Celulares na Black Friday 2023: as melhores ofertas

A Black Friday 2023 chegou, e neste artigo você encontra uma lista com os melhores celulares para comprar com desconto, além de um guia completo para aproveitar as ofertas e ficar longe das picaretagens.

Celulares que recomendamos para a Black Friday 2023

Confira a nossa lista dos smartphones testados e aprovados por nossa equipe que realmente estão com preços muito bons nesta Black Friday:

Celulares até 800 reais

Celulares até 1000 reais

Celulares até 1300 reais

Celulares até 1500 reais

Celulares até 2000 reais

Celulares até 2500 reais

Além disso, recomendamos também que você confira nossas listas especiais por faixa de preço:

Celulares na Black Friday 2023: as melhores ofertas - Mobizoo

O que vale a pena comprar na Black Friday 2023?

De acordo com uma pesquisa recente da Conversion, os celulares são os itens mais desejados pelos consumidores, com 66,67% de intenção de compra, seguido de eletrônicos & eletrodomésticos (60,68%) e itens de moda & acessórios (40,46%).

De fato o smartphones possuem bom histórico de descontos na data, mas é preciso estar atento(a) a um detalhe: os descontos raramente são aplicados em lançamentos.

Desta forma você pode encontrar ótimas pechinchas para aparelhos lançados no ano passado, porém para a geração 2022 as ofertas não costumam ser tão atraentes (com algumas exceções).

Isso acontece pois as fabricantes aproveitam a data para “desovar” os estoques de aparelhos “antigos”, já que precisam focar seus esforços de marketing nos aparelhos novos para o Natal.

Lojas que recomendamos para a Black Friday 2023

Nós aqui do Mobizoo trabalhamos há anos como parceiros de algumas lojas online, e por isso podemos recomendá-las “de olhos fechados” para nossos leitores que ainda estão começando, ou não se sentem muito seguros nas compras pelas internet:

  • Grupo B2W: Submarino, Americanas, Shoptime, Sou Barato;
  • Grupo Via Varejo: Ponto Frio, Extra; Casas Bahia;
  • Magazine Luiza (e lojas afiliadas – Magazine Você);
  • Fast Shop;
  • Amazon;
  • Carrefour;
  • Kabum;
  • AliExpress.

Não esqueça de instalar os aplicativos das lojas no seu celular e ativar as notificações, pois assim você não corre o risco de perder alguma oferta relâmpago.

Histórico de preços: o inimigo número 1 da “Black Fraude”

Todo ano é a mesma coisa: de repende, nas primeiras semanas de novembro, produtos que você comprava por um determinado valor passam a custar o dobro, para que os descontos aplicados na Black Friday pareçam bem maiores do que de fato são. É o famoso “Vendendo tudo pela METADE do DOBRO”.

Para se proteger desse mal, o melhor a fazer é acompanhar o histórico de preço do produto que você quer, semanas antes da Black Friday acontecer.

Eu uso e recomendo os sites zoom.com.br, jacotei.com.br e baixou.com.br. Mas o importante não é a ferramenta escolhida, e sim ficar de olho nos preços!

Não esqueça das operadoras!

Se você quer comprar um celular na Black Friday, é importantíssimo pesquisar as ofertas que as operadoras Claro, TIM, Vivo e Oi prepararam para o evento. Essas ofertas não aparecem nos sites de comparação de preços como Zoom e Buscapé, portanto é fundamental ir na loja online de cada operadora para ver o que está rolando.

Para facilitar a sua vida, aqui vão os links de cada uma delas:

Dica: Alguns aplicativos de ofertas, como Pelando e Gafanhoto, costumam mostrar as promoções de Black Friday das operadoras.

Ganhe muitos pontos em cada compra na Black Friday 2023

Uma coisa importantíssima que muita gente esquece é que a maioria das lojas e cartões de crédito trabalham com programas de recompensas.

Se você já ia fazer mesmo suas compras de fim de ano aproveitando as ofertas da Black Friday, por que não ganhar com isso? Aliás, se você seguir nossas dicas, pode ganhar duas vezes!

Funciona assim: quando você for fazer sua compra, escolha uma loja que oferece pontos, de preferência aqueles de programas externos, como o Dotz ou o Multiplus, pois assim seus pontos não ficam “presos” na loja, e você conta com muito mais opções de troca.

Adicionalmente, utilize como forma de pagamento nessas mesmas compras um cartão de crédito que também te dê pontos. Assim, você ganha os pontos da loja, e os pontos do cartão. Legal, né?

Na Black Friday essa jogada fica ainda melhor, já que muitos programas costumam aumentar bastante a quantidade de pontos gerados em cada compra.

Cuidado com as lojas falsas

A Internet e as redes sociais estão cheias de propagandas e ofertas de lojas que se parecem com grandes redes do varejo, mas que na verdade são fraudes. Por isso, não acredite em tudo que aparece no Google Shopping ou em anúncios do Facebook.

Infelizmente muita gente caiu nessas armadilhas na Black Friday de 2020, mas eu tenho algumas dicas importantes para você se proteger:

1. Desconfie sempre de preços muito baixos

Grave isso: não existem milagres, muito menos no Brasil. Se algum produto aparece em sua timeline anunciado pela metade, ou mesmo por 1/3 do preço, fuja!

Não adianta, aquele celular que você tanto quer custa R$ 2.999 mesmo. Não vai aparecer por R$ 899 não, amiguinho(a).

2. Veja os comentários

Se você está interessado(a) em uma oferta, mas não sabe se a loja é confiável, ou mesmo real, busque ler os comentários de quem já comprou.

Mas atenção: só confie nos comentários de amigos ou conhecidos. Muitos comentários que afirmam que já compraram, ou que foi tudo OK com a compra são feitos por pessoas que de fato não existem, ou seja, foram criados pelos próprios falsários.

3. Verifique o endereço da loja

Visualmente é muito difícil identificar uma loja online falsa, já que ela copia exatamente o mesmo design e todas as informações da loja verdadeira.

Mas uma coisa entrega facilmente a malandragem: o endereço do site (URL). Por exemplo, todos os links de ofertas da Americanas.com começam com www.americanas.com.br. Qualquer coisa fora diferente disso é fraude.

Num exemplo recente de anúncio que vi no Facebook, o Moto G82 aparecia por muito menos da metade do preço, mas o link levava para um endereço que começava com ofertas-americanas.com.br.

Além disso, não deixe de consultar também a lista de lojas online fraudulentas do PROCON:

Acompanhe grupos e fóruns especializados

Existem várias comunidades online repletas de gente que é “rata” de sites de compras. Esse povo sabe exatamente o que é uma furada à quilômetros de distância, e detecta o que é uma loja pilantra só de bater o olho.

Use e abuse da força dessas comunidades para se manter informado(a), e com o tempo eu tenho certeza que você vai adquirir as mesmas habilidades. Eu mesmo já participo há algum tempo de algumas delas, e basta eu ver uma oferta na timeline para saber: “é réplica”, “não vai entregar”, “é uma cópia picareta da loja X”.

Black Friday 2023: perguntas e respostas

O que é a Black Friday?

A Black Friday é um evento anual de ofertas no comércio que surgiu nos Estados Unidos. Lá ela acontece sempre na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças, e no Brasil a data cai sempre na última sexta-feira de novembro.

Quando é a Black Friday?

A Black Friday 2023 acontece na sexta-feira, dia 24 de novembro.

Quais são as melhores lojas para comprar na Black Friday?

As lojas mais confiáveis e que sempre trazem boas ofertas na Black Friday são: Magazine Luiza, Amazon, Fast Shop, Carrefour, Kabum, Ponto Frio, Extra, Casas Bahia, Submarino, Americanas e Shoptime.

E você, tem alguma dica pra compartilhar com a gente? Deixe aí nos comentários!

Avatar photo

Anderson Mansera

Especialista em Tecnologia e Design com mais de 20 anos de experiência no mercado de produtos eletrônicos e soluções digitais, com participação em eventos internacionais e projetos para grandes empresas. Retrogamer e tecladista nas horas vagas.

Mais sobre: Compras Listas