SNES Classic: como colocar mais jogos

O SNES Classic vem com 21 dos jogos mais clássicos dos anos 90, mas os hackers de plantão já encontraram uma maneira de inserir mais games na memória do novo (velho) console. Neste artigo você confere o passo a passo completo!

SNES Classic: como colocar mais jogos - Mobizoo

Depois do grande sucesso do NES Classic, o Super Nintendo Classic (ou SNES Classic) chegou às lojas trazendo de volta toda a beleza da era de ouro dos videogames, incluindo um game inédito, Star Fox 2.

Aqui no Brasil o aparelho foi lançado por R$ 1.000, mas já caiu para valores próximos de R$ 500, ficando agora um pouco mais acessível para os gamers mais nostálgicos.

Felizmente, graças à “ajudinha” de programadores com tempo livre (e muito amor no coração), já é possível colocar mais jogos no pequeno dispositivo, tornando-o um pouco mais interessante para o bolso.

A ferramenta é a mesma utilizada para inserir mais games no NES Classic, e tudo o que você precisa para realizar o precedimento é de um computador com os arquivos que apresentarei a seguir.

Hackeando o SNES Classic

De acordo com o hacker ClusterM, criador da ferramenta Hakchi2, aproximadamente 75% dos games da biblioteca do Super Nintendo funcionam no console miniatura. Ou seja, você vai poder jogar clássicos como Final Fight, Chrono Trigger, Bomberman, Rock N Roll Racing e muitos outros.

Como o console possui cerca de 260mb de memória interna, é possível adicionar cerca de 100 games, pensando em uma estimativa do tamanho das ROMs padrão para a plataforma.

É sempre bom lembrar que o procedimento pode brickar o aparelho, tornando-o inutilizável, e que alterar o software do dispositivo não é coberto pela garantia. Portanto, nós não nos responsabilizamos por nada! Faça o procedimento por sua conta e risco!

Além disso, A Nintendo, detentora da marca, não apoia esse tipo de operação. A própria página sobre as questões legais da empresa, diz:

“Se você não possui o cartucho original, é ilegal baixar e jogar uma ROM da Nintendo”.

E Como Fazer?

Caso você ainda queira prosseguir, será necessário entrar na página de ClusterM, baixar a ferramenta e seguir as informações contidas nos vídeos abaixo:

Já para os fãs que não entendem muito da língua inglesa, podemos resumir aqui:

  1. Baixe o arquivo hakchi2.31.zip e extrair o conteúdo da pasta;
  2. Baixe ROMS de SNES e guardá-las em uma pasta;
  3. Rode no computador o arquivo executável hakchi.exe;
  4. Selecione a versão do console (SNES Classic Mini caso americano ou europeu, Super Famicon Mini caso japonês);
  5. Clique em “Add More Games“;
  6. Selecione os arquivos de ROMS (.ZIP ou .SMC) que você baixou anteriormente e clicar em “Abrir”;
  7. O sistema irá importar todos os arquivos;
  8. Agora selecione todos os jogos da lista, clique no botão direito do mouse, e escolha a opção “Download box art” (as capas de todos os jogos serão baixadas);
  9. No menu do topo, clique em “Kernel“, e depois em “Dump Kernel“, e confirme clicando em “Yes“;
  10. Irá surgir automaticamente uma janela com o procedimento que você deve realizar no aparelho;
  11. Procedimento: verifique se o botão POWER do SNES Classic está desligado > conecte o SNES Classic ao PC pelo cabo USB > Pressione o botão RESET e mantenha-o pressionado > ligue o botão POWER imediatamente (ainda segurando o RESET) > Conte até 5 > Solte o botão RESET. Mesmo com o botão POWER ligado, a luz (LED) do console continuará apagada;
  12. Volte ao computador, e na janela que estava aberta clique no botão “Install Driver“;
  13. O programa irá instalar o driver no aparelho e copiar o Kernel original que vem de fábrica na pasta hakchi2/dump. Assim que terminar, ele irá sugerir que você guarde esse Kernel em um local seguro, para que seja restaurado no futuro, caso necessário;
  14. Agora clique em “Synchronize selectes games with NES/SNES Mini” para instalar o Kernel modificado e sincronizar todos os jogos que você adicionou no aparelho;
  15. Pronto! Você já pode jogar!

Caso você queira retornar o aparelho à versão original dos 21 jogos, faça o seguinte processo:

  1. Abra a ferramenta, rodando o executável hakchi.exe;
  2. No menu superior, clique em Kernel > Flash original kernel;
  3. Clique em Yes na opção que aparece;
  4. Siga os mesmos passos anteriores de 11-12;
  5. O sistema voltará à versão original.

E aí, curtiu a dica? Então compartilhe com seus amigos, e se tiver alguma dúvida, deixe aí nos comentários!

Mais sobre: diversão nintendo