Boa notícia para você que está de olho num Xiaomi Mi5: com o lançamento dos novos Mi5S e Mi5S Plus, o modelo original do top de linha caiu de preço, tornando-se uma compra ainda mais interessante.
Lançado no início do ano, o modelo continua sendo um dos smartphones mais poderosos da atualidade, e bate de frente com qualquer top à venda no Brasil.
Neste artigo você confere minha análise completa deste top chinês, e no final ainda garante um belo cupom de desconto para comprar o seu.
Quando se trata de tops de linha, não é segredo que os aparelhos chineses são os campeões do custo-benefício. E uma das marcas mais reconhecidas mundialmente é a Xiaomi. Afinal, a fabricante sempre consegue oferecer o máximo de qualidade, sem tornar o custo exorbitante.
O Mi5 é sem dúvida o smartphone Android ideal para quem procura experiência premium, mas não abre mão do preço baixo.
Entenda os motivos a seguir.
Design e acabamento
De cara é de se notar a beleza do Mi5. A Xiaomi sempre capricha nas linhas e no acabamento dos seus aparelhos e com o Mi5 ela não fez diferente.
As bordas do display são ridiculamente finas – o que é ótimo! E sua tela conta com uma leve curvatura nas extremidades (2.5D), dando um ar de sofisticação ao aparelho. Ah, e o acabamento traseiro também é de vidro, e ambos contam com a tecnologia Gorilla Glass 4.
É verdade que por conta de todo esse vidro o telefone fica um pouco escorregadio em superfícies lisas, porém nada muito preocupante.
O modelo conta com um botão físico para a função home, que também funciona como um rápido e eficiente leitor de impressões digitais para desbloquear e se autenticar no telefone.
Além disso, o aparelho é muito, mas muito leve! 129 gramas – uma pluma nas mãos.
Desempenho
O Snapdragon 820 é um dos melhores processadores lançados no ano. Combinando ele e a boa quantidade de RAM oferecida no aparelho (3GB ou 4GB) é impressionante a velocidade do aparelho para realizar todas as tarefas submetidas. Para se ter uma ideia, o aparelho tem o desempenho equivalente ao dobro do alcançado pelo Nexus 6P.
Falando em Nexus 6P, um dos maiores problemas do aparelho da Google foi o superaquecimento ocasionado pelo processador Snapdragon 810. Porém a Xiaomi resolveu este problema com o Mi5: A versão 820 do processador faz um mix de núcleos de alto desempenho com outro grupo de processamento que visa alta eficiência energética. O resultado é um processador que não superaquece, nem acaba com sua bateria, garantindo ainda uma excelente performance para jogar, navegar e trabalhar com o smartphone.
O telefone ainda fica mais rápido por contar com o armazenamento interno UFS 2.0, que torna as gravações e leituras de arquivos muito mais ágeis.
Especificações
- Tela de 5.15″ IPS LCD 1080p 428ppi com proteção Gorilla Glass 4
- Armazenamento de 32GB, 64GB ou 128GB
- Processador Snapdragon 820
- 3GB ou 4GB de memória RAM
- Câmera traseira de 16MP f/2.0 com autofocus e 4-eixos OIS, flash de dois tons; gravando vídeo de 2160p à 30fps;
- Câmera frontal de 4MP f/2.0, gravando vídeo de 1080p à 30fps
- Android 6.0 Marshmallow com interface MIUI 7
- Sensor de impressões digitais
- Bateria não removível de 3,000 mAh com recarregamento rápido
- Dual-SIM, Conector USB-C, Wi-Fi a/b/g/n/ac; Bluetooth 4.2 LE;
- NFC; GPS, GLONASS, Beidou; Infravermelho
Usabilidade e software
O Mi5 vem de fábrica com o Android 6.0 Marshmallow. A Xiaomi prevê que a atualização mais recente do Android, 7.0 Nougat vai chegar em breve, junto com a nova versão da interface MIUI 9 para o Mi5.
A MIUI é a interface padrão dos aparelhos da Xiaomi. Ela agrega recursos muito úteis ao sistema, como gravação de chamadas, sincronização de mensagens, gravações, histórico de chamadas, fotos e vídeos com a nuvem, limpeza periódica do sistema, firewall integrado, entre muitos outros recursos. A aparência é claramente inspirada na interface iOS da Apple – simples e intuitiva. Em linhas gerais, a MIUI cumpre muito bem a sua proposta. É possível também trocar a interface padrão, instalando outra launcher como Nova Launcher ou Apex e assim obter o visual semelhante ao Android puro.
Câmera
A câmera do Mi5 de 16MP utiliza o sensor da Sony IMX 298, com um excelente nível de contraste dinâmico, o que traz mais cores e vida para as fotos. Por causa desse sensor, o sistema de estabilização de imagens de 4-eixos, e combinando com o processamento de software preparado pela Xiaomi, as fotos podem ficar melhores do que as tiradas com um Samsung Galaxy S7, por exemplo.
As fotos tiradas sob baixa luminosidade também nos pareceram não estarem em nenhum prejuízo em relação aos outros tops do mercado. As imagens foram capturadas com riqueza de detalhes e quase nenhum ruído aparente. Para fechar, essa câmera ainda permite gravar em 4K.
A parte frontal do aparelho conta com uma outra câmera de 4 UltraPixels (com pixels 2x maiores), o que na prática garante selfies muito nítidas e com visual estonteante.
Versões
O Xiaomi Mi5 pode ser encontrado nas versões Standard, Prime e Pro.
- Standard: SoC Snapdragon 820, composto por dois CPUs Kryo Dual-core (1,8 GHz + 1,36 GHz), 3 GB de memória RAM e GPU Adreno 530 e 32 GB de armazenamento interno
- Prime: SoC Snapdragon 820 Quad a 2,15 GHz, 3 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento interno
- Pro: SoC Snapdragon 820 Quad a 2,15 GHz, 4 GB de memória RAM, 128 GB de armazenamento interno, preto, com acabamento exclusivo em cerâmica.
Nenhum dos modelos oferece expansão do armazenamento por cartão microSD.
Conclusão
Com um acabamento fino, alto desempenho e preço baixo, não recomendar o Xiaomi Mi5 para nossos leitores seria um falha grave de nossa parte.
Onde comprar?
O Xiaomi Mi5 (Prime – 64 GB) está à venda na Tomtop nas cores preto e prata, e com nosso cupom de desconto você vai pagar apenas R$ 1.030. Basta comprar através do botão abaixo e inserir o código MI564GB no carrinho.
Vale lembrar que todos os celulares vendidos pela Tomtop possuem 1 ano de garantia, e que, comprando através dos nossos links, você nos ajuda a manter o site.