Qual é a melhor Smart TV 4K para comprar em 2021?

Chegou a hora de atualizar a TV? Então vem descobrir qual é a melhor Smart TV 4K para comprar em 2021!

Preparamos um guia com dicas para você entender melhor os benefícios de uma Smart TV 4K, e claro, uma lista de recomendações com os melhores modelos do ano. Bora lá?

Qual é a melhor Smart TV 4K para comprar em 2021? - Mobizoo

Por que comprar uma Smart TV 4K?

Se você vai comprar uma TV nova, é mais interessante comprar logo uma 4K e não uma Full HD, já que um televisor é um bem durável que ultrapassa tranquilamente os 10 anos de vida útil, e você não vai querer que ele fique obsoleto logo nos primeiros anos. Certo?

Mesmo que você não tenha acesso à transmissão de TV em qualidade 4K, já pode usufruir da tecnologia nos principais serviços de streaming, e também em games para Playstation e Xbox.

E tem mais: muitos modelos de TV 4K fazem upscaling de conteúdos Full HD, gerando imagens com qualidade muito superior.

Como escolher a melhor Smart TV 4K?

Antes de falarmos dos modelos, você deve saber quais são as informações mais importantes para pesquisar na hora da compra. Uma espécie de checklist para não cair na lábia de vendedor. Vamos à elas:

  • Cada Smart TV 4K roda um sistema operacional diferente, e muitos deles são bem ruins. Por isso, vá numa loja e teste a navegação pelos menus de cada modelo para descobrir se eles são lentos, engasgam muito ou até travam. TVs com Android TV, TIZEN ou WebOS costumam apresentar desempenho superior, e ainda recebem mais atualizações por mais tempo;
  • Fuja das telas curvas! Nas lojas elas podem parecer muito bonitas e futuristas, mas no dia a dia são um verdadeiro equívoco. Elas não ficam bem quando fixadas na parede, distorcem as imagens, e ainda possuem ângulos de visão bem limitados (quem fica no canto do sofá se ferra);
  • Os painéis OLED são os melhores em termos de cor e contraste, mas obviamente são bem mais caros;
  • A frequência de varredura das imagens é importantíssima, principalmente para assistir esportes, onde há movimentação muito rápida de câmera. As TVs mais baratas costumam ter frequência nativa de 60Hz (o que não é bom para futebol), enquanto as mais caras têm 120Hz, e até 240Hz nos modelos mais premium. E atenção: é fundamental que a frequência seja nativa, e não emulada virtualmente pelo sistema da TV;
  • Os painéis LED são divididos em 2 tipos: RGBW e RGB. O RGBW (red, green, blue, white) possui pixels brancos que deixam os objetos menos definidos, as cores mais lavadas, e o contraste inferior, especialmente quando a imagem é vista de lado. O RGB possui somente as três cores base (red, green, blue), e por isso apresenta qualidade superior em todos estes quesitos;
Smart TV 4K: comparativo de telas LED RGB e RGBW O padrão RGBW foi desenvolvido para gerar imagens mais brilhantes no HDR dos painéis OLED (onde apresenta bons resultados), mas acabou sendo aplicado também nos painéis LED, com a justificativa de economizar mais energia. No final das contas, com essa queda de qualidade, a resolução dos painéis LED RGBW acaba sendo de 2.8k, e não de 4K como é anunciado.
  • QLED não é OLED: para concorrer com o OLED, a Samsung desenvolveu o painel QLED, que nada mais é do que uma evolução do LCD, mas sem um painel de retroiluminação por trás. Os pixels dessa tecnologia são iluminados separadamente por um filtro composto por pontos quânticos que formam cristais microscópicos que absorvem luz e a reemite em intensidades diferentes. Pelo fato dessa organização de pixels e luz acontecer de forma coordenada, o painel OLED ganha em nível de cores, brilho e nitidez, mas fica um pouco atrás do OLED em intensidade de contraste e nível de preto;
  • NanoCell é uma alternativa ao QLED, um LCD reformulado com ‘jeito’ de OLED. Essa tecnologia substitui o uso dos pontos quânticos do QLED pelo nanocristal, que são menores e absorvem ainda mais luz. Outro diferencial desse padrão é o uso do Full Array Local Dimming que deixa de iluminar pixels em colunas e faz por regiões. O objetivo aqui é entregar preto mais intenso, melhor ângulo de visão e brilho acentuado.

Bom, agora que você já sabe o que verificar na hora de escolher sua próxima Smart TV 4K, vamos aos modelos mais recomendados.

Pesquisamos por relatos de compradores em grupos e fóruns da Internet, avaliações feitas em lojas online, e claro, aproveitamos para compartilhar algumas experiências pessoais que tivemos com algumas dessas opções.

Melhor Smart TV 4K até 2600 reais – Samsung Crystal 4K 43AU7700

Link para comprar:

COMPRAR

Melhor Smart TV 4K até 3000 reais – Samsung Crystal 4K 55AU8000

Link para comprar:

COMPRAR

Melhor Smart TV 4K até 4000 reais – Samsung QLED 55Q70A

Samsung QLED

Link para comprar:

COMPRAR

Melhor Smart TV 4K até 5000 reais – LG OLED55C1

LG OLED

Link para comprar:

COMPRAR

Melhor Smart TV 4K até 6000 reais – Samsung Neo QLED 50QN90A

Samsung Neo QLED

Link para comprar:

COMPRAR

Qual Smart TV 4K da nossa lista é a sua escolhida? Conta aí nos comentários!

Mais sobre: Compras Listas