Anunciado na última semana, o Galaxy J8 chega ao mercado para ocupar um lugar de destaque na família J, que é a mais queridinha da Samsung entre os brasileiros.
Mas não se engane pelos números: o J8 não é melhor que seus companheiros J7 Pro e Prime 2 em tudo. Na verdade, trata-se de um mix de aparelho de entrada com um intermediário premium, onde os grandes diferenciais estão nas câmeras e na tela de 6 polegadas com proporção 18,5:9.
Apesar dos 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno, o J8 é equipado com o chipset mais básico da Qualcomm, o Snapdragon 450. Mas tudo poderia ficar bem se não fosse o preço: R$ 1.899 no seu lançamento. Ui.
Bom, chega de papo e bora conferir os detalhes dessa novidade.
- Veja também: Conheça os últimos lançamentos de celular da Samsung
Galaxy J8: design e construção
A Samsung optou por construir o Galaxy J8 em policarbonato (também conhecido como plástico), mas o acabamento passa a impressão de um produto bem construído e resistente, num corpinho de 177 g bem distribuídos.
Além disso, sua pegada é bem firme com suas bordas arredondas. E em sua parte traseira, temos um sensor de digitais bem localizado, no meio do aparelho, logo abaixo das câmeras principais.
Já em sua parte frontal, o Galaxy J8 recebe uma tela “infinita” Super AMOLED HD+ (1480 x 720 px) de 6 polegadas e com proporção 18,5:9. E como ele tem uma tela grandona num corpo quase sem bordas, o espaço abaixo da tela fica em branco. Pois o telefone usa botões de navegação na tela, deixando assim, praticamente sem nada na frontal. Então, temos no topo do aparelho apenas a câmera de selfie e seu flash.
Galaxy J8: câmera
O Galaxy J8 recebe um conjunto de câmera dupla em sua parte traseira, sendo um sensor de 16 MP e abertura f/1.7 – ideal para capturar fotos em baixa iluminação –, e o outro com 5 MP e abertura f/1.9. Quando elas atuam em conjunto, no recurso chamado “Foco Dinâmico”, por exemplo, o fundo das fotos fica desfocado enquanto a pessoa fica destacada no retrato.
Já para sua frontal, o aparelho recebe uma potente câmera de 16 MP com abertura de f/1.9 e flash LED. Além dos já conhecidos filtros para fotos das novas linhas Galaxy da Samsung. E ainda, o Galaxy J8 possui também o desbloqueio por reconhecimento facial.
Galaxy J8: desempenho e bateria
Dentro do Galaxy J8 encontramos o processador Snapdragon 450, octa core de 1.8 GHz e 4 GB de memória RAM. E ainda, 64 GB de armazenamento interno, expansível via cartão Micro SD de até 256 GB.
É um conjunto generoso no quesito memórias, mas fica devendo no desempenho. Por isso, nem se anime em rodar Asphalt 9 nesse aparelho.
A bateria de 3500 mAh e o Android 8 Oreo de fábrica garantem boa autonomia, permitindo mais de 7 horas de tela, e até 2 dias de uso sem muitos problemas. Se a tela tivesse resolução maior, certamente o cenário de duração seria outro.
Galaxy J8: ficha técnica
- Android 8 Oreo com a interface Samsung Experience 9 (com Português Brasil);
- 4G Dual Chip (2 nano SIM);
- Tela Super AMOLED HD+ de 6 polegadas e 18,5:9 (1480 x 720 px);
- Vidro com curvatura 2.5 D;
- Processador Qualcomm SDM450 Snapdragon 450, octa core de 1.8 GHz;
- GPU Adreno 506;
- 4 GB de RAM;
- 64 GB de armazenamento interno expansível via cartão Micro SD de até 256 GB;
- Câmera traseira dupla de 16 MP f/1.7 + 5 MP f/1.9 (sensor de profundidade), Auto Focus, LED flash, panorama e HDR;
- Câmera frontal de 16 MP, f/1.9, LED flash;
- Gravação de vídeo 1080p@30fps;
- Leitor de impressão digital traseiro;
- LED de notificações;
- A-GPS, Beidou, GLONASS, GPS;
- Sensores: Acelerômetro, Bússola, Giroscópio, Sensor de Efeito Hall, Sensor de Proximidade;
- Rádio FM;
- ANT+ e NFC;
- Micro USB Host (OTG);
- Bluetooth 4.2;
- Bateria de 3500 mAh.