móvel de seus amigos poderem acompanhá-la quando estiver fora à noite, ou quando vai chegar tarde.

Veja como o Circle of 6 pode ser útil para a segurança das mulheres:

  • A usuária está viajando e se perde de seus amigos. Ela pode usar o Circle of 6 para enviar uma mensagem ao seu círculo – com um mapa, usando o GPS, para mostrar a sua localização exata;
  • Ela está em um novo encontro e começa a se sentir desconfortável ou ameaçada. Então, precisa de uma desculpa educada para cair fora. Para isso, ela usa o Circle of 6 para alertar o seu círculo. Assim, alguém telefona e inventa uma urgência para tirá-la do encontro;
  • Em situações críticas, a usuária utiliza o Circle of 6 para telefonar para um número de emergência local, pré-programado, de sua escolha.

O app Circle of 6 está disponível para Android e iOS.

Gostou das dicas de aplicativos para a segurança da mulher? Você não é mulher? Certamente conhece várias que gostariam de conhecê-los! Indique, compartilhe ou deixe seu comentário!