Como fazer backup via ADB e restaurar todos os dados do seu Android num instante

Quem nunca trocou de celular Android ou teve que formatá-lo, e ficou com preguiça de reinstalar todos os aplicativos e transferir zilhões de arquivos para o novo aparelho, quando tudo que você queria era usá-lo logo? Pois então, dá para evitar tudo isso usando o Backup via ADB.

O ADB é uma das ferramentas mais importantes para o sistema, já que permite a realização de vários processos complexos com apenas alguns comandos.

Neste artigo eu vou ensinar dois processos básicos usando o ADB, para que você possa fazer backup completo do seu aparelho e restaurá-lo rapidamente a qualquer momento.

Backup via ADB - Mobizoo

Mas antes, é importante que você faça duas coisinhas:

Instalar os drivers de ADB e fastboot

O SDK (Software Development Kit) do Android é um pacote gigante de ferramentas, mas para essa missão nós só vamos precisar de uma pequena parte dele, mais especificamente, os drivers de ADB e fastboot.

Baixe a versão mais recente dos drivers para Windows neste link, e copie o conteúdo do pacote para uma pasta da sua área de trabalho.

Se você estiver usando Windows a partir da versão 8, e tiver recebido algum erro na instalação dos drivers, desabilite a assinatura do driver na inicialização avançada do Windows.

Ativar o modo de desenvolvedor do Android

1- Vá em Configurações > Sobre o telefone, e procure o Número da versão. Atenção: NÃO é a versão do Android, mas sim a versão da ROM (sistema) compilada pela empresa;

2- Toque diversas vezes nela (umas 7 vezes), que irá aparecer uma mensagem dizendo que agora você é um desenvolvedor;

3- Depois é só voltar nas configurações e procurar as opções de desenvolvedor e ativar a depuração USB.

 

Realizar o backup

1- Conecte seu dispositivo no computador via USB, e selecione a opção transferência de arquivos, caso ele esteja rodando Android 6 ou superior;

2- No computador, acesse a pasta do pacote de drivers ADB e fastboot, abra o prompt de comando (cmd) como administrador e digite:

adb devices

3- No pop-up que aparece no celular, selecione sempre autorizar esse computador e depois confirme;

4- Agora crie uma pasta para armazenar o backup e abra ela pelo prompt de comando. Eu criei uma pasta chamada backup na pasta documentos, então para abrir ela pelo prompt eu digitei:

cd documentos

Depois:

cd backup

5- Finalmente, vamos ao backup: no prompt digite:

adb backup -apk -obb -shared -all –nosystem –f nomedoaquivo.adb

6- Uma nova tela irá abrir no seu celular, e nela você pode criptografar o backup (que é o recomendado) colocando uma senha antes de clicar em fazer backup;

7- Agora é só esperar o backup ser finalizado, tendo em mente que o tempo do processo pode variar bastante de acordo com a quantidade de aplicativos instalados e arquivos armazenados no aparelho.

Restaurar o backup

Agora para restaurar é simples, abra a pasta pelo prompt onde o backup está armazenado e digite:

adb restore nomedoaquivo.adb

Irá aparecer uma nova tela, coloquem a senha se tiver alguma e cliquem em restaurar dados.

E pronto, todos os seus dados estarão restaurados em alguns minutos.

Se quiser mais dicas usando ADB ou fastboot, por favor comente aí embaixo!

Mais sobre: android

Apoie o conteúdo que você ama!

Desative o seu bloqueador de anúncios e nos ajude a manter o site :)